Uncategorized

O que a pesquisa Datafolha mostrou de mais importante

Do blog de José Roberto Toledo:

O Datafolha publicou o relatório da pesquisa feita nesta segunda-feira. Eis as mudanças mais interessantes:

1)
Marina Silva (PV) cresceu 6 pontos no eleitorado de nível superior e empatou com Dilma Rousseff (PT), que caiu 7. Tecnicamente, os três estão empatados: José Serra (PSDB) tem 34%, Marina chegou a 30% e Dilma caiu para 28%.

2) A queda de Dilma ocorreu em todos os segmentos de escolaridade e renda, o que indica um refluxo da onda vermelha. Uma variação negativa de 2 pontos no eleitorado que estudou até o ensino fundamental tem um peso maior do que de 7 no nível superior. Está dentro da margem de erro, mas a consistência do movimento em todos os estratos sugere uma queda de fato.

3) Serra caiu 4 pontos no segmento que ganha de 5 a 10 salários mínimos (SM), e está tecnicamente empatado com Marina nesse eleitorado: Dilma tem 36%, Serra tem 30% e Marina tem 26%. Como o tucano ganhou 2 pontos no segmento anterior (renda de 2 a 5 SM) e 3 pontos no seguinte (+ de 10 SM), ficou estável na média geral.

4) As mulheres foram as principais responsáveis pela queda de Dilma no Datafolha: menos 5 pontos. Se Dilma não se eleger no primeiro turno, será por causa do voto feminino. Ela tem 51% entre os homens (55% dos votos válidos masculinos) e 42% entre as mulheres (48% dos válidos femininos).

5)
Debate da Record foi visto, ao menos em parte, por 22% dos eleitores; a audiência foi maior entre quem vota em Marina do que entre quem vota em Serra ou em Dilma.

Será interessante comparar esses resultados com os dos demais institutos, que fazem pesquisa domiciliar, e checar se as tendências (senão os números) se confirmam.

8 Comentários

  1. Que isso eles puxaram pra baixo a margem de erro, trabalho com pesquisas,,,,,,,,,,,,, e já vi esse tipo de manobra acontecer, mas a resposta vai estar nas urnas e Dilma neles e Osmar neles,,, e engraçado aqui no paraná nem puxando o osmar pra baixo na margem de erro conseguem deixar divulgar as pesquisas,,,, existem dois pesos e duas medidas então?

  2. resposta blog da Rute Responder

    Senhora Jornalista

    Parece difícil mesmo para a senhora entender os fatos.

    É provável que não consiga lhe esclarecer nada com este meu comentário.Hoje cedo, aliás, assisti ao Denian Couto, seu colega de bancada, tentando lhe explicar o óbvio,e … nada! Mas assim mesmo vou tentar.

    Não há e nunca houve nenhuma censura por parte da coligação que apóia o Beto Richa.

    As pesquisas foram impugnadas porque continham graves e evidentes problemas de metodologia, suficientes para o comprometimento de qualquer resultado. Repito, de qualquer resultado.

    As impugnações foram dirigidas ao Poder Judiciário, que também entendeu pela existência de graves discrepâncias.

    Acho que não preciso lembrá-la de que a todos é assegurado o direito de acesso ao Judiciário, e que a faculdade de petição é exercício regular de um direito.

    Como jornalista séria, que espero a senhora seja, deveria ao menos ter acesso às razões de impugnação, metodologia das pesquisas e também do inteiro teor das decisões judiciais, antes de produzir pérolas como esta que escreve.

    Não fica bem para uma jornalista “das antigas” ficar insistindo em comentários nada inteligentes.

    A propósito, espero que meu comentário não seja bloqueado, uma vez que não me escondo sob o manto do anonimato, recurso usual dos covardes.

  3. ah se tivesse mais uma semana antes das eleições. Perigava Marina ir ao segundo turno e bater Dilma na final.

  4. Isso sim é uma pesquisa bem elabora e bem feita, não é aquelas compradas para favorecer esse ou aquele candidato!!
    Esse pesquisa demostra que o povo com um pouco mais de estudo, não vota em Dilma e nem no PT!!
    É por isso que temos que eleger candidatos descentes nessa eleição, povo pouco politizado politico contente. Fato!

  5. Agora é Marina em segundol turno. Vai ser uma guerra de saias e pó de arroz. Se vencer a melhor, é Maeriiiiiiiiiina Presidente.

  6. roberto (brasil) Responder

    Senhores:
    Sempre gostei de ler esse espaço.mas confesso que ultimamente os senhores estão apelando…
    Só falta publicar qua Obama vai ser compradre de Fidel castro e que o premier Israelense faz churrasquinho regada a cerveja com Abbas lá na Palestina.

  7. A CENSURA DO BETINHO BATEL CONTINUA INCLEMENTE!!!!!!!!!
    E A MATEMÁTICA DO “JORNALISTA” CADA VEZ MAIS ESTRANHA..
    MAS TUDO ACABA NO DOMINGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. O BETINHO AINDA TERÁ DE SE SEGURAR NO SEGUNDO TURNO!
    ELE QUE ACHAVA JÁ TER GANHO, ANTES MESMO DA CAMPANHA COMEÇAR…..

Comente