Uncategorized

Onde foi parar o “fenômeno” Marina?


Veja a migração dos ex-votos da candidata do PV

por Jose Roberto de Toledo

O Distrito Federal foi a única unidade da Federação onde Marina Silva (PV) foi a candidata mais votada no primeiro turno. Não por coincidência, é um dos locais onde José Serra (PSDB) empatou com Dilma Rousseff (PT) na pesquisa Ibope de segundo turno: 45% a 43%.

O DF é um bom exemplo de como os eleitores de Marina escolheram seu candidato sem esperar orientação nem dela nem do seu partido. Isso aconteceu por razões diversas. Para começar, há diferentes eleitores de Marina. Os evangélicos, segundo o Ibope, migraram na proporção de 3 a 1 para Serra. Foi a maior diferença. Entre os marinistas católicos a proporção foi metade dessa.

A migração dos eleitores de Marina para Serra foi proporcionalmente maior entre as mulheres e entre os jovens. Também quem votou em Marina e tem nível superior optou duas vezes mais pelo tucano do que pela petista.

Já entre aqueles que se auto-classificam como brancos, Serra ficou com mais ex-votos de Marina do que Dilma. O oposto aconteceu entre os eleitores que, pelos mesmos critérios, se auto-denominaram pretos e pardos.

Em resumo, Serra retomou os eleitores de Marina que tinham um perfil semelhantes aos múltiplos grupos que compõem o eleitorado serrista: brancos que fizeram faculdade e mulheres evangélicas que não querem ouvir falar em mudança na lei do aborto, por exemplo. Em eleições passadas, esses eleitores mais provavelmente votaram em candidatos do PSDB.

Dilma ficou com um minoria que tem características demográficas mais parecidas com seu eleitorado de origem.

Na prática, nada mudou. O “fenômeno Marina” não foi realmente um fenômeno. Foi apenas um grito de alguns ex-eleitores tucanos (principalmente, mas também petistas), cansados da polarização entre os dois partidos. E que voltaram ao ninho original no segundo turno.

Não por acaso, Marina não recomendou voto nem em Dilma nem em Serra. Tinha muito pouca gente escutando.

15 Comentários

  1. Quando Marina decidiu que ia decidir que nada decidiria, o seu eleitor, inteligente, já havia decido.

    Não acho que o eleitor de Marina tenha afinidade ideológica com Dilma.

  2. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Quem votou Marina, vota JOSÉ SERRA.

    Fora Petezada, chega de corrupção, mentiras e populismo barato as custas do dinheiro píblico.

  3. Jairo Antonio Broch Responder

    O gás da coca “Mariana” já acabou.
    Tudo voltou ao seu estado normal.
    Serra Presidente do Brasil!!!!!!!

  4. A Marina deveria ter tomado partido no 2º turno, na politica quem fica em cima do muro tipo Anjo Gabriel, não tem futuro.

  5. joao APENAS UM CIDADÃO Responder

    …outra que está seguindo o receituário da sua antecessora Heloisa Helena. Deixou de ser reeleita para o Senador por Alagoas e deu de presente para o Povo o ladrão do Collor. Já na última eleição a coitada da Vereadora ficou em terceiro lugar para o Senado. Já a Marina o que dizer de alguém que ficou em terceiro lugar no seu próprio estado…e tenho dito.

  6. ESSA JÁ TEVE SEU MOMENTO DE FAMA, NÃO DAVA PRA ESPERAR OUTRA COISA.
    COMO DISSE PLÍNIO SAMPAIO: ELA TEM COMPETÊNCIA, MAS O QUE LHE FALTA É CORAGEM. AFINAL, FEZ PARTE DO GOVERNO PETISTA.
    TEM VERDE QUE NUNCA AMADURECE.

  7. A cada dia que passa mais crese a certeza é José Serra nosso futuro presidente 45 neles.

  8. Como já havia comentado, neste blog, há muitos dias antes da definição do PV e da sra.Marina Silva, que nesta altura em nada mudaria o resultado das pesquisas e o posicionamento dos indecisos,pois, o PV pode sentir a sua própria insignificância,acharam que seriam os reis da cocada preta,que teriam cacife para decidir uma eleição,ora srs.,seu partido não é nenhum PMDB;PSDB ou mesmo PT para decidir alguma coisa. Quanto a esta manifestação do PV e sua candidata,os concorrentes já estavam,desde o dia seguinte solidificados em suas próprias campanhas e já definidos com suas posturas. Ao que pareceu, tais posicionamentos do momento não foram ao encontro das aspirações do PV,como os casos polêmicos da aceitação do aborto e da liberação de algumas drogas,enfim estes espaços também em sua maioria de seus eleitores deteriorou-se,pois, pelo que pude observar seus estes formavam um posicionamento apenas de um voto de repúdio e não de simples simpatia e militância ao PV,mas, aos naturalmente escolhidos pela maioria dos brasileiros, enfim o PV e sua candidata ficaram com o pincel na mão, e,mais uma vez, na sua insignificância.

  9. Lia Santos Lima Responder

    Votei Marina, agora voto e defendo o Brasil com Jose Serra!
    Fora Dilma!
    Fora Petezada!
    Fora Corrupção e Roubo!!!!!!!

  10. Fernando José Santilio Responder

    Em cima do muro não, a palavra de Deus nos dias que temos que ser quente, não podemos ser frio ou morno, mais quente, ou seja, temos que ter posição….

  11. EU VOU REAFIRMAR NO QUE EU OUVI NO PRIMEIRO TURNO E AGORA ESTÁ SE REPETINDO;;;;;AONDE QUER QUE EU VÁ ..OUÇO O SEGUINTE NA DILMA EU NÃO VOTO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  12. Estou de pleno acordo com o raciocínio da ROSA SANTOS e do FERNANDO JOSÉ SANTILIO. Não queremos aumentar as fileiras de políticos sem posições definidas. Vejo nesta saída o mesmo que acender uma vela para Deus e outra para o Diabo

  13. Ficou em cima do muro ,para mim mostrou falta de convicção de se apresentar ao lado de um candidato. E lembrem se ela perdeu no Acre devido as façanhas do maridão.
    Por isso não acreditem que o povo não sabe e vota errado , o ex. foi o Acre….

  14. Pelo menos outros politicos do PV , tomaram a frente de apoiar o Serra. Chega dessa farsa de propagandas que dizemque estamos no país das maravilhas…Serra em 31 de outubro.

Comente