Uncategorized

Em sabatina, Osmar Dias diz que metrô não é solução indicada para transporte

Foto: Danilo Verpa/ Folhapress

Da Folha Online

“Pelo amor de Deus, essa proposta de metrô não é minha não”, disse ele durante sabatina promovida pela Folha e pelo UOL.

Dias citou como propostas para o transporte na região metropolitana de Curitiba o alargamento de pistas, como a Marechal Floriano e avenida das Torres, a criação de pontilhões, pontes e radiais e a construção de terminais.

Dias critica adversário no PR e nega constrangimento por apoio de Requião:
‘Quem me pediu para ser governador foi o governo Lula’, diz Osmar Dias

REQUIÃO

Dias afirmou ainda que não se sente constrangido por agora ser apoiado por Roberto Requião, que em 2006 era seu adversário político.

“Todo mundo sabe que esse é um Estado que tem como base a agricultura. Chegou a hora de ter alguém que conhece a agricultura para governar o Estado. Deixamos as divergências de lado.”

Dias disse que Requião viu que estava errado ao criticá-lo durante a eleição passada. “Depois ele viu que estava errado, ele teve a grandeza de voltar atrás e me apoiar.”

O candidato do PDT ainda fez críticas ao seu adversário na disputa, Beto Richa (PSDB), que deixou a Prefeitura de Curitiba para concorrer ao governo.

Para ele, os eleitores foram enganados porque elegeram um candidato com base em promessas que não serão cumpridas por conta de sua saída do cargo. “Eu não vou deixar nada pela metade. Quem deixa pela metade não sou eu.”

PSDB

Dias afirmou ter recebido proposta do PSDB para integrar a chapa tucana como candidato ao Senado. “Eu havia recebido pressões dos dois lados: para ser candidato ao governo [pelo PT] e para ser candidato ao Senado [pelo PSDB]”, disse.

Segundo Dias, houve uma demora para o PMDB decidir não ter candidato no Estado.

Ao ser questionado se está pegando carona na popularidade de Lula e na campanha de Dilma, ele disse que não. “Não é pegar carona, nós estamos no mesmo barco.”

Sobre sua segunda colocação nas pesquisas, Dias afirmou que esses mesmos institutos diziam que ele iria perder o primeiro turno por 14% em eleições passadas. “O número foi de 3%.”

De acordo com a última pesquisa Datafolha, o candidato do PDT aparece em segundo lugar na disputa pelo governo do Paraná, com 34% das intenções de voto, contra 47% para Beto Richa (PSDB).

SEGURANÇA

Dias afirmou que, se eleito, pretende fazer uma parceria com o governo federal para construir prisões e contratar policiais, além de tirar policiais que estão no administrativo e colocá-los nas ruas e aumentar a polícia comunitária.

“Nós temos 9.000 presos, a solução é só construir cadeia? Não, é estruturar a defensoria pública. Às vezes, o preso não tem advogado que o defenda. Se a educação em tempo integral tivesse sido construída há tempos, não seria preciso construir novas cadeias.”

Para o candidato, a principal causa da criminalidade no Estado é o crack. Uma das medidas seria aumentar o policiamento nas fronteiras, inclusive em parceria com o governo federal.

Outras soluções para reduzir o consumo da droga seria implementar ajuda social e psicológica em escolas para acompanhamento de jovens e construção de cinco clínicas de recuperação no Paraná.

ICMS

Dias afirmou ser contra trocar ICMS por precatório. “Nós não podemos esperar a liquidação deles. No entanto, o Estado precisa criar políticas de incentivo para novas empresas. Podemos, por exemplo, dar um prazo de 10 anos para que as empresas comecem a pagar ICMS.”

Sobre a reforma tributária, ele disse que é “favorável a uma descentralização da arrecadação”. “Os municípios devem receber pelo menos 10% desses recursos.”

O candidato afirmou que manterá a TV Educativa, do governo estadual, mas pretende acrescentar outros assuntos na programação, principalmente programas culturais e turísticos.

“A rádio e TV Educativa tem uma importância para divulgar as ações do governo. Eu creio que podemos incrementar melhor a programação, valorizando as manifestações culturais e os artistas regionais.”

ABORTO

Dias afirmou ser cristão e não defender o aborto. Sobre a legalização das drogas, ele disse que, “diante do quadro de 90% dos casos de homicídios relacionados a drogas no Paraná, sou totalmente contra”.

O candidato também falou sobre os royaltes do pré-sal. “O mar pertence a todos os brasileiros. Essa é uma riqueza que deve pertencer igualmente a todos os municípios brasileiros que será fundamental para dar um salto na economia do país.”

Ele disse ser contra que os royaltes do pré-sal se concentrem apenas no Rio de Janeiro.

34 Comentários

  1. ABORTO

    Guarde suas convicções cristãs para você senhor Osmar e debata o assunto do aborto com inteligência e sem hipocrisia.

    DROGAS

    Quanto as drogas o senhor diz:’ “diante do quadro de 90% dos casos de homicídios relacionados a drogas no Paraná, sou totalmente contra”.

    Mas é justamente por 90% dos casos de homicídios serem relacionados as drogas que elas devem ser legalizadas, acabando com o tráfico e toda essa cadeia de fatores que esse assunto envolve. Basta ter boa vontade, um pouco de coragem e inteligência e não fazer o uso desse assunto como tema político.

  2. OSMAR

    SE TA DE BRINCADEIRA.
    O REQUIAO SO TA TE APOIANDO, POIS SE VOCE SAISSE CANDIDATO A REELEIÇÃO ELE NAO SE ELEGERIA.

  3. Lembrar que o Sr. Beto Richa, também em oportunidade da eleição anterior, também registrou em cartório que não se candidataria a cargo nenhum até o final de seu mandato de prefeito, nem a assinatura em cartório para ele tem valor, será ou estou enganado.

  4. Ué em 2006 ele não ia deixar o mandato de senador pela metade?
    Toma vergonha Osmarionete!!!!

  5. Carlos Honorato da Silva Responder

    Faça propostas Osmar, como Beto faz. O resto é desespero e inveja meu caro! Faltam 31 dias para um novo Paraná!

  6. Li nos jornais hoje em Cascavel que o PSDB vai entrar na justiça contra o apoio do Pesuti ao Osmar Dias.
    Isto fica claro que o PSDB já esta preocupado e com medo de perder a eleição para o Osmar, parece que o Osmar tem ganhado apoios enquanto o Beto esta perdendo e nas próximas pesquisas o Beto que diz ter 50% deve cair para menos e 43% enquanto o Osmar deve subir dos 34% para uns 41% e até a eleição o Osmar ultrapassa o Beto e será o próximo goverador.

  7. Talvez na visão jurássica dele, o melhor meio de transporte pras cidades são as charretes e os carrinhos de rolimã……..tudo isso, junto a uma enxada……como fala besteria esse cara, dá até dó de ler um texto com idéias absurdas e blá,blá,blá inutil……pergunta que não quer calar? Se o metrô não é a solução do transporte, porque ele está instalado em 90% das cidades da europa e dos EUA…talvez lá o sistema tenha que ser diferente, pois transportam gente e aqui, se formos pela linha do mercenário transportam “otários”, que ainda se iludem com esse tipo de politico….fora frentona do capeta, xô gente sem ideías, que viviem na era glacial…

  8. “PÉ VERMELHO vc ta confundindo as coisa, OSMAR nunca foi ao cartorio registrar promessas eleitorais, e as que ele fez não precisou ele HONRA a PALAVRA o BETO não honra nem assinatura registrada

  9. Carlos Honorato da Silva Responder

    Uma coisa importante: é nítido os traços e indícios da síndrome de Estocolmo.

  10. O Paraná precisa de gente séria!!!!
    Quem convive com a familia do Beto sabe do que estou falando.
    O Osmar é melhor preparado.
    Será o melhor para o Paraná.

  11. Escutei cinco minutos e desliguei o computador. O cara disse que se eleito vai dar um notbook para cada professor do Paraná. Se dissesse que vai dar aulas de adestramento de cavalos ou como escapar de ataques da cavalaria, eu até acreditaria. O homem já está com as coisas do PT. Quer prometer o bolsa-notebook. Hua hua hua Osmar Dias é uma piada. E de mau gosto!

  12. Ta certo o Osmar, tem que ter um conjunto viario com varias obras mas que sejam Obras realmente não aquela porcaria da Linha Verde.

  13. MARCOS adestramento de cavalo vai ser dado, mas só para vc que ta precisando no mais somos pessoas educada e civilisadas

  14. eleição de governador perdida, parece que Osmar tenta se qualificar para disputar a prefeitura de Curitiba em 2012.

  15. ME RESPONDA QUAIS PROMESSAS QUE OSMAR DIAS HONROU COM A PALAVRA??? NENHUMA NUNCA FEZ NADA DE BOM PARA O PARANA NO SENADO DURANTE 08 ANOS, ALIAS FAZENDO OPOSIÇÃO AO GOVERNO LULA E AGORA O LULA É O MAIOR DO MUNDO, TENHA DÓ NE LUIZ.

  16. O Osmar já tá naquela de “deixa que eu chuto”!
    Tá no sacrifício. Prometer o impossível “prá ver como é que fica”, “prá ver se dá prá desvirar a canoa”!

    Um conselho de um paranaenes para o sujeito da barba hirsuta:
    “Osmar, ajude o Paraná, Vai prá Tocantins”! “Você já está como Senador desde 1995. 15 anos ganhando como Senador é demais! Vai mesmo pro Tocantins a porteira está aberta e os gados estão te esperando!”

  17. Quem sabe ele quer trocar o metrô por carros de bois. Não confunda Paraná com a sua fazenda no Tocantins.

  18. CIDADÃO CONSCIENTE Responder

    Sr. Osmar Dias.

    Por favor Sr. Osmar Dias, tenha vergonha na sua cara. Se fosse Lula, tuido bem, fez\ um bom governo mas, DILMA?
    Quem é Dilma Sr. Osmar Dias? O sr. tem uma longa tragetória política e Dilma o que tem? foi candidata a vereadora?
    Repito, se fossse o lula o cândidato, teria lá seus méritos e até poderia votar mas, DILMA não. Veja o caso dos dossiês Sr. Osmar, voc~e sabe que foi a mando do PT e mesmo assim pede voto pra Dilma?
    Tenha a Santa paciência Osmar Dias. É por isso que você perde esta eleição pro Beto Richa.

  19. LULA NÃO É DILMA Responder

    Osmar Dias.
    Sem comentários. Quem pede voto pra Dilma e se coliga com o MST, não merece comentários.

  20. A Agricultura nao quer o traidor Osmar Roussef, comio governador nem a Dilma MST DIAS para Prewsidente, vamos com SERRA EBETO E FRUET.

  21. palhares vereador sem mandato Responder

    O Solo de curitiba não comporta o Metro, recordo-me do moreira Ex Reitor, que apresentou um projeto viavél de Metro de Superficie, é por esta razâo que gosto da politica simples e correta que faz o luciano Ducci, esta conversa de Metro sempre surge em época de eleição, depois como o caso Bruno cai no esquecimento !

  22. Senhores, hoje o Osmar se superou…nunca ouvi tanta besteria num único horário eleitoral. Primeiro, o cara fez, vejam bem, falou claramente, que o problema do Paraná é Curitiba…que os governos estaduais só beneficiaram Curitiba e outras coisas inacreditáveis , pregando a completa segmentação do estado, sugiro a todos que percam 10 minutos e vejam com seus próprios olhos o que diz o mercenário…esse é o estilo de governar do Osmar, embora ele nunca tenho adminstrado nada de importante….o cara faz discurso fascista. Imaginem hoje quando ele souber que a cidade tem o menor indice de desemprego das grandes cidades do país..4,3%..isso com um governo estadual que foi totalmente ausente por 7 anos……..dai ele acha que alguma empresa vai se instalar no bolsão do desenvolvimento que ele disse, só porque ele quer…cuidado Paraná, vejam que indo pela linha dele, só aqueles municipios serão beneficiados, os demais estão como Curitiba pra ele, privilegiados por governos estaduais…..tirando a satira, é lamentável que alguém queira se candidatar ao governo do estado e tenha em mente uma aberração daquelas….se existe um pingo de vergonha na frentona do capeta, que peçam pra esse lunático pedir desculpas ao povo paranaesne, que acho que gosta do estado, senão então vamos dividi-lo, pois ficou claro a quem ouviu, a completa estupidez do pensamento do cara.O candidato deu claramente sinal de desespero e fala qualquer coisa que venha a cabeça…claro que quem só tem bip na cabeça, vai falar bip na TV……..confesso que esse tipo de declaração é meio chocante, quando vemos nosso estado renegado a um quinto plano por um governo populista do Lula, e temos que ouvir de gente daqui esse tipo de idéia….Politica e segregação não se misturam…acho melhor o Osmar ficar calado, pois a coisa vai ferver pro lado dele….

  23. MAS POR FALAR EM TRANSPORTE PÚBLICO;;;;; GENTE QUE É QUE É AQUELE NOVO TERMINAL DO CABRAL???? ESPETACULAR…COISA DE PRIMEIRO MUNDO EU ACHEI QUE TINHA DESCIDO EM NOVA YORK,,,ALIAS NEM LÁ TEM UMA ESTRUTURA DESTA..PARABÉMS AO PREFEITO E SUA EQUIPE QUE ENGENHARAM E FIZERAM SE TORNAR REALIDADE TAMANHO AVANÇO PARA O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO;;;;;;;;;;;;;

  24. Que está aborrecido com o fracasso do Osmar é o Poloni de Barracão! Esperava ser Secretário!

  25. O terminal do Boa Vista, quando foi reformado ano retrasado pelo então candidato ao governo pelo PSDB, custou R$300.000,00, Simplesmente, foi lavado a cobertura e trocado o piso da plataforma de embarque.
    Foi uma obra super-faturada!!!
    Agora , quanto a New York, ou simplesmente Nova Iorque (no português correto, né!) Você acha que lá, não tem uma estrutura tão melhor quanto esta que vc viu, PEDRO GIRARDI , ou esquece que lá, é muito melhor que aqui?

  26. Pelo Amor de deus, como alguem pode afirmar que metro não é solução???

    O mundo inteiro já provou isso!!

    Lamentavel…

  27. Osmar você tá “mar” na foto!
    A tua candidatura não colou.
    Primeiro você se juntou com o Requião que te denunciou que havia comprado com dinheiro vivo a Fazenda em Tocantins levado numa mochila, insinuando na TV Educativa prá todo mundo vê que o Banco Itaú estava no meio da compra de uma propriedade não declarada, segundo o Requião.
    Depois você se juntou com o Lula que você criticou seu governo no Senado, lembra? ou esqueceu?
    Depois começo a falar mal do Beto, justo dele que em 2006 te apoiou e quase te elegeu. Você perdeu pois é incompetente nas decisões, lembra?
    Depois traiu seu irmão o tirando da vice do Serra, justo o teu irmão que te deu existência política de 16 anos de Senado e mais 12 de função no executivo, lembra?
    Depois falou que o Beto era apoiado pelo lernismo, mas está na sua coordenação ninguém mais que o Petralha e o Giovani Gionédis, lembra?

    Tchau osmar! Vai prá Tocantins!
    De

  28. CASCAVEL COM LUCIDEZ Responder

    estamos com beto, aqui o mamona acompanhado dos semterra, levará uma enorme surra de votos.

    urtigao, teu casco está arrombado….seu boi vestido e barbudo….

  29. Por acaso o Osmar Traira Dias, Terminou o Mandato de Senador???, O Requião terminou o mandato de Governador???, em 2006 o candidato Osmar Traira Dias, não tinha ainda 4 anos de mandato de senador???, porque só os outros tem que completar o mandato???, te liga paspalho, o povo não é bobo e não tem memória curta como o futuro ex-senador que foi chamado de ladrão e tudo mais e esqueceu. Cai fora tonto aloprado.

  30. VLemainski-Cascavel Responder

    Se metrô não é solução para transporte, o que será então?
    Pau de arara?…, Carro de bois?… Charretes?…
    Daqui a pouco dirão que na europa está tudo errado…

  31. BARBIERIIIIIIIIII SANDRIM YSTY Responder

    Semana passada, durante um debate pelo Twitter, o ex-governador Roberto Requião (PMDB), que disputa o Senado, não titubeou ao afirmar que Beto Richa (PSDB), se eleito, implantaria 100 novas praças de pedágio nas rodovias do Paraná.

    Requião tem razão outra vez. E não há exageros nisso. Vamos aos fatos.

    Richa, cujos companheiros de jornada são neoliberais, gosta de uma privatização como poucos. Quando era deputado estadual, compunha a base do então governador Jaime Lerner (DEM).

    Com o voto de Beto Richa, por exemplo, o Banestado pôde ser “doado” ao banco Itaú, que agora cobra na Justiça bilhões pela transação malfeita.

    Também foi com o “sim” do tucano que a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a Lei 12.355/98, de 8 de dezembro de 1998, que autorizava a venda da Copel.

    Em 2001, o povo paranaense saiu às ruas contra essa Lei que premitia a privatização da estatal de energia.

    Pois bem. No final do ano passado, diante de 4 mil agricultores, Orlando Pessuti (PMDB), hoje governador, atribuiu a Beto Richa a existência do pedágio nas estradas do estado.

    Ok. Se Beto é o pai, o advogado Maurício de Ferrante é o avô do pedágio.

    Ferrante, com um jeitão de Sean Connery das araucárias, foi quem assinou os contratos do pedágio no Paraná. Na época da implantação das praças nas rodovias, ele era advogado do DER (Departamento de Estrada e Rodagens).

    Agora volto ao Requião, que previu 100 novas praças de pedágio se o governo cair no colo do tucano. [E não é que Sean Connery, digo Maurício de Ferrante, está andando a tiracolo de Beto Richa?].

    Semana passada, Ferrante e Richa foram a uma festa promovida por uma empresa de transporte de cargas. Está lá no site oficial do tucano.

  32. GERALDO JUNIOR, RESPEITO TUA OPINIÃO,,MAS EU SOU BRASILEIRO, E NACIONALISTA,,,GOSTO MUITO DO MEU QUERIDO BRASIL,,E VIAJO PARA TODOS OS ESTADOS DO BRASIL,,Á TURISMO,,QUE É MUITO BELO,,,,E VEJO QUE CIDADE IGUAL Á CURITIBA É DIFICEL DE SE ENCONTRAR,,,,,ENTÃO QUEM GOSTA DE NEW YORK,,COMO VOÇE DIZ;;QUE SE MUDE PARA LÁ;;;;;;;;

  33. Quem gosta de traídor? Osmar Dias é do tipo POLITICO PALMEIRA, sempre indo ao sabor do vento… VIRA CASACA, VERGONHA PARA O ANTIGO PDT, DIGO A N T I G O aquele que era do tempo do BRIZOLA, que não aceitava corruptos nem traidores em seu partido. VAI OSMAR alie-se ao LULA E A DILMA, quando ela estiver afundando o Brasil de vez vamos ver pra que lado vce vai correr. BETO RICHA e não vai dar segundo turno, vai ser humilhante seu Osmar vira casaca Dias. Não gostou? adoce…

Comente