Uncategorized

Média das pesquisas aponta 53% a 47% para Dilma

por Jose Roberto de Toledo

Na média das pesquisas, Dilma Rousseff (PT) tem 53% dos votos válidos, contra 47% de José Serra (PSDB). Estão muito perto de um empate técnico, mas a petista ainda leva uma pequena vantagem e teria mais chances de vencer se a eleição fosse hoje.

No total de votos, que inclui os indecisos e os eleitores que pretendem anular ou votar em branco, Dilma tem 48% e Serra fica com 42%. Em ambos os casos, os resultados apontam uma disputa muito acirrada neste segundo turno, mais do que foi em 2006.

O cálculo da média é feito levando-se em conta as últimas pesquisas divulgadas: Datafolha (cujo levantamento de campo terminou no dia 8/10), Vox Populi (11/10), Ibope e Sensus (ambas finalizadas em 13/10).

Mesmo quando se exclui do cálculo a pesquisa Datafolha, que foi feita antes das demais e não captou eventuais efeitos do debate da Band e do reinício da propaganda eleitoral na TV, o resultado é o mesmo: 53% a 47% para Dilma, nos votos válidos, e 48% a 42% no total.

Quando se compara os resultados dos quatro institutos, nota-se que pesquisas de Datafolha e Vox Populi são ligeiramente diferentes das mais recentes, de Ibope e Sensus. Estes apontam uma distância mais estreita entre Dilma e Serra.

Pode ser que Ibope e Sensus estejam indicando um acirramento da disputa, ou que a diferença dos resultados seja apenas aleatória. Só uma nova rodada de pesquisas pode confirmar se a tendência de queda de Dilma detectada no primeiro turno persiste ou não.

Não há dados suficientes para se traçar um gráfico evolutivo das intenções de voto dos dois presidenciáveis neste segundo turno levando-se em conta a média das pesquisas.

24 Comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    JOSÉ SERRA, crescendo.
    a outra, caindo

    Força Brasil, precisamos muito cortar este mal pela raiz.

    JOSÉ SERRA neles já.

  2. falar nisso voces viram o osmar dias ontem em telemaco borba ., foi ver o lula e o lula noa foi.,ele da desculpa de perder por causa de pesquisas é muito sujo esse cara., o osmar.

  3. Bomba: A colunista da Folha de São Paulo Monica Bergamo repercutiu noticia sobre o depoimento de uma ex-aluna da Sra Monica Serra, sobre ela ter feito aborto no passado.

  4. Ainda não aprenderam outra mentira PE$QUI$A$,quanto cu$tam?????Devem cu$tar o olho da cara para in$i$tirem tanto na mentira,estes In$tituto$ e$tão fazendo de tudo pra não perderem a$ eleiçõe$ da guerrilheira,imaginem o quanto ela pagará a eles para lhe dar uma sustentação de aceitação popular,igual a que o Molusco vem fazendo,e, ficou comprovado é que é puro engodo.

    SERRA 45

  5. Fábio,
    a conta não pode ser por média.
    Mesmo que por brincadeira, faça o seguinte exercício: ajuste nesta pesquisa o erro dos maiores institutos na última pesquisa do primeiro turno e também (pasmém) na boca-de-urna.

    Então é assim:
    a) diziam que Dilma teria 51%, teve 48% (-3 pontos percentuais).
    b) diziam que Serra teria 28%, teve 31% (+3 pontos percentuais).
    c) Trazendo o mesmo erro para as pesquisas atuais:

    Dilma teria 53%. Ajustado o erro teria 50%
    Serra teria 47%. Ajustado o erro teria 50%

    RESUMINDO: certo deve estar o CNT/SENSUS = TUDO IGUAL, VOTO A VOTO.
    Vamos deixar o voto da Erecice decidir? Reage Brasil! Serra Neles!

  6. Alo ” Caçador de petista” Aqui é o Demolidor de tucano. Vamos ver se voce não vai fugir do debate agora:

    E agora Mônica Serra, você, que acusou maldosa e mentirosamente a candidata Dilma, se considera uma “assassina de criancinhas”?

    Seu marido candidato, o Serra, vai sair em sua defesa? Ou ele vai dizer que não sabia que você tinha feito um aborto no quarto mês de gestação, como relatam suas ex-alunas?
    O candidato Serra vai processar as ex-alunas, o jornal Correio do Brasil e a colunista Mônica Bergamo ou, como de praxe, vai mandar a Folha demitir a jornalista?
    Por que Mônica Serra não responde aos jornais, não desmente os relatos?
    O Serra vai falar sobre o assunto na TV ou vai fingir que não sabe e não viu?
    Casal hipócrita! Os mentirosos e farsantes sempre culpam os outros pelo que fizeram.

    Jussara Seixas

  7. EMERSON NOGUEIRA Responder

    Será que estas pesquisas são calculados por “aquele” matemático que o Celso Nascimento projetou que o OSMAR GANHARIA AS ELEIÇÕES?
    90% dos amigos e parentes votarão no Serra, é a minha melhor estatística!

  8. Comentar pesquisas eleitorais no Brasil do Lula é submeter-se a verdadeiro exercicio de sadomasoquismo, porquanto temos que raciocinar encima de projeções tendenciosas e dirigidas para favorecer os candidatos que “compram a pesquisa”.

    Digo isso baseado na desculpa que o SR.OSMAR DIAS, alto e bom som, deu nesta semana ao atribuir sua derrota nas urnas à falta das pesquisas – em legiitima defesa – impugnadas pelo vencedor da eleição BETO RICHA. Vale lembrar que a LEI ORIGINAL que regulamentou as pesquisas eleitorais, proibia a divulgação de pesquisas nos 15 dias que antecediam as eleições e que num erro crasso de avaliação o Supremo considerou inconstitucional.

    Ora, com a declaração do SR.OSMAR DIAS, ficou mais que evidente, como ele espontaneamente confessa, que faltou o “fator indutor do voto” dos eleitores “maria vai com os outros” que as pequisas compradas conseguem transferir aos candidatos que contratam este serviço.

    Ingeunuos os que acreditarem nestas pesquisas de agora, mesmo que elas mostrem a irreversibilidade de mudança do eleitorado brasileiro em REJEITAR a ex-guerrilheira candidata de duas caras.

    A soberba do Lula, ao jactar-se em ter mais de 80% de aceitação, claro que pelo que indicam as pesquisas pagas pelos cofres públicos, logo depois de mais de 50% do eleitorado ter, livre e democraticamente, rejeitado sua candidata, mostra bem que as pesquisas são MENTIROSAS..sim, exatamente isso, MENTIROSAS, porquanto os resultados das urnas estão aí pra desmenti-as categoricamente.

    E falando em M E N T I R A S, “nunca neste pais tivemos um presidente mais mentiroso que o metalurgico” que na lógica das relaçoes interpessoais foi buscar uma candidata semelhante a ele e com a mesma caracterisrica de ser mentirosa ou como a opinião generalizada ja se convenceu, de que mente até mais que seu próprio criador. A infinidades de videos que mostram a guerrilheira falando e ditando regras, comprovam as suas deslavadas e descaradas mentiras.

    Mas como disse o lenhador americano que pela sabedoria chegou a presidencia da mais democratica nação do mundo:

    “”Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente”” Abraham Lincoln.

    Temos que assistir a soberba lulista desfilar as suas mentiras, mas o povo ja não acredita mais e soube responder como saberá novamente.

    Vale lembrar o ensinamento dos humildes:

    “” Enquanto o soberbo governante desfila, exibindo a sua jactancia e prepotencia, o povo humilde e temeroso o reverencia, mas PEIDA EM SILENCIO, para que o mau odor lhe ofusque a gloria”

  9. Seera vai ganhar de Dilma pois esta em crescimento, ela esta caindo a cada dia mais e mais!!!!!

  10. SINCERAMENTE NÃO CONSIGO ENTENDER COMO O BRASILEIRO TEM MANIA DE DASPRESAR AS COISAS
    O DATA FOLHA DA 8% DE DIFERENÇA DA dILMA EM RELAÇÃO A sERRA, ISTO DARIA MILHÕES E MILHÕES DE VOTOOS DE DIFERENÇA, E A IMPRENSA FALA EM EMPATE TECNICO
    NÃO DA PARA ACEITAR ESTAS COISA
    EMPATE TECNICO SERIA 49 A 49
    È A MESMA HISTORIA QUE OUVIMOS DO bETO E DO oSMAR, AQUILO FOI TERROSRISMO PURO E DEU NO QUE DEU MAIS DE 7% DE DIFERENÇA
    vAMOS SER REALISTA 8% É MUITA DIFERENÇA PARA SER CONSIDERADO EMPATE TECNICO

  11. Este Jose Roberto de Toledo é aquele que fica somando laranja com maça e tem como resultado abacaxi+12% pró dilma. Não acertou nada no primeiro turno e agora vem de novo com a mesma baboseira.

  12. NORTE DO PARANA Responder

    Este pessoal são mentirosos como a DILMENTIRA, o SERRA ganha estas eleições, fim de papo.

  13. Campana

    Essa criatura Jussara Seixas, quer notoriedade, milita há anos ao lado da quadrilha nos blogs da esgotosfera.

    O formidável jornalista Augusto Nunes, já deu ela essa oportunidade, em março deste ano- veja aqui:

    COMUNIA COERENTE
    Jussara Seixas
    “Assim como a tal blogueira Yoani Sanchez, os dissidentes presos são agentes financiados pelos EUA para criar e manter um clima de animosidade política em Cuba, recorrendo até ao terrorismo com explosivos e a assassinatos”.

    Tradução do Augusto Nunes:

    Trecho de um texto publicado nesta quarta-feira no Blog da Dilma, mostrando que a companheirada tem os mesmos pontos de vista defendidos pela candidata desde os tempos de militante das organizações comunistas Polop e VAR-Palmares.

    Um recadinho para a rainha da esgotosfera.

    O PARANÁ NÃO PRA É TEU BICO!

    e mais:

    DONA DILMA FEZ SIM DOIS ABORTOS.
    Mas eu PROVO.
    Como?
    Com o que ela mesmo diz:

    Vou fazer primeiro a transcrição do que diz dona Dilma em entrevista para revista ISTOÉ, no vídeo que mostramos abaixo:

    http://gentedecente.com.br/

  14. NÃO TEM COISA PIOR DO QUE PETISTA COMUNISTA E BICHO GRILO. COMUNISTA COME CRIANCINHA…ATÉ QUANDO ABORTA.

  15. Eu não vou me basear em PESQUISAS, até porque estes INSTITUTOS de PESQUISAS NÃo têm CREDIBILIDADE nenhuma, como foi mostrado no Primeiro turno. ERRARAM e erraram FEIO.

  16. A esgotosfera tem Monica Bergamo e Jussara Seixas, como disseminadoras de vilanias e sordidez

    Já o Serra tem HELIO BICUDO

    UOL
    Eu voto Serra no segundo turno porque não há escolha”, diz Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT

    Um dos fundadores do PT e vice de Marta Suplicy (PT) na prefeitura de São Paulo (2001-2004), o jurista Hélio Bicudo declarou voto no tucano José Serra no segundo turno das disputa à Presidência da República. Na primeira rodada de votação, Bicudo havia apoiado Marina Silva, do PV, em detrimento da presidenciável petista Dilma Rousseff.

    Leia também
    Desafio de candidatos é conquistar eleitores que admitem mudar o voto
    Em Minas Gerais, Lula critica elite e fala em “preconceito e medo”
    Serra pede direito de resposta em programa de Dilma
    “Eu voto Serra no segundo turno porque não há escolha. O Serra é um homem competente, é um homem sério, eu nunca soube absolutamente nada contra o passado do Serra”, afirma o jurista, em um vídeo que começou a circular na internet neste sábado (16).

    http://www.youtube.com/watch?v=B6zLuPMd_LU

  17. Gostaria de saber qual é a avaliação que os experts da Gazeta fazem do tal gráfico. Será que a Dilma PT verbas publicitárias vai ganhar? Ou o contrário, Serra remédio genérico ganha desta vez? Falta bem pouco para o Beto Richa assumir ao palácio Iguaçu, será que ele já se esqueceu que a Gazeta fez campanha contra ele? Tem muita gente acendendo vela para tudo quanto é santo. ACarlos

  18. RST SEU PETISTA IDIOTA. ESSA HISTORIA DA ESPOSA DO SERRA FOI CRIADA PELO STAFF FACISTA PETISTA QUE ESTA DESESPERADO. ESSA MONICA BERGAMO ESTA A SERVICO DO PT. E PUPILA DE FRANKLIN MARTINS, TERESA CRUVINEL E OUTROS.

  19. eu sei que tem pesquisa mentirosa ,tentando enganar o povo. mas, serra cresce e vai mostrar a verdade aos aloprados do pt , do mensalao e dinheiro na cueca.chega de corrupçao de ponta a ponta no brasil. o pt so sabe mentir e roubar. agora no segundo turno serra vai dar um ole nesses arrogantes , que nao acreditam e nem respeitam nem o nosso bom deus. serra neles , povo brasileiros .

Comente