Uncategorized

FHC nega ter cogitado privatizar Petrobras na sua gestão

De acordo com o ex-presidente, ele e José Serra lutaram pela Petrobras e pela quebra do monopólio estatal no setor de petróleo

Da Agência Estado

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avaliou nesta segunda-feira (18) como totalmente eleitoreira a declaração do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, de que seu governo pretendia desmembrar e posteriormente, privatizar a estatal.

“Só pode ser eleitoral, não tem base nenhuma e nunca esteve em cogitação a privatização da Petrobras”, disse o ex-presidente.

De acordo com FHC, ele e o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, lutaram pela Petrobras e pela quebra do monopólio estatal no setor de petróleo. “Nós mantivemos a Petrobras, que é uma grande companhia.”


Fernando Henrique destacou ainda que em sua gestão a exploração do petróleo no País aumentou muito mais que no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós transformamos a Petrobras no que ela é hoje”, afirmou, antes de evento na capital paulista em que integrantes do PV pretendem declarar apoio a Serra, entre eles Fernando Gabeira e Fabio Feldmann, ex-candidatos a governador do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente.

Na semana passada, Gabrielli divulgou nota acusando o governo anterior de ter preparado a Petrobras para a privatização. “Para o governo FHC, a Petrobras morreria por inanição. Os planos do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso eram para desmontar a Petrobras e vendê-la”, afirmou, acrescentando que uma das estratégias teria sido a divisão da empresa em unidades autônomas de negócios que seriam repassadas à iniciativa privada.

Fernando Henrique também criticou a intromissão do presidente da maior estatal do País na disputa eleitoral deste segundo turno da campanha presidencial. “É lamentável que o presidente de uma empresa estatal, que ademais é mista, se meta na política dessa maneira e com injúrias e com mentiras”, disse o tucano, lembrando que “não é a primeira que vez Gabrielli faz declaração semelhante”.

Meio ambiente

O ex-presidente da República disse ter sido o primeiro a concordar com a organização ambiental Greenpeace na defesa da meta de desmatamento zero na Amazônia. “Eu acho esse fato (o apoio de integrantes do PV) agora muito importante”, afirmou. “O PSDB está se comprometendo com as teses da sustentabilidade.”

Perguntado se estava atuando como cabo eleitoral e pedindo apoio ao candidato Serra, FHC disse que participa da campanha dentro de limites e negou agir como o presidente Lula, que segundo ele se comporta como cabo eleitoral da candidata do PT, Dilma Rousseff. “Nunca fui em nenhum momento cabo eleitoral. Só dou minha opinião.”

32 Comentários

  1. Não né seu safado.
    Já havia mudado o nome da Petrobras para Petrobrax, para facilitar a aquisição por estrangeiros na época.

    Depois de aposentar com 48 anos de idade, mudou a legislação para 60 anos né safadão.

  2. alguem poderia dizer quantas vezes a candita Dilma da Silva, repetiu a frase “NO QUE SE REFERE” no debate de ontem na Rede TV?

  3. sergio londrina Responder

    o fhc perdeu a maior chance da sua vida quando por 8 anos esteve na presidencia e nao aproveitou,passar para a historia ,como o maior presidente de todos os tempos .porque,foi egoista ,traiu o itamar franco,comprou a reeleiçao ,e jogou na cloaca toda a admiraçao do povo brasileiro.na verdade eu ate nao sei onde chega seu nivel intelectual ou sua burrice.jogar fora sua biografia ,ajudando eike batista, daniel dantas,e mais uma caterva de novos bilionarios,no seu naris.ora hoje tem tambem maracutaias,mas nao sao megalomaniacos e cem mil aqui uns na cueca ali,nao abala o gigante.mas o fhc,bndao

  4. divonsir martos Responder

    Sabe, se esta declaração for verídica, o PSDB/FHC, perdeu muito tempo em esclarecê-la, demonstrando, nas eleições presidenciais de 2002 e 2006, que esse papo de privatização da Petrobrás, tratava-se de boataria, pois foi um dos fatores que pesou na derrota do partido, e nas eleições de 2010, a matéria, é tida como “calcanhar de Aquiles” do PSDB.

  5. do que adianta a petrobras ser do povo, pois temos uma dos piores combustivel do mundo e dos mais caros, vale lembrar que a mistureira de alcool é muita, e veja o preço da gasolina nos paises vizinho e no brasil é um absurdo de mais caro aqui no brasil, do que adianta ser estatal, sera que se telefone fosse estatal, todo mundo teria hoje ou seria mais um objeto de luxo como era antes.

  6. O TAL DO JAMELÃO É QUE NEM O PT NÃO RESPEITA AUTO-
    RIDADES COMO O EX-PRESIDENTE É POR ISSO QUE CHEGA DE PETEZADA ESSES DITADORES PENSAM QUE SÃO DONOS DA VERDADE SÃO BONZINHOS NUNCA PRIVATIZA-
    RAM NADA, NÉ O JAMELÃO.

  7. Jamelão: pq não pergunta o pq o Lula cordou um dedo de propósito (pois sabado como é só pode ter feito isto) e recebe aposentadoria e recebeu idenização da previdência, paga com nosso dinheiro?
    Vai estudar, vai se informar…não escreve asneira sobre o melhor presidente da republica que já tivemos

  8. SENHORES CRITICOS………….VOÇES TEM QUE AGRADECER O SR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E Á SUA EQUIPE DE GOVERNO ;;;;QUE INVENTARAM,,,PROJETARAM,,E LANÇARAM ..O PLANO REAL QUE SALVOU O BRASIL E NOSSAS FAMILIAS;;; INCLUSIVE AS SUAS ;;;DA DERROCADA EM QUE SE ENCONTRAVA O PAIS…….SEJAM UMILDES E RECONHEÇAM…OU NÃO FALEM ABOBRINHAS;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  9. Paulo e Jamelão, mandem um e-mail para o FHC agradecendo a possbilidade de vocês postarem suas mensagens toscas. Se não fosse a privatização das teles vocês teriam que reclamar ligando de um orelhão.

  10. Quem acredita ainda o que essa triste figura fala.
    Não foi ele quem pidiu para esquecer tudo o que havia dito ou escrito?

  11. E Lula ter doado uma unidade da Petrobrás ao Evo Imorales, não constrange em nada os críticos de Fernando Henrique Cardoso?

    ô gente sem noção!

    Deus nos livre, e há de nos atender

    em 31/10 é SERRA PRESIDENTE DO BRASIL!

  12. Depois que o TSE determinou a apreensão de panfletos na CUT, em favor da candidata oficial e também apreensão de panfletos contra o aborto, assinado por um bispo católico numa grafica de SP, ligada aos tucanos, foi que comecei a entender o mote da campanha petista, aquele que vivem repetindo que o PSDB é privatista enquanto o PT é estatista.

    O PT esta conerto de razões. Vejam só: os tucanos até são acusados de desvio de proprina no seu caixa dois de doações de empresários, portanto desvio de bens particulares, privados.

    Já o PT usa a Petrobras para mandar email o seu presidente sem se licenciar entrou abertamente na campanha, a Casa Civil virou a casa da mãe joana onde se pode usar a estrutura e bens publicos para faturar, a Cut com o dinheiro publico do imposto sindical promove a candidata do PT.

    São realmente os dois modelos que se constata nesta campanha.

    De um lado o PT com o dinheiro publico, defende a estatização e de outro os tucanos com dinheiro privado tentam fazer a sua campanha. Enquanto o PT, so neste segundo turno vai gastar mais 195 milhões os tucanos, porque sai do privado, nem chegam a metade disso.

    Voce eleitor é livre para escolher qual modelo prefere.

    Roubo oficial, com “apurações” que não apuram nada, mas a tchurma continua enriquecendo ou do outro lado, os cara do bem tentando restaurar a etica e democratização do poder publico?

  13. Dois lados nesta eleição, o PT defendendo a estatização e SINDICALISMO e o PSDB a diminuição do estado, sem entrega de cargos partidários e privatização.

    Fácil de entender, porquanto apenas no 2º turno os petralhas vão gastar quase 200 milhões e PSDB nem a metade. Diferença que PT ainda tem as empresas publicas e estatais e os sindicatos para ajudar, vale dizer,

    GRANA DO DISTINTO PÚBLICO

    Moral da hsitoria:

    Mais estatização, mais cargos, mais grana e claro, mais corrupção e mais fácil de enriquecer as cistas do estado.

  14. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    “NO QUE SE REFERE” ao PT, “ACHO”, que a quadrilha esta acabando.

    Entendeu MARIA?

    JOSÉ SERRA nesta incompetente, COMUNISTA, mentirosa, vamos dar uma sapatada nº 45 nela.

    E a Erenice foi mesmo pra debaixo do tapete.
    Brasileiros de bem, façam também no 31 de outubro isso. “vamos colocar Dilma pra debaixo do tapete”, não merecemos este LIXO.

  15. GRANDE PRESIDENTE Responder

    Srs.

    Por favor, coloquem a foto de Lula ao lado de FHC e façam suas comparações “visuais”. Lula, não tem higiêne física. Mental nem se fala. Parece mais com um maltrapilio, um bebado jogado na sargeta. Um Presidente que não tem postura em seu vocabulário, so fala besteira, basta comparar com os maiores lideres do mundo.
    Lula, Chaves, Fidel são iguaizinhos aliás, todos os COMUNISTAS são iguais em at´s e visual. O Brasil de Lula, que me desculpe o Paraguai, esta igual ou pior. Falar a lingua dos pobres comol se a pobreza fosse um privilégio. Lula acha que comer e vestir é o suficiente, mentalidade de COMUNISTA.

    Lula e Dilma se vestem de vermelho, ai esta a razão. Temos que varrer esta corja imediatamente do Brasil antes que seja tarde demais. A classse média, aquela que paga impostos tem que se unir e derrubar a gangue Petista, esta é a obrigação dos pensantes pois, se depender do Nordeste, basta comer, beber e dormir que desculpem os Nordestinos mas, vocês terão que carregar este fardo.

    Fora cachaceiro Lula e sua cândidata bândida.
    Fora, Dirceus, Erenices e outros malacos do PT.

    JOSÉ SERRA nesta catrefa dia 31 de outrubro.
    Não merecemos este LIXO.

  16. falta d vergonha na cara mesmo… imagina iam colocar o nome de petrobrax uaheau
    um abrax pra vcs tbem.. vao perder.. serrax

  17. Pior é a petezada e seus coligados corruptos, metendo a mão diariamente e roubando discaradamente o dinheiro público por todo o Brasil, e deixando os serviços essenciais em um caos total por todo o nosso pais!
    Fora Dilma!
    Fora Petezada e Coligados!

  18. Vox Populi: Dilma tem 51%, Serra tem 39% e indecisos somam 4%
    Em novo levantamento, petista sobe 3 pontos, tucano cai 1 ponto e indecisos recuam 2 pontos

  19. Djalma Magalhães Couto Responder

    Causou-me profunda estranheza ao ler seus comentários, o que faço diariamente, e neles não encontrar o resultado da última pesquisa sobre o 2º turno da eleição para Presidente do Brasil: Dilma Roussef – 51 pontos e José Serra – 39 pontos! Acho que os comentários deveriam ser, sempre, imparciais para que não se copie o que faz a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo, a Revista Veja e a Rede Globo de Televisão que tentam direcionar os eleitores para a candidatura do PSDB!!!

  20. NORTE DO PARANA Responder

    O PT esta privatizando a AMAZONIA, vendendo território a estrangeiros e ninguem fala nada, o que esta acontecendo, é a farra das ongs internacionais, vendendo madeira, explorando territorios indigenas entre outras riquezas, para isto não vejo PF fazendo nada, o PSDB põe a boca no trombone, o que esta esperando, me parece que a estrategia é não ganhar as eleições, mas assistir o barco PT a deriva com suas mentiras, e ver de perto o naufragio PT.

  21. Ainda bem que ele perdeu um dedo pois afanar com nove vem menos.
    A gente tem respeito por autoridade que fez por merecer.
    A propósito, se alguém tiver ainda a cartilha da dona Conceição, que permitam que esses de memória fraca a leiam e entenderão porque PSDB, nunca mais.

  22. Josué de Almeida Responder

    A construção de uma Democracia se faz a partir da construção de direitos para toda a população: sociais, culturais e econômicos.
    A Democracia assim só pode ser garantida a partir de um Estado que tenha como prioridade o acesso a esses direitos.

    O ideal neoliberal não consegue manter os direitos porque o projeto neoliberal é deixar tudo (educação, saúde, transporte e cultura) nas mãos da iniciativa privada. Pior Serra já fez um estrago no município de SP quando trouxe como consultor o Sr. Renato (ex ministro da educação). O município foi usado como laboratório para o que seria feito no Estado. Através da sec. de educação foram comprados pela FDE (fundaçao para o desenvolvimento da Educaçao) 47milhões de reais em assinaturas de revistas (abril) inclusive a publicação REcreio (não tem nada de pedagógico ali), além do investimento de 52MM de mídia na revista Veja. (tudo no DO do Estado de SP).

    Logo o neoliberalismo do PSDB (é um jeito só deles), serve para atender aos amigos e para formar um exército na mídia que hoje, não informa, apenas está a serviço de alguém. De quem comprar.

    Do lado do PT já temos a questão de uso do Estado para empregar correligionários, muitos de competência duvidosa. Nepotismo e tudo o que já sabemos.

    A questão é que o Serra tem seu jeito particular dentro do PSDB, se fosse outro, o PSDB teria ganhado no primeiro turno. Há um medo geral dentro do partido quanto às intenções desse senhor que já foi um dos detratores do plano real.

    Serra já disse ter criado o Seguro Desemprego que foi criado no GOverno Sarney, enquanto o Serra era apenas o Secretário de Planejamento de Franco Montoro (então gov de SP). Também disse ter criado o FAT, nao foi ele foi um Dep FEd do PMDB-RS. Outra o Serra diz ser economista. Não há qualquer registro da sua formação o que não lhe priva em nada, mas não deixa de ser mais uma mentira.

    Infelizmente o Sr. José Serra vem atuando como se fosse um fascista, com ações e declarações fascitas.

    Eu vou pelo menos ruim. Existe dentro do PSDB uma grande torcida para que ele perca, assim o partido poderá se reorganizar. O caminho atual do PSDB é tornar-se uma UDN.

  23. O governo FHC, fez grandes mundanças no Brasil, se não fosse o governo tucano, não teríamos telefone pior ainda a internet. Os petistas falam de privatização, mas não sabem que o Lula também fez concessões como uma parte da petrobrás, perdoou dividas de milhões~, de vários países, este dinheiro é nosso, foi pagando impostos que os governo conseguiu, e ainda vem o presidente todo bonzinho perdoar dívidas? E as estradas privatizadas, quantos pedágios? Isto ninguém fala, se o Lula conseguiu fazer um bom governo, foi graças ao FHC. Se não houvesse estabilizado a economia, jamais o governo petista teria conseguido qualquer coisa. A inflação tá aí, mas ninguém vê, quanto vcs pagaram no quilo da carne, no açúcar na mês passado? e quanto tá agora? Ô gente acorda aí, antes de dar piti, analisa os dois lados da questão, depois sim tire suas conclusões, não deixe que formem sua opinião, construa-a, tenho certeza que o País vai agradecer.

  24. O que realmente conta na vida e’ … o que se pode fazer e o que nao se pode fazer … afinal, o diferencial esta’ no potencial em ser influenciado. Tenho 39 anos e acompanho o cenario politico desde 1986. Tenho a certeza que o plano real cabe dentro do menor neuronio. O que nao cabe e’ ir ao The Times em Londres dizer que o ATUAL Presidente da Republica deveria ter o sobrenome Cardoso. Outra tristeza e’ voce estar filiado ao PSDB, pagar sua mesada mensal e eles nao te contarem tudinho. Precisamos estar a favor do povo e do estado e nao de bandeiras partidarias. O FHC ‘que Deus o tenha’, fez a sua parte agora o Pais precisa crescer e distribuir sua renda. O rico ‘ou o acha ou o cobica’ tem dificuldades para entender que o seu reinado soberano nao corre perigo, pois o que nao tem quando o tiver fara’ gratuitamente o favor de o devolver, sem pensar. Sendo assim, viva o PT atual governante do pais e se todos voces se consideram brasileiros, facam como eu, viva 12 anos fora do Brasil e aprenda ama-lo, bem como seu povo truncado e deseducado. Ouvi 9 anos os ingleses afirmarem que o Brasil e’ um pais maravilhoso, porque realmente gostam? Claro que nao porque amam a Inglaterra e queriam se ver livre de mim. De volta a um ano, entendo, quando tento deixar a garagem de minha casa (pois moro em um ponto de transito intenso) apenas consigo acesso quando vejo um veiculo com mais de 10 anos de uso, pois os educados, educadores, partidarios e salafrarios nao entendem a moral da historia. TODOS IREMOS PARA O MESMO LUGAR. Boa tarde.

Comente