Uncategorized

Dilma tem 50% e Serra 28%, aponta Datafolha

De Josias de Souza na Folha de S. Paulo

Saiu mais uma pesquisa Datafolha. Revela que o humor do eleitorado se que manteve estável nos últimos dez dias.

Dilma Rousseff oscilou de 49% para 50%. Serra, de 29% para 28%. O fosso que separa a novata favorita do veterano azarão é, agora, de 22 pontos.

Quem quiser entender o que está prestes a acontecer deve esquecer por um segundo os índices de intenção de voto atribuídos aos candidatos.

Convém prestar atenção a um dado escondido no miolo da pesquisa: 81% dos eleitores declaram que estão “totalmente decididos” quanto à opção que fizeram.

Apenas 18% afirmam que podem trocar de candidato nos 30 dias que faltam para o encontro com as urnas, em 3 de outubro.

A taxa de eleitores feitos 100% de certezas é maior entre os que preferem de Dilma (85%) do que os que optam por Serra (77%).

Significa dizer que só uma hecatombe política retiraria a pupila de Lula da trilha que parece conduzi-la à cadeira de presidente.

Hoje, segundo os dados do Datafolha, muito semelhantes aos do Ibope, Dilma prevaleceria sobre Serra no primeiro turno.

Considerando-se apenas os votos válidos –sem os nulos e brancos, desprezados pelo TSE— Dilma vai a 56%. Serra fica nos 32%. E Marina Silva, 11%.

Como a grossa maioria dos eleitores se diz decidida a não rever a opção de voto, a hipótese de uma virada de Serra está escorada na surpresa improvável.

Um pedaço minoritário do tucanato enxerga no caso da violação de sigilos da Receita um escândalo com potencial para levar a eleição ao segundo turno. Tolice.

À luz das informações disponíveis até aqui, a fumaça do caso do fisco não se assemelha ao fogaréu da encrenca dos “aloprados” de 2006.

O curto-circuito que eletrificou a disputa entre Lula e Geraldo Alckmin envolveu petistas notórios –do churrasqueiro do presidente ao assessor de Aloizio Mercadante.

No choque elétrico de agora, há, por ora, um contador com cara de estelionatário, que se filiou ao PT no longínquo diretório de Mauá (SP).

De resto, há a suspeita de que os dados vazados da Receita seviam de matéria-prima para um grupo de inteligência que Dilma apressou-se em desativar.

Há outra diferença: o flagrante dos aloprados de 2006 rendera uma imagem forte. Um monturo de cédulas (R$ 1,7 milhão), que seriam usadas na compra de um dossiê.

Somada à ausência de Lula no último debate do primeiro turno, na Globo, a imagem da dinheirama deve ter contribuído para que Alckmin fosse ao segundo round.

Para desassossego de Serra, o novo escândalo não mobiliza a base do eleitorado, composta de gente que, com renda miúda, nem precisa declarar Imposto de Renda.

Para esse pedaço do eleitorado, pobre e majoritário, o Bolsa Família que lhe pinga na conta bancária mensalmente é um valor mais relevante do que o sigilo fiscal.

Por isso, a despeito dos esforços do comitê de Serra, o número de pessoas que se dizem convencidas de que Dilma será a próxima presidente aumentou.

Há dez dias, 63% dos eleitores achavam que a pupila de Lula prevalecerá sobre Serra. Hoje, 69% compartilham dessa opinião.

Ainda que Serra conseguisse repetir Alckmin, levando a eleição a um improvável segundo turno, apenas adiaria o infortúnio.

Repise-se: a essa altura, o êxito de Serra está condicionado a uma hecatombe política.

9 Comentários

  1. VLemainski-Cascavel Responder

    Será que esse assunto de pesquisas já não poderia ser substituído por outro. Não quero dizer que falta criatividade ou assunto…
    Que tal mo9strar um pouco da vida pregressa dos candidatos, sua infê4ncia, suas famílias, suas juventudes, suas convicções religiosas, seus feitos, etc…
    Onde está a garantia de que essas pesquisas não estejam sendo manipuladas?… Afinal, manipular pesquisas é a coisa mais fácil que tem… qualquer bobo manipula. Dizer que tem precisão científica é afirmar uma dúvida…
    Lulla foi vaiado em Foz e na Expointer no RS. Será mesmo que tem mais de 70% de aprovação? Que pesquisa é essa?

  2. Como disse o presidente LULA, eleição se ganha na rua e não tentando impugnar a candidatura do adversário. DILMA neles, no primeiro turno. Hecatombe política, Fábio, jamais.

  3. antonio francisco da silva Responder

    Provebios bambara (lingua falada no mali-africa);quem está se afogando se garra em agua;2) para quem está no deserto com cede fumaça parece tenpestade de chuva.A posição serrista(alvaro cpi dias afrente) está procurando “um escandalo”para melar as eleições chegou ao cumulo de pedir a cassação da candidatura Dilma no TSE,como se os juizes ali fossem otarios.o efeito foi justamente o contrario.Vai ser uma lavada como antes nunca visto.Basta ver as pesquisas em todo pais.

  4. Agora, nem por mi’o, sô. A vaca de Serra foi-se para o brejo e atolou-se com as quatro patas. Só lhe resta tomar maracugina e ir deitar. Vai passar à história do Brasil como Adhemar de Barros ou Eduardo Gomes, os eternos candidatos. Tentaram, tentaram e nunca conseguiram.

  5. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    ESCREVAM.
    JOSÉ SERRA – PRESIDENTE

    O povo ´não é burro. As pesquisas são forjadas por DILMA da mesma forma que a quadrilheira fez os dossiês dos aloprados, o mensalão e agora o dossiê contra a filha do José Serra.

    Fora quadrilha do PT / MST.
    O Brasil tem que se livras desta gangue o mais rápido possível.

  6. Li um comentário interssante no blog da Joice. Em 1998, eleição presidencial em situação parecida com a atual, FHC, baseado no plano real e controle da inflação, ganhou a eleição de Lula no 1º turno com 53% a 31% dos votos. Portanto Lula perdeu naquele ano, no 1º turno, para FHC, por uma diferença de 14,5 milhões de votos.
    Hoje a história se repete. Crédito farto, o povo comprando e se endividando a vontade para fazer a festa dos bancos, mas o povo iludido, por isso Lula elege quem ele quiser. Até mesmo a fraca candidata Dilma, que de tão ruim, quando trabalhou na vida, conseguiu quebrar, em um ano e meio, uma loja de muamba importada que tinha em Porto Alegre.
    Isso saiu e foi abafado imediatamente pelo Franklin Martins em toda a imprensa semana passada.

  7. CADE O CAÇADOR DE PETISTAS……DEVE ESTAR COMENDO SUAS UNHAS…ACABOU A CHANCE DE TER UM CARGUINHO DOS BURGUESES E NOBRES POLICOS…LULA…O HOMEM IGNORANTE QUE NUNCA QUIS ESTUDAR …HOJE ELE CONSEGUE ELEGER ATE UM POSTE…..TODAS AS TENTATIVAS PARA DERRUBAR LULA ESTA SENDO EM VAO…….SENHOR CAÇADOR DE PETISTAS ..LULA REPRESENTA O POVO…E O POVO E A VOZ DE DEUS……O POVO SABE O QUE FAZ…O POVO ESTA DE SACO CHEIO DESSES BURGUESES MENTIROSOS E CORRUPTOS QUE APENAS RESPEITAO COISAS DE INTERESSE DELES….A INVEJA MATA MUITOS POLITICOS QUE COM SEUS INUMEROS DIPLOMAS,NAO CONSEGUEM TIRA-LO DO PODER ,PORQUE O POVO RECONHECE AQUILO QUE ELE FEZ …….SOU JOVEM E ACREDITO NESSE HOMEM HUMILDE

Comente