Uncategorized

FHC afirma que Dilma lida com temas ambientais como Geisel

Por Gustavo Hennemann, de Buenos Aires, para a Folha .com

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, considera os “temas ambientais um obstáculo” para alcançar metas econômicas e isso deve beneficiar José Serra (PSDB) no segundo turno das eleições, segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Em entrevista concedida anteontem ao jornal argentino “La Nación”, FHC disse que Dilma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva são desenvolvimentistas com uma visão parecida à do general Ernesto Geisel (1974-1979), presidente do regime militar.

Ambos consideram prioridade o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), segundo FHC, e veem “temas ambientais” como entraves ao desenvolvimento.

Segundo o ex-presidente, Serra fez mais do que ninguém pelo meio ambiente em São Paulo e, por isso, tem vantagem sobre Dilma para cooptar parte dos quase 20 milhões de votos recebidos por Marina Silva (PV), que tem o argumento ecológico como base de seu discurso.

Na mesma entrevista, FHC valorizou o fato de Dilma não ter sido eleita já no primeiro turno. “É importante para a democracia [ter segundo turno], porque põe freio à ideia de que o Lula tem uma maioria esmagadora e que aquele que tem a maioria poder fazer de tudo”, afirmou.

Ao falar das chances de Serra, disse que houve um impacto na opinião pública que fez o PT perder votos e que essa tendência pode continuar. “Claro que não sou ingênuo e sei que não é algo fácil, mas eu acredito que ainda podemos ganhar”, disse.

Questionado sobre o papel de intermediário entre Serra e Marina, atribuído a ele pelo PSDB, afirmou que ajudará o tucano em tudo o que ele pedir. No entanto, disse que é mais importante formular uma mensagem que coincida com o “estado de ânimo dos eleitores de Marina” do que negociar com o PV.

FHC voltou a criticar a atuação de Lula na campanha de Dilma e a dizer que ele “deixou de ser chefe de uma nação para ser chefe de uma facção” no período.

15 Comentários

  1. O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, que também é membro do conselho permanente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)…

    “Nota da Comissão Brasileira Justiça e Paz
    O MOMENTO POLÍTICO E A RELIGIÃO

    “Amor e Verdade se encontrarão. Justiça e Paz se abraçarão” (Salmo 85)

    A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) está preocupada com o momento político na sua relação com a religião. Muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente. Desconsideram a manifestação da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 16 de setembro, “Na proximidade das eleições”, quando reiterou a posição da 48ª Assembléia Geral da entidade, realizada neste ano em Brasília. Esses grupos continuaram, inclusive, usando o nome da CNBB, induzindo erroneamente os fiéis a acreditarem que ela tivesse imposto veto a candidatos nestas eleições.

    Continua sendo instrumentalizada eleitoralmente a nota da presidência do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias.

    Veja a integra no link:
    http://www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente/conteudo.phtml?tl=1&id=1054988&tit=Arcebispo-de-SP-critica-polarizacao-de-debate-eleitoral-em-torno-do-aborto

  2. Podem falar o que quiser , mais eu sou fã desse homem como político. Ele mudou o Brasil com o plano real e bolsa escola, vale gás e outros ,que foi idéia da Dna Ruth Cardoso e que Lula adotou como bolsa família.Hoje Lula está desfrutando da boa economia graças a FHC.

  3. Parreiras Rodrigues Reply

    Todo mundo sabe que o combate às drogas começa pela proibição da entrada delas no Brasil.
    Todo mundo sabe que a nossa fronteira com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul está desguarnecida.

    O pior é que é verdade.

    Um governo mancomunado com as Farcs, que recebe subvencão dela, está obrigado a dar guarida aos seus membros.Tanto que a fiscalização é feita a la vonté e as poucas cargas – drogas e armas, apreendidas se deve às denúncias anônimas.

    Vocês em sã consciencia acreditam que vai acontecer barreiras nas divisas para inibir o comércio das Farcs.
    Só na nossa divisa com o PY e o MS, deveriam colocar umas dez lanchas, efetivo aumentado e inclusive um avião abatedouro e ainda a destruição de pistas clandestinas.
    Que ninguém espere nada disso ai do governo dum partido subvencionado pelas Farcs.

  4. Já não votei em Serra no primeiro turno e continuo não votando pelos vínculos deste com FHC, o presidente que debochava dos pobres. Dilma neles.

  5. CAÇADOR DE PETISTAS Reply

    É simples:

    Vem pra campanha nobre Presidente, você tem muita coisa pra falar. Você tem muita história pra contar. Mostra o que você fez pelo Brasil. Conta a história para os mais jovens do Plano Real e qual a importância da construção da estabilidade econômica do Brasil.

    Vem Presidente, fala para o povo acordar desta mentira chamada Lula da Silva

  6. Meu Deus…………….. agh!!
    Chega dos mesmos!!
    Por que não pedem a opinião do Hugo Chavez sobre a Dilma?

  7. Esse vampiro saiu da tumba? Desde quando o partido dele cuidou do meio ambiente? Ora faça o favor…quanta cara de pau para conquistar a Marina!

  8. Esse Ex quer o Serra na presidência para eles voltarem as privatizações.
    Dessa vez quem sabe a petrobras, copel e até as forças armadas serão privatizadas. Acorda meu povo, o país agora é outro, só os orgãos de imprensa é que está querendo desestabilizá-lo.

  9. Governo FHC criou: Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Plano Real, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Programa de Erradicação do Trabalho Escravo, Cumprimento da cota de adolescentes aprendizes pelas empresas. Tudo funciona até hoje!
    O PT criou o programa primeiro emprego, que foi um retumbante fiasco (como tudo o que o PT faz), pois nunca saiu do papel por ser ridículo.
    O único programa de estímulo ao primeiro emprego que funciona é o do adolescente-aprendiz criado por FHC. O bolsa escola foi feito para erradicar o trabalho infantil, tirando a criança da exploração no trabalho e colocando na escola. Agora, este incentivo virou bolsa-voto no PT combinado com evasão escolar e esmola para gente sem brio.
    Não dá para comparar o brasileiro FHC com o molusco pau d’água e falastrão!

  10. VERA PARABÉMS PELO SEU COMENTÁRIO;;VOÇE FALOU TUDO QUE TINHA QUE SER DITO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  11. Esse lance de criticar o Lula por ele se empenhar na campanha da candidata de seu partido é muita hipocrisia. Dispondo dos índices de popularidade dele, qualquer líder de qualquer partido faria o mesmo.

  12. Àquele que não for analfabeto em economia brasileira sabe da importância do Fernando Henrique nos ajustes necessários para colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento que hoje ele vem tendo. O Brasil de hoje não nasceu das bravatas do ausente presidente Lula e sim da coragem de FHC em não temer mudanças radicais.

  13. ola povo do PR vem ai 2 turno vamos na onda verde e amarela onda vermelha nao funciona que deus elumine os brasileiros pra escolher bem o nosso futuro azul verde e amarelo fabio tu viu esmael si fu hehehe

  14. SERA QUE O SENHOR FH VOADOR …CONSEGUE FALAR DIREITO….O VELHINHO JA ESTA BABANDO….JA ESTA NA HORA DE DEITAR E NAO LEVANTAR MAIS…ATE PARECE O VIDEL CASTRO…NAO LARGA O OSSO.

Comente