Uncategorized

Herdeira de Lula vence mas não evita segundo turno, diz ‘El País’

Resultado das eleições deste domingo foi destaque na imprensa internacional.

Do BBC Brasil

Uma matéria de capa na edição online do jornal espanhol El País neste domingo destaca o resultado das eleições presidenciais no Brasil e diz que a “herdeira de Lula (Dilma Rousseff) vence, mas não evita o segundo turno”.

Segundo o diário, as “enormes expectativas despertadas pela candidatura de Dilma” podem terminar sendo prejudiciais no segundo turno, caso o resultado deste domingo seja visto como uma derrota.

O El País afirma ainda que Marina Silva (PV) ganha importância no segundo turno.

“A negociação para o segundo turno se complica e dá um papel de grande importância à candidata do Partido Verde”, afirma o texto.

O papel de Marina Silva também é mencionado pelo italiano La Repubblica.

“O resultado da votação é uma surpresa, visto que a ex-guerrilheira e economista apoiada por Lula parecia ter o caminho livre rumo ao Planalto”, afirma a reportagem.

“Na falta de consenso sobre Rousseff, parece ter pesado também o ótimo resultado de Marina Silva, a candidata do Partido Verde, que obteve 19,9% (dos votos)”, diz o texto.

Carisma
O francês Le Figaro diz na manchete de seu site que “sem surpresa, Dilma Rousseff chega na frente”, mas deve enfrentar o segundo turno.

Na Grã-Bretanha, o jornal The Guardian afirma que o Brasil “por pouco não elegeu sua primeira mulher presidente”.

O jornal diz que apesar de “a ex-chefe de gabinete de Lula” ter o apoio do presidente, “ela não tem o carisma e o reconhecimento de seu mentor político” e afirma que muitos eleitores não conhecem bem a candidata e se referem a ela simplesmente como “a mulher de Lula”.

O americano The New York Times diz que Dilma “estava na liderança na noite de domingo em sua tentativa de ser a primeira mulher presidente do Brasil, mas não conseguiu obter votos suficientes para evitar o segundo turno”.

Segundo a reportagem, assinada pelo correspondente no Brasil, “analistas expressaram poucas dúvidas” de que Dilma possa vencer seu adversário, o candidato do PSDB, José Serra, no segundo turno.

“Apesar de sua falta de experiência política e charme público, ela pegou carona na onda de prosperidade e bem-estar no Brasil sob a liderança de (Luiz Inácio Lula) da Silva, cujos índices de aprovação estão perto de 80%”, diz o texto.

Mulheres
O The New York Times afirma ainda que, se vencer o pleito, Dilma vai se unir a uma onda de mulheres eleitas para cargos de liderança nos últimos cinco anos, incluindo Michelle Bachelet (ex-presidente do Chile), Cristina Kirchner (presidente da Argentina) e Angela Merkel (chanceler alemã).

A manchete do site do jornal Miami Herald também destacou o fato de a “escolhida de Lula” ter de enfrentar seu rival em um segundo turno.

O segundo turno foi destaque ainda no site da rede de TV CNN, que disse que, apesar de receber a maioria dos votos, “a sucessora escolhida a dedo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva” não conseguiu o necessário para vencer no primeiro turno.

Escândalo e aborto
O venezuelano El Universal diz na manchete de seu site que Dilma não obteve os votos necessários para triunfar no primeiro turno, “à sombra de um escândalo de corrupção de última hora no partido governista e dúvidas sobre sua postura frente a questões sociais como o aborto”.

“Nas últimas semanas, acusações contra a chefe de gabinete de Lula e ex-braço direito de Rousseff (Erenice Guerra) e perguntas entre cristãos evangélicos sobre a posição de Rousseff em relação ao aborto e outros temas parecem ter injetado dúvida suficiente entre os eleitores e ter custado sua vitória no primeiro turno”, diz o jornal.

27 Comentários

  1. ELA DISSE QUE NEM “JESUS CRISTO” TIRARIA A VITÓRIA DELA NO PRIMEIRO TURNO. TÁ AÍ… ELE TIROU, E VAI LIVRAR O POVO BRASILEIRO DESSE MAL CHAMADO pt (partido do trambique) E DE UMA QUADRILHEIRA ASSALTANTE DE BANCO.

  2. Carlos Honorato da Silva Responder

    Fabio,

    Uma carta ao Álvaro Dias

    Me desculpe a franqueza Álvaro pois sempre te admirei: você tomou a pior atitude possível dos últimos dias se unindo – como fez seu irmão, aos seus maiores adversários aqui no Estado, sob o argumento da estória dos cavalos.

    Demostrou ao povo do Paraná egolatria menor, ódio, rancor, inveja e enorme vaidade. É isto que as pessoas perceberam em você. Na epoca da decisão para a candidatura ao governo, antes de março, muitas pessoas tentaram com diálogo demovê-lo da idéia de postular porque já não era o seu tempo mais.

    Você deveria reconhecer que tudo passa e você passou, no caso do governo. Imagino que pensava em se redimir dos cavalos, não sei. Só que esta atitude irá custar seu espólio politico e a sua aposentadoria, porque, cego, não viu o que população queria, que eram as mudanças de tudo o que está aí: mentiras, truculências, perseguições, autoritarismo.

    Definitivamente, há de se reconhecer, Beto Richa passa hoje à condição de uma das maiores lideranças nacionais do PSDB e você irá, naturalmente, para o ocaso ou para outra agremiação.

    Beto nem precisará pedir sua saída (não é o seu estilo), os homens lá de cima farão sua cabeça sem pestanejar. É a lei natural da sobrevivência das espécies.

    Hoje, se tivesse ficado quieto, poderia ser a figura maior do partido no plano nacional e ser reconhecido por todos.

    Beto começará o periplo com Serra sem você. Aliás, o estilo de Beto é conciliador mas o seu ego, Alvaro, não vai reconhecer, é muito maior. O pecado que o diabo mais gosta na humanidade: a vaidade!

    Veja o texto bíblico e admita que você se encaixa perfeitamente:

    ” Não confie, pois, na vaidade, enganando-se a si mesmo, porque a vaidade será a sua recompensa”. Jó 15:31

  3. luiz lorenzi toledo Responder

    KADE A VITORIA DA DILMANO PRIMEIRO TURNO, LA ATRAZ EU DISSE QUE O JOGO SO TERMINA QUANDO APITAR DO JUIZ, AGORA VAI DA SERRA NO BRASIL, DILMA NAO E LULA, MARQUE BEM ESTES NUMEROS FABIO CAMPANA VAI DAR ISSO NO SEGUNDO TURNO

    DILMA 43,65%

    SERRA57,25% PRESIDENTE DO BRASIL O HOMEM QUE FAZ NAO FICA SE ESCONDENDO ATRAZ DE MENTIRAS SOU SERRA DESDE PEQUENINHO. VIVA A DEMOCRACIA

  4. Eu Eu Eu Dilma já perdeu!!!!!!

    Essa guerrilheira atéia foi reprovada pelas boas senhoras cristãs e pelos bons costumes dos homens de bem.

  5. como pode a dilma perder até em brasilia
    as coisas nao estao tao boas assim presidente lula
    e vcs viram na regiao sul parana,rio grande do sul,
    santa catarina que orgulho em povo demos uma liçao
    nessas pessoas que acham que o povo precisa de esmola
    aqui não aqui queremos emprego para levar-mos uma
    vida digna e nao uma esmola para os coitadinhos
    para que fiquem dizendo amem pra tudo o que lula
    fala chega agora mais do que nunca vamos de SERRA 45

  6. acho que o lula não vem mais no parana menti pro povo do parana o povo do parana é muito inteligente vamos fazer como fizemos com o osmaracutaia..vamos dar um chou de voto pra cima do PT ……………………….e dele serra 45 beto richa governador PSDB……….VIVA A DEMOCRACIA VIVA BETO E SERRA……..

  7. Venceu o povo brasileiro não elegendo no primeiro turno, a guerrilheira, mulher de plástico fabricada para a ocasião pelo presidente LULA, que comprou o povo de baixa renda em suaves prestações mensais com o bolsa família, ele achava que conseguiria transferir a sua popularidade para a sua pupila, que tinha aprendido á risca como roubar e tirar o corpo fora, como fez o Lula todo este tempo, fazia de conta que os corruptos náo eram do seu partido, amigos particulares até como no caso do José Dirceu, os punha na geladeira para ver se o povo esquecia, e depois voltavam como se nada tivesse acontecido, todos viram o José Dirceu no palanque da Dilma, até chorando de emoção, mas o povo brasileiro provou não é tão burro assim como eles pensavam, que iam ganhar no primeiro turno e que nem mesmo Jesus Cristo tiraria a vitória da boneca fabricada. O povo brasileiro quer sim ter uma mulher como presidente um dia, mas uma mulher que todos possam se orgulhar, não a Dilma que todos sabem do seu passado, dizem até que é sapatão (nada contra quem é, quem é e assume eu respeito), o problema está em querer enganar, se mostrar de uma maneira que não condiz com a realidade. O Lula tem popularidade porque sempre lutou por seus ideais sem precisar empunhar uma metralhadora, assaltar bancos, e outras ações terrorristas, o presidente Lula não é a Dilma, e a Dilma não é o presidente Lula. O Lula , pelo menos que eu saiba não tem ligações com as Farc, já a Dilma mostou que tem.

  8. DITADOR LULA DA SILVA Responder

    DERDEIRA?

    De que? dos mensalões?
    Da corrupção escancarada^?
    Das mentiras deslavadas?
    Do coronélismo contra a imprensa e a liberdade de expressão do povo brasileiro ao decidir seu voto?

    Que herança maldita é esta?

  9. Graças a Deus no Brasil ainda existem mais pessoas de bem, honestas e trabalhadoras, do que bandidos, ladrões e vagabundos. Por isto e só por isto é que o Serra vai ganhar.

  10. A imprensa internacional está amenizando esse resultado, na verdade eles torcem para que o país continue nessa “festa petista” para que eles – seus bancos e empresas camufladas – tirem suas “vantagens”, pois sabem que com PT no poder tudo é possível desde que pagem uma “taxa de sucesso” – eufemismo para a corrupção deslavada que corre solta nos escaninhos do poder petista, a partir da Casa Civil, ante-sala da presidencia sempre “ausente” no seu AeroLula para não aparecer como manifestamente conivente …

  11. O Brasil precisa de um presidente titular. Herança é coisa de família. Esta situação de guardar o lugar para outro é complicada.

  12. Roni Carnieletto Responder

    Fábio,

    Comentário apropriado de Carlos Honorato da Silva, tem mais, o Sr. Ávaro estava engessado ontem à noite em entrevista na Band, por vezes chegou quase a elogiar o governo Lula (só faltava), tudo reflexo das suas atitudes egocêntricas, confesso que um dia até admirei este Senador, mas, todas as suas atitudes, deste mandato, teem se revelado teatrais, sem eficácia, infelizmente tanto ele como o Osmar não souberam ou não tiveram a capacidade se entenderem como Irmãos, ficando um em cada partido, agora vem se queixar das atitudes do Beto alegando se ofender por ataques a família (Dias), ora, pergunto: Quem não se resolveu como família?.
    – Um irmão cada lado …. e acusando outros ….
    – Sr. Álvaro! pode tomar folego para pedir desculpas a que o elegeu, ao Beto não, ele é GOVERNADOR ….

  13. Olha na cara dela e olha na cara dos guerrilheiros da FARC só falta o fuzil e o uniforme ta completo
    esta frase pesou
    NEM DEUS ME TIRA ESTA VITÓRIA
    O PRIMEIRO TURNO SE FOI E O SEGUNDO É FICHINHA

  14. Vamos ver, vamos ver. Dia 31 ainda não chegou. Não contem com o ovo antes da galinha botar. Dilma vai ser eleita sim. O povo não quer mais saber de PSDB, só os paranaenses trouxas. Vão rindo, pois vocês vão chorar logo logo.

  15. Para aqueles que acham que os votos da marina vão pro serrágio, estão enganados. Eleitor fiel da marina não vota no serra por questão de princípios. Quem conhece um pouquinho de política deveria saber. Se engana quem está somando os votos do serragio e da marina. Vão ter uma bela decepção.

  16. SE OS GOVERNADORES VITORIOSOS DA COLIGAÇÃO TUCANA EMPENHAREM-SE EM SEUS ESTADOS E OCORRER O APOIO DE MARINA SILVA, CERTAMENTE O POVO ENTENDERÁ QUE O BRASIL SERÁ MELHOR COM O SERRA PRESIDENTE, OU SEJA, AGORA O DISCURSO MUDA, O PT E O POPULISMO DO LULA SÃO DESCARTÁVEIS, E A DILMÃO TAMBÉM!

  17. e ai que muita gente se engana…..quem votou na Marina e porque..nao votaria nem em Dilma e nem Serra….o voto para.Marina, foi simplismente o voto de protesto…..Muitos votos no segundo turno, com certeza nao vai para os dois candidatos …mas serao votos nulos…o povo esta mais atento …..

  18. FORA DILMA E LULA Responder

    ESTE RESULTADO FOI ALGO FANTÁSTICO PARA TODOS NÓS BRASILEIROS. ISSO NOS MOSTRA QUE ATÉ NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL O POVO NAO AGUENTA MAIS ESSE CLIENTELISMO E ESSA MELAÇAO DO PT – LULA E SUA MANIPULAÇÃO. ISSO TAMBÉM MOSTRA QUE O POVO ESTÁ MAIS ATENTO E NAO É COLOCANDO ESSA FEIOSA E INCOMPETENTE, VESTINDO-SE DE MULHER E SE FAZENDO DE INTELIGENTE QUE O POVO IRIA ENGOLIR ESSA FALCATRUA DO PT. OS BRASILEIROS TÊM HONRA E TÊM PODER DE VOTO. E O CIDADAO HONESTO QUER EMPREGO, QUER TRABALHO, QUER DIGNIDADE E NAO ESMOLAS. CHEGA DESSA FARSA DO PT. O PARANA TEM QUE BOTAR O PT PRA FORA DE VEZ E MOSTRAR QUE ELES NAO VAO SE PERPETUAR NO PAÍS. QUEREMOS EMPREGOS PARA NOSSOS FILHOS E SALÁRIO DECENTE. PERDEMOS AS VAGAS AO SENADO – ESSA GLEISI E O REQUIÃO ESTAO RINDO DA NOSSA CARA. GLEISI E DILMA NAO SAO MUITO DIFERENTES: MAQUIAGEM EM EXCESSO E MENTIRA PRA TODO LADO, PROMESSAS QUE NUNCA SERAO CUMPRIDAS. COITADO DE QUEM VOTOU NESSES DOIS INÚTEIS…

  19. Após todo esse cenário das pesquisas furadas, uma pergunta me vem à cabeça. Será que aquelas pesquisas de satisfação e aprovação do governo Lulla também não estão furadas?

  20. No segundo turno Serra fará 65% no sul, sudeste e centro-oeste. Assim, será eleito e estará pronto para livrar o nordeste do novo coronelismo vermelho que lá se instalou com o bolsa-voto. Haverá emprego digno e desenvolvimento para todos os brasileiros e não esmolas para os nordestinos.

  21. Parabéns Honorato, simplesmente genial sua opinião. Assino em baixo. Olha perdi o emprego no SESC (1992) por apoiar esse sujeito…

  22. Adelio de Carli Responder

    O Povo paranaense deve se empenhar ao maximo para Serra ganhar o segundo turno pensando na administração do Beto, pois os senadores eleitos: Requião e Gleise e + o Alvaro vão trabalhar a todo vapor contra o Beto; então o Serra sendo presidente poderemos ter mais investimentos no Paraná, mas se for a Dilma, esta corja fará tudo para sacanear o povo paranaense. Vamos lá, vamos repensar nosso voto e vamos de 45…

Comente