Uncategorized

Liberadas pesquisas que perderam credibilidade

Ninguém ainda conhece os números. Independente deles, o ministro Marco Aurélio de Mello, do TSE, liberou a divulgação de pesquisas que tinham sido impugnadas pelo TRE porque apresentaram falhas técnicas insanáveis, segundo o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador federal Irajá Prestes Mattar.

Nessa condição, as pesquisas liberadas agora virão a público sem credibilidade. Repetem a situação da eleição anterior, de 2006, quando pesquisas favoráveis a Requião deram a ele até 17% de vantagem contra Osmar Dias, quando se viu nas urnas que a diferença entre os dois era mínima, de 0,19%. A grande interessada na divulgação foi a Globo, que colocou equipe com cinco advogados para tratar unicamente dessa liberação.

Interessante é que o ministro não liberou ainda a pesquisa que deu vantagem para Beto Richa e que teve pedido de impugnação feito pelos advogados da coligação de Osmar Dias.

102 Comentários

  1. agora e esperar a decisao do povo pelo velho parana ou pelo novo parana::: que a verdade e a renovacao venca com beto richa.

  2. Prof. Luiz Gonzaga Responder

    Do Prof. Luiz Gonzaga-lgpmacedo@yahoo.com.br
    Aos Eleitores de Maringá e Brasil
    Saudações!

    Domingo será o dia “D” de exercermos mais uma vez a democracia. Infelizmente, por falta de conscientização política e da corrupção de alguns políticos e eleitores, esta ferramenta ” o voto”,ainda não produziu seu melhor resultado, que é uma sociedade menos corrupta e mais igualitária. Mas, creio que é nosso dever, dar nossa contribuição, não apenas criticando o atual sistema, mas fazendo a nossa parte, convencendo os eleitores menos informados e mais simples, da importancia de não vender seu voto e usa-lo como verdadeira arma contra a corrupção e tantos outros males conseqüentes do mal uso do tão precioso voto. Neste sentido sugiro aos “PITAQUEIROS” e usuários da internet em geral, que assistam e ouçam a música “HINO da CIDADANIA”, composição de um brilhante músico e compositor Maringaense “TIJOLO”. Creio que após ouvir e assistir este vídeo, possamos refletir sobre a verdadeira razão do voto e fazermos uma auto-análise sobre o nosso papel de cidadão no processo eleitoral e pós- eleição e em tempo, abordar um eleitor e fazer a nossa parte e quem sabe ajudar este país a ser melhor. Eu creio na presença do Estado de forma planejada e atuante e que as políticas neoliberal (PSDB) , não obtenham êxito no Paraná. Abraços! Luiz Gonzaga é Zootecnista, Prof. Agronegócio e Agente no DEPEN-PR

  3. Agora fica comprovada a subserviência da rede globo ao lulismo.
    A era Chaves está chegando também ao Brasil.

  4. VIVA A DEMOCRACIA, VIVA!

    DILMA 13 A PRIMEIRA PRESIDENTE MULHER DO BRASIL

    OSMAR 12 ATÉ QUE ENFIM VOU CONSEGUIR VOTAR NO GOVERNADOR DO MEU ESTADO.

    REQUIÃO 151 – VAI GANHAR PELA PRIMEIRA VEZ MEU VOTO.

    GLEISI 131 – SEMPRE VOTEI EM VOCÊ E AGORA MAIS AINDA.

    VIVA A DEMOCRACIA! VIVA!

  5. Informa, Informa Responder

    Não adianta a manipulação de resultado. A diferença pró BETO será de 700.000 votos. A Globo e a Rede Massa vão ter que engolir.

  6. Sou Jovem Sou Beto Responder

    O Paraná de verdade é Beto com pesquisa sem pesquisa sabemos que o Novo Paraná é o que de melhor pode acontecer ao Paraná. E dá-lhe Beto Richa governador do Paraná.

  7. Ao que parece, as falhas técnicas não eram tão falhas assim. A favorável ao Beto é a tal do instituto chamado Radar? Comparar Radar com IBOPE, DATAFOLHA e VOX POPULI não dá.

  8. Queremos mudanças Responder

    A eleição já está decidida, não é pesquisa que vai modificar resultados nesse momento. Queremos BeTo Richa Governador do Paraná.

  9. O que tem a ver o povo do Paraná não ser Dilma, o “Fã do Cristiano Lima”? Tanto faz em quem se vota pra Presidente, o negócio é não votar nesse refém da continuidade do “coração curitibano”, que até hoje dominam vários setores do governo. Não voto na Dilma nem a pau mas tambem não voto no moleque da mesma forma… Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa já que partidos só servem pra cumprir a obrigação de ter como desviar o dinheiro para os candidatos.

  10. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Ainda tem gente que “NÃO ACREDITA” que “todas” as pesquisas eleitorais no Brasil, são tendenciosas ou, tem o dedo do DITADOR LULA DA SILVA. Lula vende a alma ao diabo para tentar eleger sua cândidata bãndida e fazer o maior número de Governadores e Senadores. Assim começa o Sistema COMUNISTA DE CHAVES e outros DITADORES.

  11. Jairo Antonio Broch Responder

    Fábio.
    A turma do terrorismo quer a qualquer cu$to a divulgação das pesquisas.
    Esperem amanhã após as 17:00 horas a divulgação da verdadeira pesquisa.

  12. Luiz Antunes Rodrigues Responder

    Judas vendeu Jesus por 30 moedas de prata. A Globo, via RPC-canal 12, vendeu sua pretensa honra por R$ 50.000.000,00 – verba publicitária trazida por Paulo Bernardo para o Grupo RPC. Nesta até o Ministro Marco Aurélio embarcou de gaiato. Aliás, ele é uzeiro e vezeiro em meter os pés pelas mãos. O Paraná é Beto Richa!…

  13. Nunca confiei em pesquisas eleitorais justamente por conta da caixa preta das metodologias. Deveriam ser proíbidas plenamente, para acabar com o voto dos que só votam em quem dispara nas pesquisas.
    Não ajudam, só atrapalham. Fim das pesquisas já e parabéns aos advogados do candidato Richa que tiveram a coragem de questioná-las.

  14. Jaquestripp Hadhor Responder

    Se Beto se apresentar na frente, estará vencendo um presidente e uma pensa de ministros que se transformaram em cabos eleitorais usando a estrutura governamental custeada com o nosso imposto de cada segundo, um governo que se pretendia sério mas que colocou os órgãos do governo e seus agentes à disposição da candidatura situacionista, um volume de dinheiro nunca visto em campanha alguma, a mídia engajada e uma dezena de mutretas.
    Se estiver atrás, é por culpa disso tudo aí em cima.
    E isso mostrará que quem anda na linha, corre o risco de ser atropelado pelo trem.
    Que tipo de valores morais essa gente repassa?
    Têm direito de exigir respeito?

  15. o povo ja decidiu não precisa pesquisa é beto richa aos quatro canto do parana 45 beto e serra……..

  16. Quem tentou tirar a credibilidade das pesquisas, questionando-as, foi a coligação para a qual este blog faz campanha. Maquiavel puro!Simples assim.

  17. valter de almeida Responder

    evidente, que a pesquisa que deu vantagem ao BETO RICHA, foi realizada por um instituto ” não muito conhecido” kkkkkk

  18. Voto consciente Responder

    As pesquisas eleitorais são uma praga nacional. Já deveriam estar extintas há muito tempo. Assim, o cidadão passaria a pensar, analisar, buscar informações sobre seu candidato, seu passado. Este seria o voto consciente. O que temos com os institutos, são os votos manipulados, direcionados. Será que o povo ficou tão alienado que não consegue perceber isto? Se esta situação persistir, nas próximas eleições teremos somente números e gráficos. Ou então tornem o voto não obrigatório. Pelo voto consciente, pensando nas próximas gerações.

  19. Tem malandragem no quiosque do Sinaep e Sindvet instalado na Boca Maldita. Estão pedindo assinatura para acabar com o pedágio no Paraná. Na hora de colocar o RG, eles pedem o número do título de eleitor, zona e seção eleitoral.
    Em véspera de eleição isso soa a safadeza, não? Afinal, o documento do cidadão é o RG e não o número do título de eleitor… É preciso investigar.

  20. Pergunta da pesquisa:

    Voce sabe que RAMSO é o candidato do presidente Lula, então voce votaria em RAMSO ou no outro candidato?

  21. A melhor pesquisa que eu to vendo é nos lugares que se vai so da Beto Richa é vitoria no 1º turno o povo do Paraná vai eleger quem vai ser o melhor governador do Brasil.

  22. Se tivesse tão errada como os daqui pensam, o ministro não tinha liberado, que marmelada não acha Campana, a verdade sempre prevalece.

  23. exemplo do que será o BRASIL daqui a alguns anos…vamos virar uma venezuela com esse pt e dilma…
    “Na maternidade do Hosp. onde trabalho, logo na sala do Pré-Parto já se escutam mães dizendo: Ah, com o bolsa família temos que ter mais filhos, garantir o sustento. São pessoas extremamente miseráveis (quesito: cultura e condição social), a equipe de enfermagem precisam dar banho em algumas mulheres para ter “condição” dos médicos atenderem. É bizarro!! Chegam fedendo, com fome… Mas ainda insistem em colocar mais filho no mundo, que consequentemente vira bandido.”

  24. Marcos Antonio Caviquioli Responder

    Senhor Osmar Luís Inacio Lula da Silva, SOU UM JOVEM Q ESTUDA AINDA NAO TRABALHO, PORQ ESTOU ESTUDANDO PARA TER UM FUTURO MELHOR, MORO NA REGIAO METROPOLITANA DE CURITIBA, NAO SOU PLAYBOY COMO O SENHOR DISSE, MUITOS JOVENS AQUI E OS PAIS SE REVOLTARAM POR SUAS PALAVRAS

    POR ISSO BETO SERA NOSSO GOVERNADOR ELE HONRA NO NOME RICHA E NAO É COMO O SENHOR Q TROCOU SEU SOBRENOME POR Inacio Lula da Silva. .

  25. NÃO ADIANTA AQUI NO PARANA ELES NÃO CONSEGUIRÃO COLOCAR GUELA A BAIXO ESTA TURMA DO MAL DILMA, OSMAR,REQUIÃO,GLEISE,PAULO BERNARDO,PODEM DIVULGAR PESQUISAS VICIADAS,VCS SÓ NÃO CONSEGUIRÃO ENTRAR NAS CABINES E VOTAR POR NÓS E LÁ QUE VCS TERÃO A RESPOSTA ,CHEGA DESSA GENTE DO MAL

  26. Viva a Liberdade de informação.

    Censura foi a época da Ditadura.

    A democracia precisa ser preservada.

  27. A polêmica e discutível decisão do ministro Marco Aurélio Mello, primo do Collor de Mello, de liberar o IBOPE

    O ministro do STF Marco Aurélio Mendes de Faria Mello a revelia da Justiça do Paraná, que é contra, liberou a antes proibida e hoje defasada pesquisa do IBOPE.

    O ministro Marco Aurélio atendeu ao recurso do IBOPE, Instituto de pesquisa ligado a Globo, contra a decisão do juiz eleitoral do Paraná Luciano Carrasco. Ele, na última quinta-feira, havia suspendido a divulgação da pesquisa. O pedido para proibir a divulgação do levantamento havia sido feito pela coligação do candidato ao governo Beto Richa (PSDB).

    A decisão de quinta-feira de Carrasco foi mantida anteontem pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), que recusou o primeiro recurso do IBOPE. Segundo o instituto, os argumentos usados para desbloquer a pesquisa no TSE foram os mesmos rejeitados pela Justiça do Paraná.

    O ministro Marco Aurélio de Faria Mello, por coincidência, foi nomeado pelo ex-presidente cassado Fernando Collor de Mello, seu primo, em Maio de 1990 e este embora no passado tenha sido o principal inimigo do Lula do PT, este que é dono da TV Gazeta de Alagoas, retransmissora da rede Globo, hoje posa abraçado com o presidente petista nas fotografias e apóia a Dilma. Outro que é dono de canal retransmissor da Globo é o senador José Sarney (PMDB),que também é muito influente junto ao STF e aliado do PT, e por conseguinte do Osmar.

    A Coligação Novo Paraná recorreu da decisão do ministro Mello por a considerar injusta.

    Collor e Lula:

    http://2.bp.blogspot.com/_hQtwU4J8DBc/S9w-NzOQ-zI/AAAAAAAAJsM/DNQB5K4SXws/s1600/lulacollor1.jpg

  28. VAMOS PARANA VAMOS, É 12, 12 ,12, 12 OSMAR PARA O PARANA CONTINUAR NO CAMINHO CERTO E NÃO RETROCEDER. OSMAR AINDA NO PRIMEIRO TURNO E DE VIRADA.

  29. Podem maquiar Pesquisas que quizerem os paranaenses ja sabem e escolheram quem vai tirar o Parana do atraso e da estagnação, so da BETO RICHA em todos os cantos do nosso Parana….

  30. A decisão de Marco Aurelio é absurda.

    1) Aceita o argumento de que o eleitor tem que saber pesquisa para decidir o candidato! Ora, não são as propostas que deveriam fazê-lo?

    2) Para que resoluções do TSE, se o próprio TSE decide depois que elas não são tão sérias assim, que não precisam ser cumpridas?

    3) Misturar questões técnicas com liberdade de expressão do pensamento chega a ser risível…

  31. As últimas eleições?

    Estamos vendo acabar uma campanha criminosa, onde o presidente da República virou cabo eleitoral privilegiado, torrando dinheiro público e usando o patrimônio da nação para correr o Brasil a fazer comícios para a candidata inventada por ele. Foi multado e deu risadas, pois deve ter pago as multas com o cartão corporativo e ninguém jamais ficará sabendo, pois os gastos deles são secretos e protegidos para o bem da segurança nacional.

    A Casa Civil, de onde saiu a candidata oficial, é o antro de uma quadrilha que arrecada dinheiro para familiares e para pagar as contas da campanha eleitoral, conforme testemunhos e gravações publicadas pela imprensa. A AGU correu contra o tempo para inocentar de graves acusações a ministra corrupta, o braço direito e direto da candidata oficial, quando este não é o seu papel, enquanto a Polícia Federal se escondeu debaixo do tapete para não concluir investigações de quebra de sigilo de dirigentes partidários adversários, feitos por funcionários públicos do Banco do Brasil e da Receita Federal

    O STF decidiu não julgar a Lei da Ficha Limpa, deixando em suspenso um dos únicos consensos nacionais, o de que políticos corruptos devem ser punidos com inelegibilidade. Os ministros supremos decidiram tapar cara de pau com as suas togas caras e fugir de tomar uma decisão. Um deles, inclusive, é acusado pelo maior corrupto da política brasileira de ter um genro que quis chantageá-lo para que não fosse punido pela última instância da lei no Brasil.

    Por fim, o STF tomou uma decisão incrível: o título eleitoral não vale mais nada, sem mesmo é necessário apresentá-lo para que o eleitor possa votar. O gesto é simbólico. Para onde o Brasil está indo, provavelmente não haverá mais eleições. Haverá plebiscitos, como na Venezuela, Bolívia, Equador. Plebiscito para liberar o aborto. Plebiscito para acabar com a liberdade de imprensa. Plebiscito para impor limites à propriedade. Até chegar ao plebiscito que vai acabar com esta inutilidade que a direita raivosa chama de eleições livres e democráticas e que pode muito bem ser resolvida por uma assembléia popular dos movimentos sociais. O primeiro passo já foi dado. O título eleitoral não vale mais nada. Portanto, amigos e amigas, votemos direito no dia de amanhã. Se não votarmos direito, podemos estar dando o último voto da nossa vida.

  32. Liberadas ou não é impossivel que mostre resultado muito diferente do que divulgou na última publicação,ao menos é o que se constata nas ruas e nos levantamentos informais.,porém os institutos terão sua credibilidade avaliada,amanhã,após às 17:00 hs..Interresante observar a parcialidade da RPC(globo Parána),quando divulga em seu jornal estadual,pois em momento algum considerou a decisão judicial,se quer entrvistaram o juiz que emitiu o parecer,sem dúvida se acham acima da lei.A diferença se faz sentir quando o mesmo assunto é tratado no jornal da rede Record,com imparcialidade e profissionalismo.

  33. A PTZADA TÁ INVESTINDO DINHEIRO PESADO NISSO.MAS O QUE ESPERAR DOS NOSSOS TRIBUNAIS SUPERIORES, ONDE OS MINISTROS SÃO VERDADEIROS CPACHOS DO EXECUTIVO.
    SABENDO QUE A RPC É DO TRAPECEIRO DO…………………….,O QUE ESPERAR.POR QUE SERÁ QUE COMPRADA DO PT, RPC QUER LIBERAR A PESQUISA FRAUDADA?É UM ABSURDO. A TURMA DO OSMAR QUER GANHAR NA MARRA, COMPRANDO VOTOS E PESQUISAS.

  34. E agora cada um votará conforme sua consciência e princípios, como deveria ser! Não ser manipulado por pesquisa e votar no que está em primeiro, ou tem mais ou menos chances! Por um lado é absurdo o direito à informação ser cerceado dessa maneira, mas por outro, é raro achar uma eleição que não tenha sido já prevista em pesquisas. Aposto em 2° turno por aqui. Coisa que não aconteceria se as opiniões de voto fossem amplamente divulgadas, direcionando a opinião pública.

  35. É a RPC/Gazeta tentando garantir seu pé de meia com o governo do PT/Dilma.
    Já estava tudo acertado tempos antes das eleições.
    O dinheiro compra tudo e a todos.
    Compra a todos que neste mundo nutrem somente ambições deixando de lado uma palavra que faz jus a vivencia neste mundo….”O CARATER”.
    Por toda essa sujeira, essa ambição desenfreada de Osmar se tornando uma pessoa suja…..vou de Beto.

  36. Ao fã do Cristiano Lima Responder

    Não é Dilma x Beto. É beto (45) x Osmar. E o Pr vai de Beto.~Em todas as regiões observamos que o Beto está em primeiro, de Caiobá à Foz, de Ponta Grossa à Piraquara, de Londrina à Guaraqueçaba, de Miami, de Londres, Tóquio e Milão, todos os parananeses são Beto 45.

  37. OK, vocês venceram: Não acredito mais em pesquisas.

    É Beto na cabeça para o Governo.

    É Serra no 2º turno com a Marina de Vice-Presidente. Que tal?

    Adeus PTzada do inferno.

  38. Ah, me desculpem, esqueci de + uma:

    ou

    É Marina no 2º turno com o Serra de Vice-Presidente.

    Até lá.

  39. O QUE É FALTA DE DEMOCRACIA? INGRESSAR NO JUDICIÁRIO PARA DEFENDER SEU DIREITO LESADO OU COMPRAR PESQUISAS PRA QUE ELAS DIVULGUEM O QUE LHE INTERSSA?
    ESSE PÁIS COM A TURMA DO PT ESTÁ INDO POR ÁGUA ABAIXO.

  40. eu acho que independente de quem levar a eleição o povo paranaense tem que ser mais privilegiado na area de segurança e combate as drogas,póis o principal causador da violencia continua sendo o uso de drogas,as fronteiras de nosso estado devem ser mais vigiadas e os policias devem ter um salario diferenciado pára que não haja vantagem para os traficantes,este tem que ser o perfil do governador eleito e seus deputados estaduais e federais alem dos senadores.

  41. Flávio Cardoso Responder

    Como a RPC mudou, acho que gostaram da administração do Requião, como são as coisas!!!!!!!!!!

  42. Sao Pedro do Iguaçu Responder

    Aqui em São Pedro do Iguaçu, essa terra de ninguém, onde fazem e desfazem e ninguem faz nada, mas se Deus quiser a partir de 01/01/2011, tudo isso irá mudar, essa cambada que está no Poder que agora é 12, vão ter que dançar cfe. a música que o 45 irá tocar, rsrsrsr. Quem viverá verás!!!!…………… É Beto é Beto é Beto é Beto é Beto é Beto quantas vezes vocês quiserem, Vamos Paraná Vamos de 45 Beto Richa….rsrsrsrsrsr. Aqui em São Pedro do Iguaçu mesmo com a compra de votos é Beto Richa neles…..O Povo Unido Jamais será Vencido. O Povo no Poder, Vive e Faz a História!!!!!!!. 45 Neles….

  43. já comentei no site da band, onde dava as pesquisas todas favoraveis ao pt, e disse, “se existe coisa mais mentirosa do que a própria ,mentira isso chama-se INSTITUTOS DE PESQUISA ELEITORAL” nunca foram e nem serão confiáveis, pois se prestam a serviço de quem paga mais, e aqui no Paraná a RPC(Republica de Politicos Corruptos) e a Gazeta do Povo não dá pra acreditar em nada do que dizem ou publicam.

  44. O Noroeste está com Beto, esse pessoal do Osmar são todos capachos do Lula……..
    Fico admirada com a Rpc, por ser mostrar a favor desse povo que quer o poder a qualquer custo

  45. É o Beto Richa é bom de voto mesmo.
    Vencer a Globo? Só para os fortes.
    E o Osmar, hem, perdendo com Lula, Globo……….

  46. Se os numeros do IBOPE forem muito diferentes dos que se apresentarem os resultados das urnas, esse instituto pode fechar as portas no Parana, pois se sua credibilidade ja era duvidosa, agora com essas manobras e vendas de interesses decretara sua extinção….

  47. L.H. Bona Turra Responder

    DO POSSÍVEL GRAU DE INFLUÊNCIA DAS PESQUISAS ELEITORAIS

    De acordo com os experimentos de Asch (1951), relatados por N. Bobbio (*), é de 37% a tendência de alinhamento das pessoas ao juízo da maioria. (*) BOBBIO, Norberto et alli. Dicionário de Política, Editora UnB, 6a. ed., 1994.

  48. FÁBIO AVISA O ESMAEL MORAES ONDE ELE
    Blog do Esmael Rotating Header Image
    Cadê a campanha de Beto Richa nas ruas de Curitiba? Ninguém sabe ninguém viu.

    DEIXO RECADO LA PRA ELE MAS ELE NAO ACEITA

    QUERO DIZER A ELE Q ESTAMOS TODOS PRONTO PRA VOTAR NO BETO AMANHA E A VERDADEIRA PESQUISA SERA AMANHA NAS URNAS, VAMOS MANDAR O SENHOR OSMARTOCANTINS LA PRA FAZENDA DELE E VAI LEVAR JUNTO O ESMAEL MORAES E VAO CANTAR AQUELA MUSIQUINHA

    TA NERVOSO VAI PESCAR

  49. Flávio Cardoso Responder

    Não entendo por que a RPC e a Gazeta compraram a briga do Ibope, a pesquisa deles agente já sabe que nunca acerta, pode ver nas eleições passadas. E outra que coisa, publicar uma pesuisa no jornal no dia da eleição, o rolo compressor de Osmar passando em todo mundo!!!!!!!! Vamos de azul amanha, em protesto!!!!!!!!!!

  50. Por que tá chorando Campana? Você nem sabe o resultado da pesquisa?
    Chega de censura, viva a democracia! Ganhe quem ganhar, o povo tem direito à informação!

  51. É a mão do Governo Federal mudando os rumos da democracia e influenciando o voto do cabresto. Brasília não deveria se meter nas questões regionais. Estamos iniciando um período negro na política nacional.

  52. A eleição já está definida, vai ser Dilma e Osmar Dias no primeiro turno e a galera vai ter que engolir o PT……Não adianta ficar chorando…..Eh a realidade

  53. A pesquisa que será divulgada está equivocada, pois aponta vantagem do BETO de apenas 3% quando na verdade é de 8%.

    A turminha do Osmar está desesperada. Já sabem que a derrota do Osmar é iminente!

  54. Algúem fez um comentário ai que o Osmar chamou os playboyzinhos de Ctba de PLAYBOYS, mas eles não gostam de ser chamados assim? Gostam ou não? Eu não entendo mais nada!

  55. MARINGÁ EM PESO ESTÁ COM BETO RICHA, O OSMAR É DAQUI MAS DURANTE SEUS MANDATOS DE SENADOR NUNCA FEZ NADA POR MARINGÁ. TENHO CERTEZA QUE AMANHÃ VAMOS ELEGER BETO RICHA 45 PARA GOVERNAR O NOSSO ESTADO!!!!! ABAIXO A DITADURA LULA!!!!

  56. Gente pq tanto medo assim de umas pesquisas? Parece q os TUCANOS estão meio inseguros…. Pq será hein???
    VAMOS PARANÁ VAMOS!!! OSMAR 12

  57. Quer dizer que enquanto Richa liderava as pesquisas eram inquestionáveis as mesmas tinham credibilidade e agora não têm mais? É isso?

  58. é poque na reta final o pt eo osmarditos sao capases de tudo e como o beto sabe bem quem é essa raça entao está esperto, por causa das manipulaçoes de resultado., que cara pra isso nao falta para o osmar e companha., vamos juntos com BETO RICHA.

  59. Só um adendo a quem falou do RAMSO.
    É um RAMSO 12. 12 anos de Requião que foram um tragédia para o Paraná. Com sua corja de parentes mamando nas tetas gordas do estado.
    Chega. Precisamos nos libertar de vez deste RAMSO ou RANÇO, tanto faz.

  60. a turma do osmar luiz sem condições de viver sem mandato, eles não sabem viver sem mandato, eleição pra eles é como comprar fazenda no tocantins é dinheiro na mochila e criar bode expiatorio. E a globo que já foi um veiculo com credibilidade indiscutivel, entrou nessa e vai virar piada na boca do povo. A desconfiança do povo com a emissorona é geral. Nem vou falar das vice lideres e nanicas, porque ninguem acredita nelas há tempo.

  61. É VENCEU A INIQUIDADE DE QUE OS RELIGIOSOS TANTA FALAM, VENCEU O PODERIO ECONOMICO DA GLOBO/RPC, ENQUANTO ESTIVER ASSIM ESTAMOS MORANDO NUM PAÍS E NUM ESTADO PUTREFICADO PELO DINHEIRO E PELO PECADO DE SEUS COMAMDANTES, MENTIR NÃO É O MELHOR REMÉDIO, QUE DEUS TENHO DÓ OU COMPAIXÃO DOS PARANAENSES QUE SÃO OBRIGADOS A ACATAR AS MENTIRAS DE ADOIDADOS DO GOVERNO REQUIÃÓ E LULA E AINDA OBRIGADOS A FICAR CALADOS, VAMOS VER O RESULTADO CORRETO DAS ELEIÇÕES AMANHÃ, SIM A VERDAES VIRÁ.

  62. Esses dias estive em Curitiba e só vi campanha do Beto, alguma coisa do Osmar mas muito acanhado, no interior também a gente sente a força da campanha do Beto, o Paraná já se decidiu. É Beto Richa 45 e chega de ofender a carta de puebla.

  63. Nao sou do parana e nao tenho o enor interesse nessa eleicao, mas deixa eu ver se eu entendi: entao certo seria manter a pesquisa anterior, feita com a mesma metodologia, como a unica referencia ao eleitor? Sera q vcs nao tem nemhuma vergonha em defender isso?

  64. campana falar que a IBOPE nao tem credibilidade é uma pura burrice! de certo é a radar que tem, rsrsrs!
    eu ja to sabendo o resultado, sei que nao te agrada amigo!
    rsrs
    abraço

  65. NÃO ADIANTA A PTZADA CHORAR, AMANH~É BETO RICHA NA CABEÇA !!!

    QUEM QUER VER PESQUISA MANIPULADA ???

    AMANHÃ AS 17 HS VAI SER DADA A RESPOSTA AO SR. OSMAR SEM-CARATER DIAS !!!

    O CARA MAIS SEM PERSONALIDADE QUE CONHEÇO, MAIS VENDIDO QUE…

    É BETO E SERRA 45 !!!

  66. ESTA PESQUISA QUE DA VITÓRIA DO RICHA É DO INSTITUTO RADAR”””, ISTO É UMA PIADA. POIS SE ISTO TIVER CREDIBILIDADE. MAIS QUE DATAFOLHA, IBOPE E VOXPOPULI. É COISA DO POVO DO RICHA, CAMPANA, SERRA. ALIÁS COMO ESTÃO AS COISAS A DIREITA DIZENDO QUE ESTÃO SENDO ROUBADOS NAS PESQUISAS. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  67. mariano do chapeu Responder

    é porque tudo que vem do pt da realmente medo., mais com tudo vamos vencer no primeiro turno. vamos de BETO RICHA.

  68. O povo decidiu pelo Beto? Beto está na frente em todo Paraná? Vocês com certeza restringem a existência ao trajeto Batel-Água Verde.

  69. Difícil crer que tantas pessoas apoiem a censura!
    Acordem pessoas! Vocês estão misturando tudo! Dilma e Serra é uma coisa, Beto e Osmar é outra história! O Paraná é um estado agrícola, não é um autódromo; melhor para nós é OSMAR.
    Beto deveria ter continuado na prefeitura e usado o prestígio que TINHA para ajudar o Serra e outro candidato a governador do seu partido. Meteu o pé pelas mãos e está sendo chamado de Mané nacionalmente.

  70. nem 12 nem 45, eu tenho opiniao e acho que o parana merece 16 dr avanilson foi o melhor no debate da band.
    chega do monopólio das três famílias

  71. celiria malaquias Responder

    Existe candidato que se esquece que vivemos em uma democracia, e vive impugnando resultado d pesquisa ,mas pode impugnar qtas vezes quizer, no final vai dar Osmar governador do Paraná.

  72. Moro em Curitiba, mas voto no interior do Paraná.Estou indo especialmente para votar.Beto Richa-45!

  73. moro numa cidade no interior do parana só da beto richa pois ele e o melhor e para presidente e dilma.

  74. Jack Ystripp Haddor Responder

    Para um zootecnista ai de cima, agente do depen, essas coisas.
    Interessante você se manifestar pelos candidatos duma coligaçãu que tem o ex-governador fazendo lambanças na campanha. Aquele mesmo que desacatou vocês todos meses atrás, lembra-se e que humilhou um pesquisador do Iapar na escolinha do Governo. Um governo cujo maior feito na agricultura foi inventar uma febre aftosa.
    Com todos esses títulos e você continua alfabetizado funcional?
    Quantas vezes repetistes de ano?
    O papai pagava?

  75. Com pesquisa ou sem pesquisa (embora seja radicalmente contra elas) o que deve ser levado em conta é o carater, a coerência, a competência e os valores traduzidos em atos. É por isso que acredito na vitória do Beto. O Paraná precisa e merece uma gestão aberta ao dialógo, séria e eficaz. É lamantável que diante de tantas evidências negativas associadas à mafia instalada no país, ainda tenhamos pessoas que não as querem enchergar e outras, o que é pior, aliam-se a ela pela sede de poder. Amo meu o estado e o meu país e como cidadã, mãe e educadora quero desenvolvimento, ética, solidariedade e dias melhores para a nova geração.

  76. CAMPANA, QUERO VER AS TUAS POSTAGENS A PARTIR DAS 17:00 HORAS, ANUNCIANDO A VITÓRIA DO TEU AMIGO “URTIGÃO” E DO “REQUEIJÃO”, VAI SER MUITO DIVERTIDO…

  77. Gente. quem ainda não votou pense bem,a família Dias está no poder a vários anos! e por acaso o Paraná é o estado que sonhamos? Claro que não!!!!!! não chega nem perto disso.
    Por isso vamos mudar, vamos renovar,vamos voltar a acreditar que o Paraná pode ser o estado dos nossos sonhos!!!!!!
    Por isso vamos com BETO RICHA!!!!!

  78. Pessoal….Acaba de sair a pesquisa de boca de urna..OSMAR 57%…Beto 43%…É OSMAR NA CABECA

  79. Marcos Vinicius Responder

    pesquisa? definir apenas uma só metodologia, proibir partidos de as contratarem, elas serem responsabilizadas por informações inverossímeis!

    Dá-lhe Beto, Serra, Ricardo Barros, Fruet, Cida Borghetti, Alex Canziani e os Deputados Estaduais Eleitos!!!

Comente