Uncategorized

Em debate ‘vencido’
por Bonner, Dilma saiu incólume

Do Josias de Souza

Por sorte, o último dabate do primeiro turno foi de graça. Se tivesse bilheteria, a platéia pediria o dinheiro de volta.

Depois de toda a expectativa, o embate foi só aquilo? Tempo livre para a preparação, assessores, a estrutura da Globo, camarins, comes e bebes, maquiador, boa audiência, estúdio climatizado, iluminação, câmeras, som.

Enfim, um palco perfeito, condizente com a dramaticidade de um evento à beira das urnas. Tudo isso para os contendores darem aquele espetáculo pobre? Ora, francamente!

Estava entendido que não teria troca de socos ou mordidas na orelha. Mas esperava-se um pouco mais. Uma boa frase, uma metáfora elaborada, uma ironia fina. Qualquer coisa que compensasse o desperdício do sono de quem não dormiu.

Foi uma discussão soporífera. Vencedor? O Willian Bonner. Perdedor? O telespectador. Não se diga que eram adversários de pouca expressão. Sob os holofotes, os dois pesos pesados da sucessão.

Dilma e Serra não se dignaram a dirigir um ao outro uma mísera pergunta. No caso dela, compreenssível. As pesquisas já lhe dão a vitória por pontos. Subiu no ringue para expor a braçadeira de Lula e exercitar a esquiva.

Mas e quanto a ele? Precisava de um nocaute verbal. E refugiou-se atrás de sua própria inexpressividade. Nem de Erenice Guerra Serra se animou a falar. O caso da violação fiscal? Nem pensar.

No raro instante em que ergueu os punhos, Serra esmurrou a peso leve Marina. Sim, isso mesmo, Serra socou sua única e escassa esperança de segundo turno.

Aliás, diferentemente de Serra, Plínio e Marina retiraram da cena global o máximo proveito. O peso pena Plínio, sabendo-se inviável, distribuiu provocações. E fez a propaganda dos candidatos do PSOL ao Legislativo.

Marina estava desenvolta. Quando lhe coube perguntar, dirigiu-se ora a Dilma ora a Serra. “São muito parecidos”, jabeou. Dois gerentes “sem visão estratégica”.

Numa das perguntas a Serra, Marina lembrou que tucanos e ‘demos’ torciam o nariz para o Bolsa Família. Cobrou autocrítica.

Serra avocou para si a gênese do programa. Na Saúde, disse, criou o Bolsa Alimentação, que junto com outros programas de FHC, Lula unificou. “Acho estranho. Toda vez vem a mesma pergunta e volta a mesma resposta”, reclamou.

Marina não se deu por achada: “Faço questão de perguntar, porque, para mim, os programas sociais são importantes”, disse ela na réplica. Acusou Serra de ajustar o discurso conforme à “conveniência” eleitoral.

O tucano perdeu a calma. “Não use a sua régua para medir os outros”. Devolveu a comparação que Marina fizera com Dilma. “Vocês tem coisas muito parecidas”, bateu.

Até recentemente, era do PT. Pior: “Ficou no governo do mensalão”.

Alcançado pelo celular, um aliado de Serra disse ao repórter que murchou na poltrana do estúdio. Imaginava que seu candidato acionaria miraria em Dilma, não em Marina. De alvo potencial, a pupila de Lula tornou-se expectadora.

Guiando-se pela cartilha da marquetagem, Dilma fez o que lhe convinha fazer. Ligou os feitos do “nosso governo” aos desacertos do “governo passado”. E, livre das questões sobre escândalos, portou-se com equilíbrio e ponderação.

Deve-se a Plínio, não a Serra, a única passagem constrangedora de Dilma. Dizendo-se orgulhoso do PSOL, ele perguntou se os rivais tem vergonha de seus partidos. Dilma enalteceu o PT, preferido de “cerca de 30% dos brasileiros”.

Na réplica, Plínio disse que as doações de sua campanha foram à internet. E Dilma: “Registramos as doações no TSE. Gostaria de deixar claro que todas as doações são oficiais”. A platéia (cerca de 200 pessoas) foi às gargalhadas.

“Lamento os risos de quem tem outras práticas. A minha não é essa”, Dilma respondeu. E pôs-se a elogiar a coligação que a rodeia, um consórcio que vai do PMDB ao PCdoB, passando por um imenso etc.

Não se viu nas duas horas de debate um lance capaz de mover a tendência do eleitorado. Quando muito, Marina ganhou uns votinhos a mais. “Duas mulheres no segundo turno”, ela pediu, nas considerações finais.

Depois de Willian Bonner, Dilma foi a principal beneficiária da pasmaceira. Saiu ilesa. Além dos telespectadores, Serra foi o grande prejudicado. Com uma diferença: a platéia foi vítima involuntária. O tucano foi vencido pela própria mediocridade.

Ainda que a gratuidade das cenas dispense os recursos ao Procon, a audiência, se pudesse, dirigiria um pedido coletivo à Globo: Por favor, sem replays. Nada de ficar reproduzindo o impensável nos telejornais.

34 Comentários

  1. A consideração de Josias de Souza sobre o debate reflete a crença engessada de que a política nacional se resume ao PT e ao PSDB.
    Dessa forma, decepcionou-se o eleitor que viu a omissão tanto de Dilma à confrontar José Serra, quanto de Serra, com receio de ser agressivo em excesso.
    O destaque ficou tanto para Marina, como para Plínio, que, sem ter o que perder, não deixaram suas diretrizes políticas, nem as controvérsias das coligações de Dilma e Serra, de lado.
    Foi com esse caráter de não omitir, ou de maquiar a realidade, coisa que tanto Dilma como Serra são especialistas, que Marina e Plínio ganharam meu reconhecimento.

    Quanto a Serra e Dilma fica a decepção, os candidatos dos dois maiores partidos do país pouco representaram o número de eleitores que depositam esperança em seus governos.

    Quem sabe, com um voto de confiança, Marina não arranca um segundo turno?

  2. atençao paranaenses se nós nao podermos salvar o brasil dessa turma do pt., vamos salvar o paraná com BETO RICHA>,governador.

  3. Parreiras Rodrigues Reply

    Marina venceu. Mas quando nenhum dos contendores, muito contidos, aliás, nem triscam nas recentes ladroeiras acontecidas nas ante salas do Presidente, ele próprio um miau, me passam uma idéia de cumplicidade, de rabo de palha.

  4. Exclusivo:

    veja depoimentos de Hélio Bicudo, José Gregori e Bruno Daniel (irmão do ex-prefeito do PT Celso Daniel, assassinado)

    Publicado em 30 de Setembro de 2010 às 20:

    Veja abaixo os vídeos de Hélio Bicudo, José Gregori e Bruno Daniel sobre nosso movimento que não pára de crescer.

    http://www.defesadademocracia.com.br/

  5. salete cesconeto de arruda Reply

    Valeu!
    Eu não queria.
    Depois de ter visto o Bonner torturando e o Waack tentando calar Dilma nas entrevistas confesso que preferia que ela não tivesse ido.
    Mas sabemos que o Brasil que o Brasil MACHISTA não há perdoaria pois esperavam que nesse debate acertassem a tal bala de prata.
    No entanto, no DEBATE DILMA foi a estrela de novo.
    Serra fez PROMESSÔMETRO como se fosse governar feito ditador – sózinho. Plínio atira para todo lado e Marina deixou cair várias máscaras e não apenas os xales do figurino que muda tanto – como se fosse estrela da globo.
    Cada um traçou seu destino. Alguns na juventude – como Serra e Dilma. Serra ao viajar VIROU figurante da hitória maior. Dilma ao ficar e lutar VIROU ESTRELA PROTAGONISTA DA NOSSA HISTÓRIA BOA!
    Plínio? Responda você.
    Marina? Vai ser a laraja das ONGs internacionais que querem tomar do Brasil a Amazônia ou atriz de aluma novela da globo. Talvez acabe como Heloísa Helena.
    Simples assim.
    E todos os meus candidatos SERÃO ELEITOS.
    Os MACACOS estão magoados…

  6. CAÇADOR DE PETISTAS Reply

    Quem assistiu o debate pode claramente perceber o quanto Dilma estava nervosa. Dilma, não respondeu coerentemente nenhuma das pergunbtas em relação ao que pretende fazer “se” Presidente for. Lula isso, Lula aquilo aliás, Dilma nunca andou com as próprias pernas e em dado momento foi motivo de risos pela platéia presente. Dilma apenas demonstoru o quanto esta despreparrada para assumir o cargo mais importante do Brasil e o povo tem que entender que Lula, não é Dilma.

    As propostas de Serra e Marina eram objetivas e respondiam o que de fgato o povo quer de um Presidente.

    por isso, importante se faz o segundo turno pois, so assim teremos um debate sério sobre o que é melhor para o Brasil.

    Confio no povo Brasileiro e, apesar de todas as tentativas do Sr. Lula e da catrefa do Pt para eleger a incompetente Dilma no primeiro turno, acredito que no segundo turno JOSÉ SERRA leva esta eleição por estar mais apreparado para Governar este pais.

    E, fim de papo.

  7. Não sabia se estava acordado ou dormindo, mas era algo tão real pra mim que o candidato era Willian Bonner, foi tão intenso aqueles momentos de alusão que pra ter um final feliz o presidente eleito era ele.

  8. Marina mostrou ontem que merece ir ao segundo turno, teve confiança, segurança e conhecimento no que falou, não buscou desculpas esfarrapadas para tapar o sol com a peneira, mostrou que conhece as causas sociais, que viu de perto o que o povo passa, botou o dedo na ferida. Mostrou q mesmo tendo participado do governo do Lula não se deixou corromper, é uma mulher de fibra, de caráter. Demostrou comprometimento com o cidadão, falou com serenidade e seriedade. Essa mulher merece uma chance.

  9. Falou bem Campana: Serra é medíocre. Nunca gostei dele e iria votar nele por ser a chance de derrubar o PT. Porém, no primeiro turno já mudei meu voto para Marina Silva. De qualquer forma é um voto válido contra a Dilma. Caso haja segundo turno, entre Serra e Dilma, por exclusão votarei no Serra.

  10. Debate : nota 2, parecia um jardim de infância

    Dilma – nota 1 – não sabe nem falar, gagueja, não consegue articular uma frase sequer, péssima.

    Serra – nota 3 – É o único candidato a Presidente que não quer ganhar. Parece que está com milhões de votos de vantagem…ou vai ser Ministro da Dilma!

    Marina – nota 5 – Um pouco melhor que os outros, mas nada demais.

    Plinio – nota 3 – É maluco.

  11. Como tem puxa-saco do Willian Simpson Bonner nesse blog. Até tu Josias de Souza? Levem o queridinho pra casa.

  12. Bom… meu voto já seria da Marina por principios evangelicos, mas depois desse debate realmente. sem duvida Marina e vou conveser o maximo de pessoas que puder para votar 43! Sou Beto Richa, Mas com o Serra Não vai dar …… Sou anti PT até quando entrar alguem com dignidade para conduzir … pois não sou contra o Partido mas contra seus candidatos….

    Bom Pessoal melhor escolha Marina Silva 43!

  13. se fosse pelo debate naõ votaria em neium foi podre o debate mas como sei que serra e diferente tem um passado muito bom vou de 45 sem duvidas

  14. Realmete eu sempre votei no 13 desde 89 mas desta vez também como muitos Marinei a falta de articulação das frases da Dilma em não conseguir concluir as suas idéias assustam. Imagina como presidente tendo que realizar alguma palestra ou pronunciameno de improviso , vai ser uma VERGOONHAAAAAAA.
    Ainda bem que muitos dos pronunciamentos serão antecipadamente escritos bastando apenas ler.

  15. Nosso país primeiramente é frágil e não pode ter um governo com base no “axismo” nem mesmo uma pessoa que não tem voz própria ou pior ainda, que não apresenta propostas para o futuro, pois não interessa a nós as coisas insignificantes que o Lula fez, porque com isso a Dilma está querendo transformar o nosso país em um MUSEU, pra viver só do horroroso passado. Por isso, vamos todos não importa se com Serra ou Marina, mas o importante é levar esta disputa ao segundo turno para que possamos ver as propostas aflorarem e decidirmos com convicção o que vai ser melhor para todos. Fora corruPTos!

  16. Rubens Tavares Reply

    Um debate nãoé para saber se existem ganhadores ou perdedores, não é uma corrida de cavalos, ou uma máquina de apostas, um debate como uma eleição deveria ser o confronto ideológicos de propostas, ações, posicionamentos éticos, e sobretudo propostas para que o Brasil caminhe superando suas contradições, como por exemplo ser o terceiro país mais injusto das Américas, 22 milhões de estudantes cujas escolas que frequentam não possuem rede de esgoto, 22 mil escolas sem energia eletrica e por ai vai………ficamos apenas atentos ao debate televisivo, espaço dos marqueteiros e seus produtos, infeliz quando o marquete assume a função política e temos varios exemplos na história no que sucedeu quando o espaço politico se torna o espaço das vaidades, dos egos e não da “coisa pública”.e sempre bom perceber que ninguém tem o dominio de todo o conhecimento, de toda a realidade, não precisamos de salvadores da pátria de deuses oniscientes, mas de boas propostas, de boas idéias e sobretudo de transparencia das ações e bom senso nas decisões………….

  17. E EU NÃO VOTO NO PLÍNIO……….
    MAS COMO ELE DISSE : AQUILO( O DEBATE) FOI TUDO UMA GRANDE FARSA.
    JÁ VÍ REUNIÕES PRA DISCUTIR CONDOMÍNIO MAIS APAIXONANTES QUE ESSES CARAS DISCUTINDO O BRASIL

  18. Marina parece uma boneca QUE DÁ CORDA E ELA COMEÇA A falar SEM PARAR.se acha
    FALA MUITO MAS NAO EXPLICA NADA EMBOLA NO MEIO DE CAMPO, FOGE DA PERGUNTA E VAI P OUTRO LADO.
    NOTA 6 P ELA.
    DILMENTIRA, GROSSA, GAGA,FALSA E SEM O CABO ELEITORAL DELA POR PERTO VIRA UMA BONECA SEM PILHA. nota 2
    PLINIO com seu jeito irreverente tenta a todo o custo desconsertar o debate. maluquetes ele é assim. nota 4 p ele

    Serra poderia ser melhor, me pareceu enroscado neste debate
    como se tivesse um freio puxado. nota 9
    mas foi o melhor e merece meu voto. Nao mudo de opiniao por causa de pesquisa ou debate.
    Sempre o defendi e apoiei desde o inicio e nao sou vira casaca pois nao estava indecisa.
    enfim o debate é como sempre digo.
    muitos holofotes, prefiro simplicidade com perguntas do povo para os candidatos e nao candidato p candidato.
    como diz a musica de Rita Lee
    ” Muita caga pra pouco penico”

  19. O Debate foi fraco, mas pelo menos a candidata dilma, falou a verdade uma vez “EM NOSSO SITE COLOCAMOS SOMENTE AS INFORMAÇÕES SOBRE AS DOAÇÕES LEGAIS” aí a galera na platéia KKKKKKKK, se fosse diferente, também seria muito bom, uma espécie de CAIXA 2 ON LINE… é de chorar….

  20. Cidadão Quem Reply

    A pérola do debate foi a Diolma dizer que as “doações oficiais” são todas contabilizadas, depois tentou consertar e ficou pior.
    “Eu acredito que ….eu acho que….eu …é…eu entendo que…”
    Deus nos ajude.

  21. Jaquestripp Hadhor Reply

    As doações são oficiais sim, as Farcs não são uma entidade de oficiais? Lá tem capitão, comandante, todos servindo o Exército do Narcotráfico.

    E as compensações?

  22. eu achei muito interessante que ela falou que os ingleses são da inglaterra kkkkkkk.aprendi com ela essa DILMA é demaisssss

  23. DILMA NÃÃÃÃÃÃO!!!!!!! ESSA SATANISTA NÃO PODE GANHAR A PRESIDENCIA!!! SE GANHAR O BRASIL SERÁ UMA DITADURA!!! DIGA NÃO A DILMA!!

  24. Serra tinha TUDO para vencer, mas não tem nem metade da segurança que transmitia em 2002!

  25. bom gente aos 62 anos de idade eu aprendi muito no debate, imaginem que por causa de Dilma, eu agora sei que os inglesses são da Inglaterra, gostaria que houvesse um debate por dia mesmo depois das eleições, assim talvez ela nos ensinasse de onde são os japoneses, os alemães, os holandeses, puxa vida essa mulher é uma sumidade ( tem é que sumir mesmo) kkkkkkkkk

  26. NA MINHA OPINIÃO, este debate foi horroroso, o pior da tv brasileira…O da record foi sem dúvida o melhor debate de todos promovidos este ano…
    Meu voto é na Dilma pois odeio o serra e como sou Paulista conheço o trabalho de serra e seu partido que humilham os pobres todos os dias no transporte público que é uma merda, lotado e toda hora temos que andar nos trilhos do metrô por incompetência do governo.A educação está abandonada a 16 anos de governo psdb e serra.Vários programas do governo lula o serra proibiu que fossem implantados aqui em são paulo…a saúde não existe, a segurança está tão boa que no governo psdb o pcc tomou conta do estado e policiais militares e civis duelaram entre si.
    Falta de respeito se resume o governo serra e psdb que só ganham aqui em são paulo ainda devido a manipulação em massa e descarada da Rede Globo, da Revista Veja e dos jornais O Estado e Folha de São Paulo.
    O povo de SP vai responder para o Serra e para o Alckmin nessas eleições o como o odiamos …
    No 1º turno voto em Dilma para que Serra se dane e não leve o Brasil ao retrocesso como levou SP quando governador.
    Se caso tenha 2º turno entre Dilma e Serra vou de Dilma de novo…
    Mas se caso aconteça de Marina ir com Dilma ao 2º turno (o que eu queria que acontecesse) votaria em Marina com certeza pois Marina e Dilma são muito parecidas só que Marina tem mais preparo que Dilma….
    Não pensem que só pq SP é o estado mais rico e mais desenvolvido do Brasil que é pq o Serra é um bom governante …SP a 16 anos é um estado que caminha no retrocesso e é totalmente abandonado pelo Serra….

  27. sou evangelica e votei na dilma, mas, fiquei sabendo que ela disse que nem deus tiraria a vitória dela ha isso é serio, assim que afundou o titanique e que ela e a favor de casamento gey, e aborto. muito mais serio ainda gostaria de saber se isso e verdade para mim ter um voto consiente?

Comente