Uncategorized

Eleições no Brasil atraem este ano maior número de observadores internacionais

Da Agência Brasil

As eleições de domingo (3) serão acompanhadas por mais de 150 observadores internacionais, entre representantes governamentais e não governamentais. O número supera em mais de sete vezes a média registrada desde 2002, de 20 observadores por eleição.

Neste ano, o número de países representados pelos observadores também é mais expressivo que a soma de todas as nações registradas desde 2002 – 36 em 2010 contra 35 na soma de 2002, 2004, 2006 e 2008. As maiores delegações são da Argentina e do México.

Para Ricardo Caldas, cientista político da Universidade de Brasília (UnB), um dos motivos do interesse é o resultado positivo da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Lula deixa o governo com uma gestão excelente, de ótimos índices econômicos e indicadores sociais brilhantes”.

O especialista também acredita que o interesse internacional se deve ao fato de o presidente Lula ser um “socialista bem-sucedido”. Segundo Caldas, o contexto internacional indica um fracasso recente dos socialistas, como a renúncia de Gordon Brown, do Partido Trabalhista da Inglaterra, em maio deste ano, e a eleição da conservadora Angela Merkel no lugar de Gerhard Schröder, do Partido Social-Democrata da Alemanha, em 2005.

“Lula definiu novos caminhos para a social-democracia. Começou nas eleições de 2002 com um discurso marxista e depois fez uma gestão bastante pragmática, com alto impacto social”, diz Caldas.

O cientista político Humberto Dantas, da Universidade de São Paulo (USP), também acredita que o impacto da gestão Lula é um dos motivos do interesse internacional. “O mundo quer saber: o que será do Brasil após o Lula?”, sintetiza Dantas. Para o cientista, a imagem que fica para a comunidade internacional em relação ao atual presidente é “extremamente positiva”.

O cientista também acredita que o país está cada vez mais em evidência, o que causa receio quanto aos rumos que tomará no futuro. “Temos que nos acostumar com o fato de que cada vez mais pessoas tenham esse questionamento”, afirma.

Segundo Dantas, o protagonismo do país está chamando atenção ainda para o próprio processo eleitoral e para o sistema de votação com urnas eletrônicas, adotado desde 1996.

11 Comentários

  1. Da Coluna do Cláudio Humberto:

    SINAL DE ALERTA
    Pânico no comitê petista: o monitoramento diário do desempenho de Dilma Rousseff (PT) já a coloca com 42%, em viés de baixa

  2. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    LEMBRANDO:

    Muito embora, a Petezada não admita, este magnifico desenvolvimento econômico Brasileiro da-se orincipalmente ao sucesso do Plano Real ou seja, os méritos não são de um governo só.

    Outra situação que deixa tantos paises de olho nas próximas eleições, da-se ao fato de estar o Brasil rumando por um caminho duvidoso. Tamanda preocupação é em virtude das amizades de Lula com Chaves, Morales, Fidel,e o Presidente do Irâ, todos COMUNISTAS. Tenho poarentes que moram na Itália e Inglaterra e esta verdade me foi confirmada por estes. Medo, dreceio, dúvidas, inssegurança. Ademais, os brasileiros menos esclarecidos, não sabem do passado sujo de Dilma, contrário dos paises desenvolvidos que conhecem muito bem a Sra Dilma e o perigo que esta “mulher”, representa à DEMOCRACIA brasileira.

    CUIDADO, ACORDEM POR FAVOR

  3. Acho que está na hora do TRE vir a publico e explicar porque acatou a solitação da coligação do Beto Richa quanto a suspensão da divulgação das pesquisas. Grande parte do eleitor não entende, que não foi o Beto que impugnou as pesquisas, foram encontradas irregularidades e o TRE acatou.

  4. Cidadão brasileiro Responder

    É com um misto de orgulho e de tristeza que leio a notícia acima. Orgulho por notar que os valores democráticos hoje estão mais fortes em nosso país, mas não devemos descuidar, porque os tiranos de plantão estão na espreita. Não sou petista, mas sei que em parte devemos isso ao LULA – mas não se enganem, pois é ao LULA e não aos PETISTAS como Zé Dirceu e Dilma, os quais são radicais e projetos de tiraninhos… espero que não consigam o que querem e, a minha tristeza é justamente essa, que LULA não conseguiu um sucessor à altura para ele próprio, dentre as pessoas que o apóiam… não confio no julgamento dele, de que poderá controlar Dilma quando estiver sem o cargo de presidente.
    Por isso e outros motivos – tais como os grandes escandalos que abalaram a nação e a nosso jovem democracia, vou com a OPOSIÇÃO – ou seja, SERRA.
    Creio que devo dar um crédito à OPOSIÇÃO RESPONSÁVEL DO PSDB, DEM e outros partidos, que não quiseram fazer o IMPEACHEMANT do presidente, para não abalar ainda mais o processo político-democrático que está ainda em fase de consolidação no país… mas espero q isso não custe ainda mais caro, pois o LULA ficou com imagem de alguém afastado de toda a corrupção que ele mesmo ajudou a implementar no governo.

  5. salete cesconeto de arruda Responder

    Me disseram no OGLOBO que uma grande parte de observadores e até seguranças estão se dirigindo ao Paraná dada a proibição das pesquisas.
    Eles temem que HAJA FRAUDE já que não se tem o parâmetro das pesquisas como nos outros estados.
    E também estão prelocupados com VIOLÊNCIA pois o APAGÃO das pesquisas divide o Paraná que NUNCA passou por isso. Não nesse nível.
    O Beto deveria ter REFLETIDO como o pai faria – antes de praticar tão absurdo ato. E o TRE ao ser unânime em atender o pedido coloca os INSTITUTOS em dúvida ou o seu próprio trabalho.
    Essa é a verdade!

  6. Salete, Beto não impugna nada. Só o juiz. O máximo que o Partido PSDB faz é colocar seus advogados de alerta para irregularidades. SE O JUIZ ACATA É PORQUE ELAS EXISTEM.
    De qualquer modo dia 03 é o dia do V de vitória 45.

  7. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    SALETE

    Você Salete, com todo o respeito, é do tipo petista que vê toda a sujeira por parte do PT mas, não admite. Sabe que existe mas, não admite. Sabe que Dilma é in competente, mentirosa e quadrilheira e faz que não vê. Sabe que José Dirceu, o monstro soviético é atualment o câncer do Brasil mas, finge novamente que não sabe de nada.

    Vai Salete, vai pousar nua na praça do Batel pois quem teve coragem para tanto, tem coragem para engolir toda a sujeira do PT.

    Se houve a impugnação das pesquisas fpoi porque a Justiça entendeu8 que há algo errado e da mesma forma deveria ser impugnada no brasil inteiro. O PT de Lula da Silva, vem enganando o povo brasileiro, vem fraudando as pesquisas para tentar eleger sua cãndidata incompetente. Este Lixo.

    Os brasileiros de bem, não mrerecem esta coisa.

    Por isso. JOSÉ SERRA e BETOI RICHA jáaaa nesta corja de pelegos COMUNISTAS.

    Vá plantar batatinha no asfaldo SALETE.

  8. salete cesconeto de arruda Responder

    Magali

    Que pena que tua CEGUEIRA acabe com o futuro brilhante que tinha o Beto. Ainda não percebestes que o cidadão do Paraná não aceita esse tipo de comportamento?
    Melhor teria sido o Beto ter dado a vaga para o Gustavo. Assim o PSDB poderia ter prefeitura e e estado.
    Mas mosca azul é foooogoooo!
    E ganhando ou não o Beto terá que conviver para SEMPRE com essa MANCHA.
    Imagine o Beto candidato a presidente e o opositor gritando: PROVOCADOR DE APAGÃO DE PESQUISAS!!!
    Achas que isso não vem à tona em outros cargos? Pois é.
    Vale a pena?!

Comente