Uncategorized

Para ONU, Maringá é modelo no combate à corrupção

Observatório Social tem amplo acesso às contas, licitações e contratações da Prefeitura e da Câmara da cidade.

A Organização das Nações Unidas (ONU) indicou o Observatório Social de Maringá, recentemente transformado em Observatório Social do Brasil, como modelo de fiscalização no combate à corrupção. A Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) propôs o modelo como exemplo para a América Latina.

O Observatório é uma ONG criada em 2006 para acompanhar a aplicação dos recursos públicos e verificar licitações e contratações desde o início até a entrega final do produto. A entidade – formada por juízes, promotores, economistas, engenheiros aposentados entre outras profissões – tem, por meio de convênio, amplo acesso à documentação da prefeitura e da câmara.

“O resultado vem da união do trabalho da sociedade organizada de Maringá. Uma das principais diretrizes da administração do prefeito Silvio Barros (PP) é a transparência. O convênio com o Observatário permite amplo acesso a todas as informações das ações do município. Essa experiência deu certo, se multiplicou e hoje o Observatório virou Observatório Social do Brasil”, afirmou o deputado federal e ex-prefeito de Maringá, Ricardo Barros (PP).

Ricardo lembrou que é mais uma experiência bem sucedida de Maringá na participação da sociedade na discussão dos problemas. A cidade foi a primeira no país a criar um conselho comunitário de segurança, e hoje apresenta os menores índices de violência do Estado para municípios acima de 100 mil habitantes. Outro destaque é o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) que define tecnicamente políticas para o desenvolvimento e crescimento da cidade.

“Temos uma grande participação da sociedade organizada na discussão dos problemas que afetam a todos. Isso é uma característica de Maringá”, frisou Ricardo Barros.

5 Comentários

  1. Parabéns a Maringá e ao seu prefeito Silvio Barros, este é o modelo que todos nós paranaenses queremos para os nossos municipios. Combate a corupção , transparaência , só assim conseguiremos crescer. Deputado Ricardo Barros, gostei muito de suas propostas na sua campanha, espero que o sr. continue a lutar por elas, todos seus eleitores que foram 2.190 (DOIS MILHÕES CENTO E NOVENTA MIL VOTOS), continuam ao seu lado, esperando pela sua luta e batalha que sempre foi incansável.
    Queremos que o sr.continue mesmo depois de 2011 em algum orgão para que todas as suas propostas e experiências sejam colocadas em prática, não podemos jamais perder um líder político igual ao sr.O Paraná precisa do sr.

  2. Também votei no Ricardo Barros e sei que ele já foi prefeito de Maringá e que muito fez por esta cidade como também por toda região.Maringá e uma cidade modelo, gostaria que todas cidades fossem iguais a ela.Parabéns prefeito Silvio. Parabéns Ricardo Barros pelo seu excelente trabalho na câmara dos deputados em prol do estado do Paraná.

  3. maringa falsifica até agua sanitaria entao menos né!
    maringa é a capital da pirataria no brasil!

Comente