Uncategorized

Jogo ficou duro para o PT

Do João Bosco Rabello – O Estado de S.Paulo

O segundo turno trouxe vantagens a José Serra e problemas a Dilma Rousseff, o que explica o abatimento da candidata e o clima de prostração na sua base, conforme admitiu o presidente do PT, José Eduardo Dutra. Do lado tucano, o resultado abriu a campanha aos políticos liderados pelos vitoriosos no primeiro turno, como Aécio Neves, Aloysio Nunes e Jorge Bornhausen – este apontado como um dos fatores da eleição do governador do DEM Raimundo Colombo, em Santa Catarina, onde Lula pediu ao eleitor que “extirpasse” o partido.

O PT luta para levantar o ânimo, mobilizando governadores e estimulando a militância. Mas também já vive o clima de disputa interna com o PMDB que cobra sua exclusão nas decisões de campanha e se vê obrigado a conviver com Ciro Gomes que classificou o partido como “um ajuntamento de assaltantes”, chefiados por Michel Temer, o vice da aliança governista.

O que concentra mais a atenção do PSDB agora não é o debate sobre o aborto ou a conquista de Marina Silva, embora sejam importantes, mas os acordos internos, como o compromisso de Serra de não disputar a reeleição, abrindo caminho para Aécio Neves e Geraldo Alckmin em 2014.

Ambos têm força para dar a vitória a Serra em seus colégios eleitorais nos índices idealizados pelo tucano para o primeiro turno, quando a popularidade de Lula impôs um engajamento menor. O cenário indica que Minas já divide com São Paulo o poder político no PSDB.

Faltou sinceridade

Aceitar o debate plebiscitário sobre o aborto foi o grande erro cometido por Dilma Rousseff, na avaliação de políticos e analistas. Refém do sim ou do não, a candidata foi flagrada em contradição, o que se tornou mais importante eleitoralmente que o tema. “A verdade não dá voto, mas a mentira tira”, resumiu um experiente político, ao referir-se à afirmação de Dilma de que sempre foi contra o aborto. Para a maioria, no mínimo, a candidata não passou sinceridade ao eleitor.

Sangria eleitoral

No primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) resistiu ao uso de sua imagem com o neto Gabriel, no colo, no horário eleitoral. Na ocasião, apenas uma foto registrada pela equipe da campanha foi liberada para divulgação. O critério mudou, porém, com a inserção do tema aborto na pauta eleitoral. A imagem do neto foi ao ar no primeiro programa da candidata no segundo turno, para reforçar o discurso em defesa da vida. O PT se convenceu de que, mais que o escândalo da Casa Civil, o aborto provocou uma sangria na candidatura.

Concentração

A candidata Dilma Rousseff está desde sexta-feira sob treinamento intensivo para o debate de hoje, o primeiro apenas entre ela e Serra. Com ela, José Eduardo Dutra, Ciro Gomes e o ministro Alexandre Padilha.


32 Comentários

  1. SITUAÇÃO PELA PESQUISA CORRUPTA DO DATAFOLHA
    VOTOS VÁLIDOS ——-101.590.153

    DILMA ROUSSEFF——-54% DE 101.590.153—————54.858.683
    SERRA——————–46% DE 101.590.153—————46.731.470
    DIFERENÇA PRÓ DILMA-08% DE 101.590.153————— 8.127.213

    VOTOS TOTAIS———-135.804.433

    DILMA ROUSSEFF——-48% DE 135.804.433—————-65.186.128
    SERRA——————–41% DE 135.804.433—————-55.679.817
    DIFERENÇA PRÓ DILMA-07% DE 135.804.433—————- 9.506.311

    SÃO DIFERENÇAS COLOSSAIS E NÃO SE ESQUEÇAM , MANIPULADAS PELO DATAFOLHA

  2. Podem vir Petezada vocês já estão a um passo da cova,hoje começa a derrocada,a máscara vai começar a cair.
    SERRA 45 – PRESIDENTE –
    FOOOORRRRAAAA DILMA GUERRILHEIRA;MENTIROSA,ETC…E DEPOIS ELA VEM FALAR EM CALÚNIA,TOM VERGONHA NA CARA…

  3. vermelho é a cor do sangue curetado junto com o embrião ou feto durante o abortamento…..

  4. SERRA é um Homen íntegro, bem preparado, sempre fez um bom governo , e vai fazer mais pelo Brasil. Essa outra o que fez??? Vamos comparar:: SERRA – AÉCIO NEVES<BETO RICHA< ANASTASÍA, GERALDO ALKIMAN, COLOMBO e DILMA – SARNEY ERENICE GUERRA< RENAN CALHEIROS< VALDOMIRO DINIZ GENUINO< DELÚBIO< PALLOCI e por ai , da pra comparar?????????

  5. MAURÍLIO VIANA Responder

    Di Russeff não, vou de JOSÉ SERRA – 45. Agora sim, é HORA da VIRADA, vamos que vamos pelo BRASIL melhor, MUITO MELHOR. Não se pode querer dividir o BRASIL entre RICOS e POBRES!!!!

  6. O serra precisa de 4.0 milhões de votos da dilma e será o presidente.
    crecimento1.5 em minas, votos que aécio teve, 1.5 em sp, meio milhão no paraná e meio milhão em SC, fora ms, mt, df, que vai crescer muito, a eleição esta para o serra, não será facil, mas é possivel. Por isso a PTzada esta num desespero só.

  7. Parreiras Rodrigues Responder

    Oito pontos. O debate de hoje e a maioria do PV vão enterrar o projeto do Socialismo Real, da República Totalitarista que estavam sendo gerados no útero putrefacto do petismo/lulista.

    Deus ‘é Fiel! (Nada a ver com a torcida corintiana)

  8. Da para perceber claramente nos Programas Eleitorais do Segundo Turno, e na cobertura diaria dos candidatos, uma alegria maior por parte da campanha de SERRA, parece que o que parecia impossivel esta acontecendo, a população que se via obrigada a “engolir algumas mentiras calada e perplexa”, agora pode voltar a ter esperança num Brasil realmente mais livre e democratico, “a onda vermelha”, que anunciava a “truculencia e autoritarismo”, da espaço para a esperança “verde amarela” de que o Brasil e de todos os brasileiros, e não de um so partido ou corrente ideologica, e que todos juntos e unidos na religião, na cultura, na juventude, na esperiência, na diversidade, na educação, na saude, na segurança publica, vão ter a alternativa de em JOSE SERRA ter novos e melhores dias ao Brasil, sem corrupção, sem escândalos e com muito trabalho e dedicação para o nosso pais e nossa gente!
    Vamos de JOSE SERRA mudar o nosso Brasil!!!!!!!!

  9. João Bosco Rabello deve estar querendo virar humorista,todos os cientistas politicos acredida que Dilma tem 90% de chances para vencer e que so precisa de 12% dos votos da Marina Silva,por esse motivo nunca foi tão facil de vencer essa eleição.
    Sera que alguem precisa de comentario de alguem para achar que Serra vai perder ou ganhar?

  10. salete cesconeto de arruda Responder

    Se Dilma ganhar essa eleição – AINDA QUE SEJA POR UM SÓ VOTO – teremos o maior feito da história mundial contemporânea!
    Veja Fábio: não será uma VITÓRIA sobre Serra e seu grupo. Será uma vitória contra:
    – o partido da imprensa golpista o famoso PIG;
    – contra os ditadores que foram todos se esconder no ninho;
    – contra o machismo sexista que mata homens e mulheres e abusa, estupra e mata crianças em vida – como dizem os poetas;
    – será a vitóira do medo, da mentira, da calúnia, da omissão… contra programas de governo discutidos claramente;
    – será a vitória sobre propostas que não são detalhadas – APENAS COMPRAM VOTOS – como alguns fazem com dentadura e cadeira de rodas pois quando Serra propõe aumento de salário e aumento de aposentados não detalha da onde vem o dinheiro, em quantas parecelas, dia e hora em que esses aumentos serão dados… pode ser um aumento para 10 anos aos vagabundos do FHC e umas quireras pingadas para os do salário mínimo. Serra nem diz de quem cor vai ser o enxovalzinho dos bebes…
    …..
    Pois é.
    Teremos MULHERES sempre MULHERES torturadas e queimadas em praça pública por terem engravidado de homens que não conseguem se conter nem dentro das suas igrejas. Homens que COMEM criancinhas e depois rezam missas e cultos ao seu Deus pai castigador.

    Enfim, querido Fábio: se Serra ganhar esta eleição TEREMOS MAIS 500 ANOS DE MACHISMO QUE ABUSA, ESTUPRA, TORTURA E MATA até criancinhas pois o seu programa de televisão leva a isso ao DESRESPEITAR UMA MULHER COM A HISTÓRIA DE LUTA DA GUERREIRA DILMA. Serra prefere as esposas dos Roriz, as Ruths que morrem cedo por dor de traição, as machistas que falam de outra mulheres enquanto homens se calam – MESMO ACHANDO QUE JOSE NÃO É O QUE PARECE!

    Mas o que dizer a homens e mulheres que não ENTENDEM que talvez daquí há mais 500 anos – o Brasil terá outra oportuidade de eleger uma MULHER e então MUDAR tudo para MELHOR na nossa cultura?

    Eles não CONSEGUEM perceber o VALOR DE UMA SOCIEDADE onde o poder é dividido entre homens e mulheres. São pessoas que em geral – GOZAM APENAS COM O PRAZER DO PATRÃO OU DOS SEUS SENHORES. Homens e mulheres que NUNCA FORAM LIVRES e que não SUPORTAM gente livre e feliz. Por isso lhes agrada a regina do medo.

    E viva TORQUEMADA!
    Enquanto pode vai continuar usando todas as armas para fazer valer o que agrada seu GRUPOS OPUS DEI.

  11. A onda vermelhou já passou…. Aliás, marolinha… Agora é o tsunami verde e amarelo com Serra.

  12. E Agora?
    Como impgnar as pesquisas? Mande o futuro ditador do Paraná impugnar as pesquisas nacionais.
    Não adianta o Brasil mudou, não quer o PSDB. Só no Paraná, ou melhor, Curitiba e Londrina. Eu faço parte dos 48% que não aprovam o Beto Propaganda como governador.
    Quanto ao comentário do Pac, claro que não vimos, Curitiba era do PSDB.

  13. Como a candidata mudou fácil, depois que viu na encrenca que se meteu . Tá falando até do neto, para tentar enganar mais uma vez. Agora é tarde demais. Sua faceta é conhecida a ponto de não restar dúvidas. SERRA 45 no segundo Turno. E o BRASIL terá sim um PRESIDENTE de respeito, de experiencia pública, preparado. A outra nao passa de aventureira, mentirosa. Tá em tempo, vai pra escola da vida e tentar aprender o significado dos valores morais e éticos. SERRA 45 e ponto final .

  14. O que eu vejo é que os próprios dilmistas estão ficando com vergonha de assumir o voto publicamente.
    A agressividade extrema da dilma pitbul no debate deixa algumas dúvidas no ar. Quem está tão a frente não agiria desta forma.

  15. Será que o PV e Marina leram a coluna da Miriam Leitão sobre o Congresso Internacionalk do Meio ambiente????????

  16. nossa fiquei muito feliz quando vi as
    pesquisas ontem a dilma duas caras rouseff
    terminou o 1 turno com 46% dos votos
    e agora tem 48% subiu 2 pontos e nosso
    futuro presidente terminou o 1 turno com
    33% e agora tem 41% subiu 8 pontos viram
    a diferença e de degrau em degrau vamos chegar la
    e dia 31 de outubro se Deus quiser vai dar serra 45

  17. Caçador Mensaleiro Responder

    Tenho muitos amigos na região norte do país que votaram para a Marina,todos eles foram bem claros em dizer que tinham simpatia pela Marina e uma forte rejeição a Dilma e não votariam de jeito nenhum pra ela. Podemos concluir que a Dilma tem uma forte rejeição no país e que muitos votos da Marina migrarão automaticamente e sem muito esforço para o Serra no segundo turno.

  18. Para chamar a Dilma de terrorista tem que MUITO IGNORANTE!!. Já ouviram falar de Nelso Mandela?! Isso mesmo, este hoje herói mundial teve que pegar em armas contra a política segregacionista de seu país e foi fundamental a criação do seu “exercito” paralelo para rechaçar este regime horrendo (leiam sua biografia)! Na Ditadura Militar, contra a lei era o governo, que autoritariamente e com o uso da força, rasgou a constituição e os direitos dos brasileiros. Assim, Dilma que lutou pela democratização do país, assim como Gabeira (que até elaborar sequestros de embaixadores elaborou) em qualquer país que não fosse recheado de ignorantes pervertidos pela elite peessedebista (esta sim autoritária) seria tratada como HEROÍNA. Isso mesmo, enquanto vc escutava Roberto Carlos e companhia cantando “meu biquini de bolinha amarelinha…” uma massa de intelectuais ativamente se manifestava e elaborava formas de livrar o país da profunda ameaça diária à nossa cidadania. São vc que dizem ainda hoje que a ditadura sim, era tempo bom, porque não tinha marginal na rua! Ah, sim, e o direito de ir e vir? E a liberdade de expressão? E a liberdade de imprensa? E a evolução intelectual do país? Enfim… nem sequer me considero partidária da candidata, mas tem se tornado difícil escutar tanta BABOSEIRA dita por este babaca engravastado que tem a pachorra de se orgulhar de não ter feito NADA CONTRA A DITATURA!!!

  19. A Ex-Guerrilheira Dilma esta descontrolada, perdeu o chão com a ida para o Segundo Turno, não tem Propostas so agressão ao candidato Jose Serra, que alem de ter subido nas pesquisas ainda ganhou o eleitorado que tinha votado na Marina, portanto Dilma esta desesperada, mas não vai ser com agressão que ela vai recuperar as perdas sofridas, pois a população não quer ver truculencia da candidata, ja que ela não tem Propostas para o Brasil, que va tentar a sorte em outro lugar, pois o Povo esta neste Segundo Turno abraçando as Propostas de Jose Serra por um Brasil bem melhor!!!!!!!!

  20. ATENÇÃO;;;;;;;;;;ATENÇÃO;;;;;;;;;;APOSENTADOS VAMOS NOS UNIR E DAR O TROCO NAS URNAS PELAS AGRURAS QUE PASSAMOS;;AGORA É Á NOSSA VEZ;;;;SOMOS MAIS DE TRINTA MILHÕES DE VOTOS E FAZEM Á DIFERENÇA SERRA 45 45 45 45

  21. Nossa desde quando a Dilma lutou pela redemocratização do país???????????????????????????????????
    Tem alguém mal informado.
    Precisa ler mais sobre a guerrilha do Araguaia e Carlos Lamarca, o ídolo da Diklminha ou Stela.

  22. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    CAROL, CAROL

    Você esta equivocada.
    DILMA, não é terrorrsta, Dilma é assaltante de banco.
    Dilma, não foi presa por esta militando para defender a Democracia. DILMA foi presa e torturada por estar promovendo a desordem e criminalidade ou seja, assalto a banco, sequestro e outros crimes.

    Cai fora Carol. DILMA é mesmo bândida e não pode ser comparada com Mândela que lutou pela Pátria.

    DILMA É E SEMPRE FOI BÂNDIDA.

Comente