Uncategorized

Lula tenta neutralizar presença de Serra no Paraná

Da Gazeta do Povo

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje, na inaguração dos quatro campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Telêmaco Borba, Umu­­­arama, Paranavaí e Jacarezinho –, deve ocorrer ao mesmo tempo em que o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, fará campanha em Lon­­drina, no Norte do estado.

O presidente descerra uma placa às 16 horas em Telêmaco Borba, a 196 km de Londrina, e simbolicamente inaugura os outros três campi. As quatro unidades já funcionam: em Telêmaco Borba, por exemplo, as aulas começaram há sete meses. A cerimônia de inauguração foi confirmada pelo Ministério da Educação.

O evento seria uma forma de evitar que Serra domine o noticiário político paranaense no fim de semana, já que no mesmo horário o tucano participará de uma caminhada ao lado do governador eleito Beto Richa (PSDB) em Londrina. No primeiro turno das eleições, Serra venceu no Paraná: teve 43,94% dos votos, 296 mil a mais que a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, que ficou com 38,94%. O tucano venceu em oito regiões do estado, e a petista em três.

PT quer investir em estratégias locais para combater tucano

O PT pretende intensificar a polarização da campanha e investir em estratégias locais para fazer frente ao crescimento do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, nas últimas pesquisas eleitorais. A coordenação da campanha da presidenciável petista, Dilma Rousseff, assumiu ontem que a disputa será cada vez mais acirrada e vai apostar na comparação de projetos e governos para tentar conquistar o eleitorado.

Leia a matéria completa
Quinta visita

A participação do presidente Lula na inauguração dos câmpus do Instituto Federal do Paraná, em Telêmaco Borba, marcará a quinta visita presidencial ao estado desde o início da campanha política, em julho deste ano.

31 de julho – Comício na Boca Maldita, em Curitiba Cerca de 20 mil pessoas assistiram ao primeiro comício de Lula ao lado de aliados em Curitiba, na Boca Maldita. Lula pediu votos para Osmar Dias (PDT) e Dilma Rousseff (PT). “Essa é uma mulher para quem eu daria um talão de cheque assinado em branco”, falou ao citar a candidata como gerente dos principais projetos do governo dele.

3 de setembro – Comício em Foz do Iguaçu O presidente Lula foi a Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, para participar da aula inaugural da Universidade de Integração Latino-Americana (Unila). À noite, ele participou de comício na cidade no qual ressaltou o crescimento de Dilma nas pesquisas de intenções de voto porque o adversário – o candidato do PSDB, José Serra – havia “batido” muito nela.

22 de setembro – Comício no Sítio Cercado, em Curitiba Na reta final do primeiro turno da campanha eleitoral, Lula criticou o então candidato ao governo pelo PSDB, Beto Richa, no comício que fez no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, para cerca de 10 mil pessoas. “Duvido que se fosse o [ex-presidente] Fernando Henrique Cardoso, ou alguém do partido dele, ele [Beto Richa] teria feito em Curitiba metade das obras que ele diz ter feito.”

23 de setembro – Início de obras e visita a agricultores, em Maringá De manhã, Lula assinou a ordem de serviço para o início da obra de rebaixamento da linha férrea entre as avenidas 19 de Dezembro e Arlindo Planas, em Maringá, e depois inaugurou as obras de reforma do Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro (na Vila Olímpica de Maringá). Depois, participou de uma reunião com agricultores ao lado do candidato ao governo do Paraná, Osmar Dias.

No início da semana estava previsto para hoje um comício de Dilma em Londrina, mas a agenda foi cancelada. Ela deverá visitar Maringá no dia 22. A coordenação da campanha teria definido que Lula e Dilma visitarão lugares diferentes, para aumentar a abrangência da campanha. Eles pediriam votos em diferentes regiões.

Segundo o presidente do PT no Paraná, deputado Ênio Verri, houve uma coincidência. “Não acredito nisso [estatégia de campanha]. Você estaria comparando o presidente que tem 80% de aprovação com um candidato”, disse o deputado estadual . Ele disse que o comício de Dilma em Londrina foi cancelado para organizar melhor a militância para o dia 22.

A presença de Serra em Londrina foi anunciada na sexta-feira. Três dias depois, na segunda-feira, a assessoria da Presidência entrou em contato com a reitoria do IFPR para organizar a inauguração. “Na segunda-feira eles [assessores da presidência] entraram em contato para saber se nós conseguiríamos fazer a inaugração”, disse o reitor em exercício do IFPR, Luiz Gonzaga Alves de Araújo. O evento foi marcado no dia seguinte ao debate de domingo, na TV Band, quando os presidenciáveis discutiram sobre o ensino técnico no país.

Em funcionamento

Os quatro câmpus do IFPR que serão inaugurados por Lula funcionam desde o primeiro semestre. Em Telêmaco Borba são ofertados quatro cursos para cerca de 160 alunos. As aulas começaram em 29 de março. Os 160 alunos dos três cursos de Umuarama estudam desde 24 de maio. Já em Paranavaí são 160 estudantes em três cursos, iniciados em 2 de agosto. Os cursos em Jacarezinho também já começaram. A cerimônia de inauguração coincide com a defesa da ampliação do ensino profissionalizante por Dilma.

A cientista política e professora da Universidade Federal do Paraná Luciana Veiga avalia que o ato poderá ser positivo para a Dilma se o presidente fizer menção à candidata, que já explorou o tema no horário eleitoral. “A inauguração é uma prestação de contas do presidente, mas é claro que tem que se observar um possível uso da máquina.”

19 Comentários

  1. Ninguem segura a “ONDA VERDE E AMARELA” que percorre o Brasil, o Jose Serra significa a continuação dos bons Programas Sociais do governo Lula, aliado a sua capacidade tecnica e responsavel de executar projetos e sua conduta de honestidade e de coerência perante aos brasileiros!!!!!!!
    O Novo Brasil tera Jose Serra como novo Presidente Eleito no Segundo Turno pela vontade do Povo brasileiro!!!!!!!!

  2. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Não adianta Sr. Lula. Você não é cândidato e só ficará no poder até dia 31 de dezembro ou você já esqueceu? para com esta palhaçada de se achar o Messias POIS, NINGUEM MAIS ACREDITA EM SUAA MENTIRAS.. dilma já era..

    JOSÉ SERRA – PRESIDENTE

  3. MAS TÁ ROXO HEMMMMM…….SERÁ QUE É DE RAIVA POR QUE NO PARANÁ O SERRA DÁ UM BANHO NA CANDIDATA DELE????????????

  4. Só falam em privatizações, vamos lá: Privatizações o serviço anda, e não tem loteamento de cargos , nem lobbis nem corrupção. Tanto que o LULINHA se benificiou da privatização da telefonia. Ja eles querem Ocupar o govêrno,pra fazer loteamentos de cargos, lobbis e corrupção. Não da mais chega de corrupção .veja vídeo http://www.youtube.com/watch?v=nNx8L-SdpWs

  5. Novamente, nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de despachar no Palácio do Planalto para gravar, em horário de expediente, participação no programa eleitoral de TV da candidata Dilma Rousseff.

    Lula está desde às 9h40 no estúdio de gravação da petista e não foi ao Planalto.

  6. Grilo de Paranaguá Responder

    LULA, VÁ LAVAR E PASSAR SEU PIJAMA COM FAIXA PRESIDENCIAL, POR QUE SUA APOSENTADORIA VITALÍCIA CHEGOU.
    SEU AVATAR CHAMADO DILMA JÁ FOI DESCOBERTA, ERA UMA FICÇÃO DIFGITAL QUE VOCÊ INVENTOU E O POVÃO JÁ PERCEBEU!
    ADEUS LULA!

  7. Tá, e o Ministério Público Eleitoral? Declaradamente o Presidente vem inaugurar algo que já funciona, às pressas, com um único motivo: “neutralizar” o candidato da oposição.

    Se isso não é abuso de poder político, não sei o que é.

  8. LULA QUER VIR COM MAIS MENTIRAS AO PARANÁ ?

    CHEGA DESSE PT MENTIROSO E CORRUPTO !

    DILMA MENTIROSA !
    DILMA É A FAVOR DO ABORTO !

    O PARANÁ É SERRA 45 !

  9. Ta vindo aqui no Paraná como fez com o Beto Richa , tentando desmoralizar a campanha falando que o povo tinha de votar no omar , mais não colou aquela de ficar no programa eleitoral com a mão encima da mão do osmar , tinha de ter vergonha na cara de vir aqui no Paraná fazer fiasco , já não basta a lavada que levou tanto para GOVERNADOR COMO PARA PRESIDENTE , mais quem não tem vergonha não adinata mesmo , mais depois da eleição ele vai ver o rombo o povo não quer mais mentiras PT o partido é tão fraco que só conseguiram 2 letras pt PODRE E TRANBIQUEIRO

  10. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    CONTRAVENTOR DAS LEIS BRASILEIRAS LULA DA SILVA.

    Este gesto muito me lembra daquele que vai goela abaixo. è o que sentimos vendo você. Goéla abaixo mas, não vamos engolir sua cândidata virtual nem com engove.

    Serra neles

  11. O governo totalitario que não consegue controlar os seus próprios partidarios procura controlar a democracia e a sociedade e isso nossos imigrantes que formaram o paraná e que conheceram as faces do nazismo e do stalinismo ,se à época não compreendiam como a história começou souberam muito bem como a histório sempre acaba.
    Governantes ricos, povo pobre,servil e calado.
    Como diz o próprio Marx, a história acontece como tragédia e se repete como farsa.

  12. marisa cardoso de almeida Responder

    Não adianta falarmos mal de um ou do outro,o povo não precisa se envolver. Ésimples vamos continuar fazendo o nosso papél o de ajudar o nosso BRASIL,a crescer,votãndo corretamente naqueles qSem mais me despeçoue querem continuar o trabalho do nosso atSual PRESIDENTE.Sem mais esperamos a vitória.

Comente