Uncategorized

O gráfico que tira o sono de Requião

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Então está aí: a prova da indefinição na disputa pelas vagas ao Senado. O gráfico mostra em cores a imensidão de votos que ainda estão soltos.

Mesmo Requião, apontado como o grande favorito para uma das vagas, não tem a sua eleição garantida. Até porque ele não está na real liderança da pesquisa. O índice dos eleitores indecisos é 20% superior ao número alcançado por Requião.

E é com essa avaliação que os marqueteiros de Gleisi, Ricardo e Gustavo trabalham. Miram nos quase 70 % de indecisos. Parcela enorme de eleitores, que provavelmente já conhecem Requião, mas não o apontam como o seu candidato.

O fato é que restando cerca de 50 dias para as eleições muita água ainda vai passar por baixo das pontes, das alianças e dos comitês. Haja estômago, haja fígado e, principalmente, haja intestino.

O gráfico foi produzido com os dados da pesquisa divulgada pelo Datafolha na sexta. O levantamento está registrado no TSE com o protocolo 22.777/2010 e no TRE-PR com o número 18.123/2010.

37 Comentários

  1. Vitela - Toledo Responder

    Concordo. O eleitor que iria votar no Requiao, ja se decidiu. Os 69 % votarao em outros candidatos.

  2. Os dois melhores nomes para representarem o Paraná no Senado Federal são os de GUSTAVO FRUET e o de RICARDO BARROS, pois estarão afinados com o próximo Governador do nosso Paraná que será BETO RICHA!!!!!!!!!

  3. Meio mandraque este texto pois ele não diz que a razão da indecisão é que a maioria dos eleitores não sabe que é possível votar em dois candidatos. A indecisão certamente se refere ao segundo voto, o que deve deixar o Requião com sono ainda mais leve pois pode abocanhar um pouco daqueles que preferem a Gleisi como primeiro voto para o Senado. Difícil de explicar, não é?

  4. Com o desespero tão alto como o número de denúncias e processos contra o seu governo o Requião cola no Osmar e afasta o Pessuti do palanque!

  5. joão APENAS UM CIDADÃO Responder

    …o resultado dos números no gráfico fecha em 190%. O número correto não deveria ser 200???…e tenho dito.

  6. Eu não consigo entender como alguém em sã consiência ainda consegue votar no Requião. Vamos parar um pouco e puxar na mente somente os fatos ocorridos no ano de 2010. Os fatos de anos anteriores vamos esquecer. PENSEM BEM.

  7. Felizmente é a realidade, até a data da eleição os números de indecisos consolidarão em uma lógica, de um povo que o que sabe que quer para o nosso estado, e elegeremos Gustavo Fruet e Gleisi Hoffmann para representar o senado federal. Não Subestimem a sabedoria do povo. É assim a campanha do (G²) está sendo implantada em todo estado ou também conhecida como a campanha dos (2Gs), Gustavo Fruet e Gleisi Hoffmann, até o dia da vitória!

    José Fuji.

  8. Ao contrário, Requião dorme sossegado com quase metade da intenção de votos. Quem está tendo pesadelo é a turma que não emplaca nem 20%. Parece óbvio, não?

  9. A indecisão real não é 69%, seria se fosse em relação a 2 candidatos. Os percentuais do grafico somam 190%. Ou seja, os números não dizem o que o blogueiro conclui. Portanto, muito dificilmente o Requião perderá sua vaga. O mesmo racicício vale para Gleisi, candidata oficial do PT e que certamente receberá bastante apoio de caciques importantes, como o próprio presidente do alto de sua enorme popularidade. Assim, Ricardo Barros vai ter que suar a camisa como tem feito ao lado do Rich, para pegar uma secretaria ou estatal com bastante dinheiro para gastar. Para ele será melhor do que ser senador e na próxima eleição volta a câmara federal.

  10. Bem observado pelo JOÃO “um cidadão” no seu comentário, que a soma não chega aos 200%;
    69+49+31+15+13+10+3=190, mas estes podem ser os brancos e nulos, que podem ir muito além que apenas 10%.

    No raciocinio do ALBERTO, também na base do achometro, a grande indecisão estaria no segundo voto, o que se isso for verdade, embaralha ainda mais o resultado, porque será o mais votado o que tiver mais segundo voto e com certeza (tambem na base do achometro) o segundo voto não será pró-REIquião.

    Os votos requianistas, são como votos malufistas: falem o que falar, digam o que disserem, mostrem provas e tudo o que mais possa mostrar de reprovável na ficha do REI, uma galera – aquela que gosta de paulera na eleição – vota nele. Mas o Maluf, nunca se arriscou numa eleição majoritária…e esta questão será testada aqui no Paraná, pois é evidente o desgaste dp Napoelon de Hospicio.

    Não diria que o povo é politizado, mas cada eleição tem um desfecho próprio e nesta pode pegar esta dupla GG, que o JOSÈ FUJI, relata no seu comentário. São as reações espontaneas do eleitor ou a filtragem que ele faz do emaranhado que a disputa produz. Já aconteceu isso no Paraná e com o proprio REIquião quando se elegeu com ZÉ EDUARDO, o que quebrou o Bamerindus. Claro que o desgaste do REI:quião não era como o de hoje e desde o inicio da campanha não havia um numero tão alto de indecisos.

    Não será surpresa se der a dupla GG, afinal ela é sem dúvida a melhor proposta de RENOVAÇÃO.

  11. NORTE DO PARANÁ!!! Responder

    PARA OS INDECISOS VOTE GUSTAVO FRUET!!! ELE MERECE E É FICHA LIMPA. VAMOS FAZER DELE O SENADOR MAIS VOTADO …..

  12. Os paranaenses deveriam ser coerentes, recompensar o candidato de acordo com as suas anteriores promessas. No caso de Requião foi o pedágio “baixa ou acaba”. Pois deveriam recompensá-lo com o “acaba” (voto zero) pois o pedágio não baixou, aliás, aumentou seguidamente. Ademais, a demagogia eleitoreira do pedágio vai deixar para os paranaenses pagarem um passivo judicial de mais de 300 milhões. Quando vejo 49 % neste demagogo me parece que os eleitores estão de acordo com o pedágio e seu passivo. Ô povo de amebas … A oportunidade é agora de acabar com demegogos juramentados.

  13. A eleição para o senado é secundária. A atenção da população está voltada para a eleição presidencial e dos governadores estaduais. Os eleitores tendem a deixar a escolha em quem voltar para senador nas últimas semanas, o que beneficia as candidaturas mais conhecidas.

  14. O aposentado corre o risco de ser eleito. Abre o olho gente, a abobrinha eleitoral vem aí, e o pior pode acontecer. Então pau no aposentado, que devemos tirar da vida pública de uma de vez por todas. Todos contra o aposentado. ACarlos

  15. Quando começarem a aparecer os podres do governo Requião,ele perderá ainda mais o sono, e também a eleição. Se a justiça prevalecer, assim acontecerá.

  16. Se a gente quiser um voto com objetivo no Desenvolvimento do Paraná sem enrolação e falação demais deve ser assim:
    BETO RICHA GOVERNADOR
    GLEISI E RICARDO BARROS SENADORES.

    Podem acreditar! É pra vencer e crescer o Paraná!

  17. É Gustavo Fruet e mais um… pois, o povo do Paraná é inteligente e vai votar em quem realmente está preparado para defender nossos interesses com competência e seriedade.

  18. Adoniran Carvalho Responder

    Eleição para o senado com duas vagas já mostraram que o que vale para a segunda vaga é índice de rejeição.

    O Gustavo Fruet tem o mais baixo índice de rejeição.

    Anotem: vai dar gustavo.

  19. José Melquíades Ursi Responder

    Piva marcará tento como surpresa. Aguardem o debate para o Senado, na Band, no dia 26. Não há dúvida que balançará o coreto dos políticos de carreira concorrentes ao Senado.

  20. NAO ESQUECAO REQUIAO E OS DOLARES DO IRMAO ISSO CHEIRA CORRUPCAO POR ISSO NAO VOTEM NO REQUEIJAO ELE E CORRUPTO COMO O IRMAO E E AGORA JUNTO COM O FAZENDEIRO OSMARLEITAO NAO VOTEM NELES FIM DELES NAO TEM O DIREITO DE MERECEREM O VOTO DA POPULACAO .

  21. É LAMENTÁVEL QUE UM COMENTÁRIO IMPARCIAL COMO O MEU NÃO FOI APROVADO POR VOCÊ. PORÉM DA LÓGICA NÃO TEM COMO FUGIR. QUEIRA OU NÃO REQUIÃO SERÁ NOSSO SENADOR. E A SEGUNDA, GLECI. ÓBVIO. Espero publicação…

  22. João Augusto Frohlen Responder

    ai, ai, ai… queria eu ter uma ‘intranquilidade’ como a dos 49% do Requião… tá difícil encher a inguiça do Barros nesta hein? Este nem juntando todo o diinheiro do mundo se elege.

  23. RR vai perder dois pontos/dia. Gustavo e Gleici podem mandar fazer o terno e o vestido prá posse. A gravata dele eu dou e nela, um beijo (deixa, Bernardo, deixa?) – A campanha GG – ou 2G – ou G2, como queiram, está em franca ebulição.

  24. Capitão Gancho Responder

    Pois morra de insônia, eu e minha família,que não é pequena, nunca mais iremos perder um voto assim tão ingenuamente para um elemento espúrio e traidor como esse reiquinhão et caterva (incluindo a família).
    Os irmãos, juntamente com o ex, nos lembram aqueles personagens do Walt Disney:
    Os irmão Metralha.
    Aqui para o estado do Paraná, eles foram os irmão me traíram…

  25. Os indecisos penderão para o Lado que o Lula pedir votos.
    O Ricardo Barros e o Gustavo não tem chance.
    Vai dar Gleicy e Requião.
    O mesmo vai acontecer com os votos para governador e por isso o Osmar vai vencer apesar de eu não querer.

  26. Ninguém deixa de ser eleito com 49%. Flavio Arns foi eleito com 15%. O gráfico é bom para o Requião, mostra que ele entra e a segunda vaga será a briga entre Gustavo, Gleisi e Ricardo. A partir de agora, todos lutam para ser o segundo voto dos Requianistas e isto gerará um puxa-saquismo generalizado ao ex-Governador. Vivam e assistam. Falei!

  27. Maria Gorete Manoel Responder

    Incrível 190% é um universo acima do total de eleitores, mesmo assim não quer dizer que Requião perderá sua vaga no senado. Gleisi e Requião serão os novos senadores do Paraná com certeza!

  28. Maria Gorete Manoel Responder

    E o capitao gancho precisa arrumar masi parentes prá derrubar o FRequião, santa ingenuidade!

Comente