Uncategorized

Requião é condenado por promoção pessoal

Elizabete Castro do Paraná Online

O juiz de Direito Substituto da Terceira Vara da Fazenda Pública, Falências e Recuperação de Empresas da comarca da Região Metropolitana de Curitiba Rodrigo Otávio Rodrigues Gomes do Amaral condenou o ex-governador e candidato ao Senado Roberto Requião (PMDB) por promoção pessoal patrocinada com recursos públicos em ação popular ajuizada pelo presidente licenciado do PPS do Paraná, Rubens Bueno.

A sentença determina que Requião devolva ao estado do Paraná o gasto equivalente à publicação de matérias sobre o programa Leite das Crianças, no informativo oficial do governo “Notícias do Paraná”. O valor ainda não foi calculado pela Justiça.

Na ação, Bueno acusou Requião de ter causado prejuízos ao patrimônio público, ao vincular sua imagem aos programas sociais divulgados. Para Bueno, Requião fez uso de “mensagens publicitárias” que serviram como material de sua campanha à reeleição ao governo em 2006.

Na defesa, Requião alegou que a publicação fazia parte da prestação de contas de sua administração. O juiz entendeu que o ex-governador fez publicidade irregular, já que as reportagens exibiam fotografias de Requião.

As imagens, segundo a sentença, desrespeitaram o princípio da impessoalidade que deve ser observada na propaganda institucional. “…para a divulgação de matéria relativa ao ato governamental, a imagem do Governador do Estado não era necessária. Resta patente, dessa forma, a afronta aos princípios da moralidade e da impessoalidade, que devem imperar na publicidade institucional”, concluiu.

Cunho eleitoral

Por ter sido divulgada no início de 2006, a propaganda foi considerada “pré-eleitoral” pelo juiz. “Ademais, salienta-se que tal propaganda realizada em mídia impressa com alcance na população do Estado do Paraná, custeada pelos cofres públicos, realizou-se em período pré-eleitoral, no qual o réu em questão candidatou-se à reeleição”, concluiu o juiz.

Ele considerou que houve desvio de finalidade da publicação e que a responsabilidade cabe ao ordenador da despesa, no caso, o ex-governador do Estado.

“Como gestor público responsável pela ordenação de despesas do réu Estado do Paraná, o réu Roberto Requião deve ser compelido judicialmente a reparar o dano causado ao erário, no importe correspondente ao que foi gasto com a publicidade em questão”, considerou o juiz.

17 Comentários

  1. Diogo de Almeida Reply

    Rubens Bueno tem meu voto….Alem do tapa que deu no ex inquilino do canguiri, usuario dos beneficios estatais(do poder) e causador da decadencia do Estado…Agora começa a derrubar o Reizinho na Justiça!! Tomara que seja só o começo!!!!

  2. FISCAL DE REALEZA Reply

    ESSE É O GRANDE TRABALHO QUE O VAGABUNDO RUBENS BUENO FAIS COM O PARANÁ
    QUANDO APAREÇE ALGUEM QUE AJUDA DEFATO O POVO ELES DIZEM QUEÉ PROMOÇÂO PESSOAL
    E ESSES JUIZINHOS DE MEIA TIJELA QUE SÂO FINANCIADOS POR PARTIDOS POLITICOS CONSPIRAM A FAVOR

    RUBENS BUENO VOCE NÂO PASSA DE UM POLITIQUERO SAFADO
    NÂO GOSTO DO REQUÂI MAS VOCE É O PIOR DA ESPECIE POLITICA E HUMANA DO PARANÁ

    CALA BOCA RUBENS BUENO

  3. Olhem e leiam eleitores do Paraná qual éo perfil deste canddato ao senado, vai trabalhar vadio e parar de enganar o povo.

  4. Mello e Silva criticou os políticos profissionais… era só o que faltava… logo ele que jamais trabalhou em toda a sua vida e viveu sempre pendurado no erário, em algum cargo eletivo e se prepara, para a qualquer momento, pedir a aposentadoria a que julga ter direito como ex-governador… só ainda não pediu porque tem medo de ser acusado de ter aposentadorias, como faz com o velho Chuchu Richa I…

  5. São as “campanhas franciscanas” do Napoelon de Hospicio que sempre abuso do poder público para se promover. Esta sentença não será uma condenação tão vultuosa, mas aquela que esta para sair das “diarias frias” por ato de impropriedade ainda no primeiro governo do cara, quando o gabinete do governador e a casa civil “fabricavam diárias” para com a grana enviarem milhares de cartas anonimas pixando os adversários, que esta em vias de sentença na 4º Vara da Fazenda Pública, aquela vai ser de milhões e alem disso vai declarar a inelegibiliade do REIquião por 10 anos. Ou seja, se não conseguir mandato agora esta frito em pouca banha. Inelegível e com uma divida de milhões ao tesouro do estado. Tanto fez que um dia o velhor ditado popular vai se realizar: A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA.

  6. Ja foi condenado tarde, agora que ja não é mais governador. O povo do Paraná deveria ter vergonha na cara e não eleiger esse sugeito que só emprega parentes.

  7. Duval Simões Araújo-Londrina Reply

    É essa gente que quer continuar mamando no dinheiro dos impostos que pagamos no Paraná através do fraco, titubeante, bi-polar e paulista de Quatá Osmar Dias. O povo quer mudar. O povo não quer mais essa gente que fez fortuna só na política. O povo quer um Novo Paraná, mais moderno com o jovem mas experiente prefeito de capital melhor avaliado do Brasil, paranaense de Londrina Beto Richa.

  8. Mas só por isso?????E as demais barbaridades que o insano praticou.Então já não é o suficiente para cassar sua candidatura ao senado?????FICHA LIMPA NELE ou é só pra bagrinho….
    FFFFFOOOOOOOORRRRRRRAAAAAA DUCE CASSAÇÃO JÁ…..

  9. Vou votar no Rubens Bueno a Deputado Federal, pois com esse segundo soco, agora dado no estômago de Requião, ele conquistou minha simpatia e voto, pois acho que esses feitos por ele alcansado é a vontade de milhares de paranaenses que estão engasgados pela truculência, nepotismo e estagnação a frente do Governo do Paraná! Então com essa já descidi mais um voto!
    José Serra – Presidente
    Beto Richa – Governador
    Gustavo Fruet – Senador
    Ricardo Barros – Senador
    Rubens Bueno – Dep. Federal
    Deputado Estadual – ?????? (ainda não sei).

  10. E Lula não ??? Lula não fez outra coisa na vida a não ser fazer campanha com sua auto promoção.

    Taí a prova de que lula compra a tudo e a todos
    Faça como lula , Requião.

  11. O CERCO ESTA SE FECHANDO .

    EM UM FUTURO PROXIMO HAVERA APENAS CHORO E RANGER DE DENTES!!!!

    PREPARE-SE REQUIAO ESTA CHEGANDO O MOMENTO!!!!!

  12. Requião Senador Reply

    Vamos lá gente: Requiâo Senador ! Eduardo Requião assessor para juntar os dolares em um guarda roupa bem grande. E esse Rubens Bueno – o limpinho – que pratica o nepotismo para eleger a filha em prejuizo de todos os demais candidatos a vereador. Chega dos mesmos !

  13. É engraçado….depois que o gestor público deixa o cargo….aí aparece o MP e os ex….companheiros…..tinham medo???quando o homem estava com a caneta?

Comente