Uncategorized

Pessuti reage e culpa Requião por obras não realizadas

Governador rebate ataques de antecessor, a quem responsabiliza por promessas não cumpridas por falta de recursos

De Ivan Santos do Bem Paraná
Foto: Valquir Aureliano

O governador Orlando Pessuti (PMDB) quebrou o silêncio e reagiu com dureza aos ataques do antecessor, Roberto Requião (PMDB), culpando-o por uma série de obras prometidas pelo ex-governador e não realizadas por falta de recursos. Em entrevista à rádio CBN, Pessuti confirmou que não conversa com o ex-aliado desde que assumiu o governo e começou a atacá-lo.

Requião e Pessuti romperam relações após a transmissão do cargo, em abril. O novo governador não perdoou o antecessor por ter frustrado seus planos de ser candidato ao governo pelo PMDB, forçando o apoio à candidatura do senador Osmar Dias (PDT), derrotado no primeiro turno pelo tucano Beto Richa (PSDB). Após a eleição, em que obteve uma vaga no Senado por uma diferença de pouco mais de um ponto porcentual em relação ao terceiro colocado, o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), Requião passou a culpar Pessuti pelo resultado apertado. Também atribuiu a um suposto descontrole nos gastos pelas dificuldades financeiras do Estado.

Pessuti, que até então vinha evitando polemizar publicamente com o ex-governador, decidiu na última quarta-feira partir para o contra-ataque. Segundo ele, se existe algum problema financeiro na administração estadual a responsabilidade é de Requião, que prometeu e autorizou uma série de obras, sem que houvessem dinheiro em caixa para realizá-las.

“Conversa não tem. Eu tenho procurado me pautar no comando do governo. Não tenho em nenhum momento hostilizado ele e gostaria que ele também não me incomodasse. Ele que cuide da vida dele, que eu cuido da minha”, disse. “Não fiz nenhuma ação política para prejudicar a sua eleição. Não sabia que mesmo calado eu tinha tanta força para prejudicá-lo”, afirmou. “Durante 27 anos o ajudei a governar o Paraná e ele não teve a mesma postura de nos apoiar em uma única eleição. Foi para a desconstrução da nossa candidatura. Uma semana depois de termos assumido já começou a fazer críticas ao nosso governo e as pessoas que nós nomeamos, que são as mesmas que já estava no governo dele”, reclamou.

O governador contou que a ida a Brasília no meio da semana foi justamente para buscar recursos federais para obras prometidas por Requião e não feitas por falta de receita. Segundo ele, o governador eleito tem o direito de realizar uma auditoria nas contas do Estado, como afirmou. “

Paraná está com suas contas em dia. Não fizemos absolutamente nada que pudesse comprometer as finanças do Estado”, garantiu.

“Muitas coisas que o Requião prometeu, ele não conseguiu fazer e eu estou conseguindo. Ele prometeu fazer 151 escolas em parceria com municípios, e não fez nenhuma. Eu consegui fazer pelo menos 27”, contou. Pessuti disse que o antecessor também prometeu e divulgou estar construindo 300 clínicas da mulher. “Na verdade só tinha 146, nós conseguimos colocar mais 72”, explicou. Requião também teria autorizado 64 escolas estaduais novas, mas elas sequer foram licitadas por falta de recursos. “Se alguma coisa de irresponsabilidade aconteceu foi lá atrás quando ele autorizou obras que não podiam ser autorizadas, porque a receita não permitia. E quem diz isso é o Heron Arzua (secretário da Fazenda) que já o assessorava”, afirmou.

Pessuti confirmou que vai trabalhar pela candidata do PT, Dilma Rousseff, no segundo turno da eleição presidencial. Mas disse que a responsabilidade pela coordenação da campanha no Estado deve ser da senadora eleita pelo partido, Gleisi Hoffmann. “Quem coordena é a candidata e os partidos que integram a coligação, não sou eu nem o governador Requião que temos que decidir quem é coordenador. Eu não faço questão”, alegou.

32 Comentários

  1. PUXA VIDA, O POVO DO PARANA, ELEGER ESSE F.D.P. DO REQUIÃO FOI E É UMA LÁSTIMA.

    SEM IMUNIDADE PARLAMENTAR ESSE CANALHA IRIA RESPONDER POR DESVIOS DE VERBAS, NEPOTISMO, SUPERFATURAMENTO, PROMESSAS ENGANOSAS, DANO MORAL, ETC E TAL..

    AGORA TERA OITO ANOS DE IMUNIDADE, TEMPO SUFICIENTE PARA DECAIR O NOSSO DIREITO DE AÇÃO CONTRA ESTE SAFADO MENTIROSO.

    QUEM VOTOU NO SALAFRA?
    POVO DO PARANA ELEGEU O SOBRINHO DELE, O ATROPELADOR, ASSASSINO…JOÃO ARRUDA, FILHO DA IRMA DELE AQUELA QUE SE AGARROU NA PROVOPAR, A PRIMEIRA DAMA DO GOVERNO =REQUIÃO.

    BRINCADEIRA TEM HORA.
    VAMOS LA POVO, PRESTAR ATENÇÃO NO VOTO, POIS SENÃO ESTARAO ATIRANDO CONTRA SUAS PROPRIAS CABEÇAS.

  2. Demorou.
    Lamento pelo Gustavo, que com um pouquinho mais teria resolvido tudo da melhor forma.

  3. A verdade é que Requião “quebrou” e Estado do Paraná e saiu à francesa, deixando o “pepino” para o seu sucessor.

  4. E só agora que o Pessuti mostra que as promessas do Requião não passavam de bravata? Que falta de caráter. Agora o povão que não enxerga nada elegeu o Requião que não faz nada. O Pessutio ficando calado ajudou muito o Requião, mas deveria ter tido um pouco de decência e contado tudo isso antes das eleições. E agora? Tem como tirar o Requião de lá?
    Campana. Toda sua campanha contra o Requião foi infrutífera, não impediu a eleição dele. 8 anos fazendo oposição ao Paraná. A imprensa é muito fraca e não consegue mostrar o que é ruim ou o povo é muito burro mesmo?

  5. Duval Simões Araújo-Londrina Responder

    Vamos ver o que vai aparecer na auditoria completa e responsável que o governo Beto Richa vai realizar no governo do Paraná. Falam que deve aparecer muita coisa podre. Vamos aguardar!

  6. O PARANÁ DO ATRASO Responder

    É uma pena que estejamos ainda discutindo sobre a vaca velha do ex-governador. Também pudera, com o principal jornal do estado e seus articulistas ajudando na eleição do seu grupo, ficou facil ele voltar a ser senador. Culpa deles.

  7. esse canalha do requiao deve ter afundado o paraná.,alguen sabe do osmar. vamos de JOSÈ SERRA.

  8. Dorival Martins Responder

    São farinha do mesmo saco, em 01 de Janeiro tem de tirar esta tropa toda, nada de usar os amigos do pessuti na nova administração, chega desses caras elegemos o Beto por mudança…

  9. GRILO DE PARANAGUÁ Responder

    PESSUTI ESTÁ PRA REQUIÃO COMO A
    DILMA ESTÁ PRO LULA….
    SÃO CRIATURAS DE FICÇÃO E SEM CÉREBRO, INVENTADAS POR SEUS CRIADORES TIRÂNICOS…
    MAS UM DIA, A CRIATURA SE REBELA, MESMO COM O
    PEQUENO CÉREBRO….
    POR ISSO VOU DE SERRA!!! é conhecido e sem máscaras….

  10. Não sou fã de Roberto Requião, as vezes que me manifestei
    a seu respeito foi para criticá-lo inclusive com ceta contundência. Mas, justiça seja feita o Sr. Orlando Pessutti,
    como sempre foi um “OPORTUNISTA”, e acima de tudo um “SANGUE-SUGA”, agora se apresenta como um bom
    moço, atendendo a todos os pedidos dos mais variados seguimentos do Estado, como se fosse candidato à alguma coisa, com isso, esta destruindo literalmente as finanças do
    Estado com os seus atos.
    O Beto Richa, vai ter que pagar as contas e como?
    Que não queira imputar responsabilidades ao Requião,
    porque a população não é idiota.

  11. O afastamento destes dois do comando no Executivo Paranaense é extremamente salutar.O Transtornado ainda pesará nos erários públicos falando inutilmente sobre babozeiras, tais como:
    Carta de puebla- Bolivarianismo- MST benção dos céus- Capital Vadio (menos o do guarda roupa).O “caipirex populista leniente com o MST” retornará à sua devida estatura.
    Aleluia ! Paraná!

  12. Mais uma vez reitero ao BETO RICHA que proceda uma auditoria externa em todos os níveis de GOVERNO mas não camufle os resultados… Dê nomes aos Bois e, certamente confirmaremos que o ROMBO na Paranaprevidência, tem sim autor…No Porto de Paranaguá também! Aliás em todas as secretarias de Estado e Estatais o BURACO é muuiiiito grande! (SANEPAR, COPEL e etc…)!
    Força Beto.
    E não se esqueça de rever as contas do governo aprovadas de 2006, 2007, 2008 e 2009, todas referemndadas na Assembléia pelos deputados apoiadores do INSANO, (TODAS AS CONTAS COM RESSALVAS… sem que as ressalvas de 2006 fossem cumpridas, as de 2007, sem cumprimento das ressalvas e as de 2008 idem, o que quer dizer que todas estão desaprovadas e o IMPROBO REQUIÃO solto e com cargo agora de SENADOR… Não é mesmo Hermas Brandão????

  13. OLHA MINHA GENTE, POLITICO NÃO COME POLITICO, DA INDIGESTÃO ELES SABEM DISSO. AGORA VAMOS ESQUECER O REQUIÃO, SE GANHOU POR OU POR DOIS VAMOS ESQUECER E VOLTARMOS A REALIDADE, QUE É GANHAR A ELEIÇÃO DA DILMA, OS BLOGS POLITICOS TEM QUE AJUDAR NA CAMPANHA, PESSUTI,REQUIÃO,OSMAR,GRECA,LUIZ CARLOS, EOUTROS, VAMOS ESQUECER, JA NÃO DA MAIS,OS LEITORES DOS SEUS BLOGS, ESTAO FICANDO CANSADOS DESSE ASSUNTO, ESSA BRIGUINHA DE COMADRE, ENCHE O SACO.

  14. Votei em Richa, mas ressalto a admiração de milhares de paranaenses pelo Pessuti. Pessuti é um exemplo de líder democrático e que respeita as leis.

    Peço ao Senhor Governador Pessuti a aprovação das 30 horas para as Assistentes Sociais de todo o Paraná. Faço este pedido com tranquilidade, pois Orlando Pessuti é um exemplo de diálogo e diplomacia, um Governador aprovado pelos Paranaenses.

  15. Já diziam que se o Beto Richa fosse eleito não teria $$$$ para pagar o custeio do governo, e que se o outro fosse eleito o governo federal proveria os $$$$$.
    Está sendo mostrada a verdade lavando a roupa suja desse desgoverno, será que a Lei de Responsabilidade Fiscal vai funcionar ou será excepcionalizada !
    Portanto, precisamos do SERRA como presidente para que nosso governador tenha uma boa representatividade em Brasília.

  16. CAVALEIRO NEGRO Responder

    O PESUTTI FAZIA E FAZ PARTE DO GOVERNO QUE MANDOU NO PARAÁ DURANTE 7 ANOS, AGORA VEM DAR UMA DE BONZINHO,……PEGA O BENÉ E SE MANDA COMO ESTÁ FAZENDO O ……….OSMAR DIAS………ALIAS COMENTA-SE QUE O ………………OSMAR DIAS………ASSIM QUE TERMINAR O SEGUNDO TURNO JÁ ESTÁ COM EMPREGO GARANTIDO SABE AONDE…..VAI TRABALHAR NA RECORD…..SABE AONDE……….”””A FAZENDA””””””, (não a do Tocantins)

  17. Rasa Pereira (Cajuru) Responder

    O que devemos dizer a eles:

    Ao Pessutão… não deixa este nepotista e maquiavélico se aproveitar e lhe atacar não….. responda a altura e mostre a população todos os podres, abusos e incompetências do Requião !!

    Ao Requião: Na vai deixar barato as acusações do Pessutão não heim. Mostre toda sua garra, voracidade, e atrople moralmente ele, mostrando todas as mazelas e incompetencias e abusos do Pessutão enquanto governador tampão.

    Mora da História… Muito Bacana este ataque mutuo pois saberemos mais coisas deste governo que frustou e arrebentou a população.

  18. CONCORDO COM A OPINIÃO DE DUVAL SIMÕES ARAÚJO DE LONDRINA,MAS, ESTA AUDITORIA TEM QUE IR A FUNDO EM TODAS AS ÁREAS,NÃO PODERÁ ESCAPAR NADA, COMEÇANDO COM A FARRA DAS DIÁRIAS FRIAS, A FARRA DAS VIAGENS A EUROPA(AGORA NO FINAL DE GOVERNO) , ESTADOS UNIDOS,CHINA,DUBAI,ESPANHA,BUENOS AIRES.
    A FARRA DOS DIRETORES DE AUTARQUIAS,ASSESSORES E SECRETÁRIOS DE ESTADO VIAJANDO PARA TODOS OS PAÍSES POSSÍVEIS E IMAGINÁRIOS SEM NECESSIDADE ALGUMA,POIS JÁ PERDERAM AS ELEIÇÕES E NÃO VÃO TRAZER NADA DE BOM PARA O GOVERNO ELEITO,CHEGAM A FAZER CHACOTAS DE QUE “ESTÁ PERTO DO NATAL,ENTÃO VAMOS AS COMPRAS”…
    SR.BETO VOLTO A AFIRMAR,TEM GENTE QUE ANDA CIRCULANDO PELOS MEIOS DOS SEUS AMIGOS PESSOAIS QUE FAZEM PARTE DESTA FARRA,E, QUE ESTÃO A ANOS SEM DEIXAR A TETA ESCAPAR,DESDE 1990(PRIMEIRO GOVERNO DO DUCE),JÁ SE APOSENTARAM E NÃO LARGAM SEUS DAS’s.
    ASSIM,SR.BETO, SEU GOVERNO NÃO PASSARÁ DE UM CONTINUISMO,AQUELES QUE JOGARAM NAS DUAS CAMPANHAS VÃO CONTINUAR MAMANDO,PRINCIPALMENTE OS DA COLÔNIA…
    BASTA LISTAR TODOS,MAS,TODOS OS COMISSIONADOS DO DUCE E DO PANSUTI NO ATUAL GOVERNO E VARRÊ-LOS PARA BEM LONGE DE SEU GOVERNO,É CLARO QUE VAI APARECER AQUELES QUE AJUDARAM ALGUNS DEPUTADOS DO PARTIDO DO DUCE E QUE PERSEGUIRAM OS FUNCIONÁRIOS ESTATUTÁRIOS EM TODAS AS CAMPANHAS,DEPOIS VEM ESTES DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO,TALVEZ SEM SABEREM E AINDA VÃO PEDIR PARA NÃO TIRAR O CARGO DE CHEFE DE GAS’s OU GRHS’s DE ALGUMAS SECRETARIAS DE ESTADO.
    OBSERVE BEM DE PERTO A SEAP,TERRA NOSTRA DA SECRETÁRIA E DIRETORES “INSUBSTITUÍVEIS”,ASSESSORES “DA MAIS NOBRE CONFIANÇA”OS GRANDES FERRADORES,SÓ SACANEARAM COM OS FUNCIONÁRIOS.
    SR.BETO TEVE AÇÕES LEGÍTIMAS,RECONHECIDO PELO EX-GOVERNADOR QUE GANHAMOS E ESTE MANDOU PAGAR RETROATIVO A 01/10/2002 EM NOVEMBRO DE 2003 E A SEAP NEGOU-SE A PAGAR,CONTRARIANDO UMA DETERMINAÇÃO DO GOVERNADOR,ENTÃO ACABAMOS POR ENTRAR COM UMA AÇÃO NA JUSTIÇA PARA QUE ELES PAGUEM O QUE O EX-GOVERNADOR MANDOU PAGAR,E,A CHACOTA DESTE POVO DA SEAP EMPURRAVA A CULPA PARA A SEFA,E FOMOS ATÉ A CAFE E ESTA NOTIFICAVA QUE QUANDO O EX-GOVERNADOR DECRETOU O PAGAMENTO ELES AUTOMÁTICAMENTE,POR FORÇA DE LEI, BLOQUEARAM OS RECURSOS PARA O PAGAMENTO,ISTO FOI COMPROVADO, ENTÃO A SEAP SE INSUBORDINOU E NÃO IMPLANTOU EM FOLHA DE PAGAMENTO ATÉ HOJE.
    SR.BETO,FAÇA UM GRANDE FAVOR AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS,FAÇA UMA LIMPA NA ÁREA DA SEAP/DRH,SÓ TEM TRAIRAS LÁ….
    SAUDAÇÕES, E CONTE COMIGO,NÃO ESQUEÇA DAS PALHAÇADAS NOS PORTOS….

  19. O Requião está mais demente do que nunca, parece um “molecote ranhento” de calças curtas provocando o vizinho para uma briga. Aliás é só o que ele sabe fazer, provocar para brigas, porque na hora do “Vamos Que Vamos”, ele se acovarda…Zé Feio e Rubens Bueno, que o digam!

  20. Daqui 50 anos quando o Paulo Bernardo
    escrever um livro de memórias é que
    vamos saber por Orlando (Jabulani) Pessuti
    não quiz disputar a eleição para o Governo
    do Paraná.
    Parece que os argumentos foram irresistíveis.
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  21. Bem, todos sabemos o ódio que nutre a relação Requião x Pessuti, muito mais pelo lado do Bob do que do Pessutão, mas é lamentável que Requião não tenha deixando nem o Organograma da SESP para seu vice. Isso pode ser comprovado pelo desconhecimento do Governador Pessuti ao dar de presente para a Polícia Científica, que não faz parte do quadro da Policia Civil, projeto de lei em nome dos 157 anos da Policia Civil. A Policia Civil faz aniversário e quem ganha o presente é o vizinho! E.T.: quem foi que colocou o Governador nessa fria????

  22. IREI VOTAR NA DILMA, MAS NÃO FICAREI TRISTE SE SERRA VENCER AS ELEIÇÕES! OS CARONAS DE REQUIÃO QUE APROVEITEM BEM O PODER, POIS DIA 31 DE DEZEMBRO ESTÁ CHEGANDO E SE DILMA NÃO VENCER AS ELEIÇÕES O BOTE SALVA VIDAS DA FAMÍLIA PESSUTI (MINISTÉRIO DA COPA) IRÁ AFUNDAR. NO FUTURO AQUELES QUE VIRARAM O PRATO, IRÃO SENTIR SAUDADES DO NOSSO NOVO SENADOR PARANAENSE.

  23. Pessuti é só mais um. Estava grudado na Maria Louca e um subalterno do Requiao. Esse Pessuti é outro que tem que se aposentar, vivia na Escolinha rindo das asneiras do Chefe. Agora querem se matar. Cala a boca Pessuti, vce manou 8 anos com o Requião e por que nao ajudou a concluir as obras e a livrar o Porto da miséria que se encontra? Para mim vce é mais um, só mais uma que nao merece nenhum voto dos paranaenses. Cobra manda do Requiao. E como disse o amigo acima: eles têm que ser esquecidos e vamos lutar por Serra.

  24. Geraldo Medeiros Responder

    Identificado elo perdido da dinastia do atraso que domina a empobrecida Coreia do Norte. Ele foi encontrado aqui em nossas plagas como o Senador eleito Rei Kim Jong

  25. miletante do maior e melhor partido do brasil ., dez de 1980 companeiro fiel do requiaõ e pessutaõ~acompanei de perto o trabalho destes homens durante este tempo tudo . mas hoje eu vejo muita ciomeira das parte o resultado de tudo issto levou nos a derrota nas urnas em 3 de outubro como diz o ditado tudo o que devedido e vencido esta briga nao fortalesse o nossos candidatos em 2012 e muito pior em 2014 pmdb tem ja realizo muitos sonhose queremos realizar muito mais por tanto os miletante nao pode pagar por issto vamos fortalecer as bases vamos dar mais apoio ao enterior principalmente ao vale do ivai que sempre deuresultados em favor do pmdo

  26. miletante do maior e melhor partido do brasil ., dez de 1980 companeiro fiel do requiaõ e pessutaõ~acompanhei de perto o trabalho destes homens durante este tempo tudo . mas hoje eu vejo muita ciomeira das parte o resultado de tudo issto levou nos a derrota nas urnas em 3 de outubro como diz o ditado tudo o que devedido e vencido esta briga nao fortalesse o nossos candidatos em 2012 e muito pior em 2014 pmdb tem ja realizado muitos sonhos e queremos realizar muito mais por tanto os miletante nao pode pagar por isto vamos fortalecer as bases vamos dar mais apoio ao interior principalmente ao vale do ivai que sempre deu resultados em favor do pmdo

  27. O Requião sempre se impôs pela mentira e truculência verborrágica. Da farça do Ferreirinha até a “Carta de puebla” (defesa dos pobres) nunca se preocupou em fazer um bom governo, o ápice dessa desfaçatez foi quando colocou o imcompetente do delazari na pasta da Segurança Pública.
    Além de despreparado, delazari foi arrogante e perseguidor. Fêz com que muitos policiais competente se aposentassem e colocou outros tantos na rua, apoiado pelos aduladores da Pm e PC. Não respeitava os policiais e todo seu projeto se resumiu ao fatídico “geo-processamento” uma boa idéia, mas na mãos de gente competente.
    Agora fiquei sabendo que o delazari está em depressão, que Deus o ajude, ele vai precisar.

  28. Ainda vejo pessoas perdendo tempo falando de Orlando
    Pessuti. Esse é o verdadeiro mala que conheci no Estado.
    Esqueceram também que Pessutti e Regna são funcionários fantasmas da Assembléia Legislativa do Paraná. Quando vejo comentários de Pessuti, me vem a mente alguns de seus predicados: enganador, picareta, canalha, omisso,
    vaselina, traira, babaca e acima de tudo traidor.

  29. Luís adolfo Kutax Responder

    Conforme as palavras inteligentes do colunista da Gazeta do Povo, Celso Nascimento, talvez se o PMDB tivesse reagido às imposições do ex-governador, e conduzissem o Pessuti como candidato, daí, no Paraná, houvesse segundo turno.
    O ex-governador reclama e tenta fazer o que sempre fez culpando os outros, mas ganhou a eleição para o senado, porém por todo o desgaste que teve com as brigas com o Osmar conseguiu tirar do PMDB a administração do Estado do Paraná, embora o novo governador do PSDB já demonstrou que tem todas as qualidades e indicativos que fará uma boa administração e, cumprir o que prometeu.
    São poucas pessoas que ainda acreditam nos “devaneios” do ex-governador, e o Rubens Bueno e o João Feio já homenagearam o povo do Paraná com atitudes reflexas.
    Pessuti cresceu com sua família e tantos outros caboclos tirando “leite da pedra” para sobreviver, e com o sonho de levar um pouco de bem-estar que não teve em sua infância e adolescência, e assim traçou seu caminho, porém acredito que tudo continua com a mesma intensidade e objetividade.

    SEGUE EM FRENTE PESSUTI, DEUS ESTÁ CONTIGO!

    Em Contenda, em números divulgados no sitio da UOL:
    1.Gleisi (PT), 15.070 votos
    2.Gustavo Fruet (PSDB),13.283 votos
    3. Requião (PMDB),11.972 votos

  30. Luís Adolfo Kutax Responder

    RETIFICANDO:
    Em Contenda, em números divulgados no sitio da UOL:
    1.Gleisi (PT), 5.384 votos
    2.Gustavo Fruet (PSDB), 4.181 votos
    3. Requião (PMDB), 3.844 votos

Comente