Uncategorized

Dilma e Serra evitam confronto no debate final


Do Uol

No último debate das eleições 2010, realizado pela TV Globo nesta sexta-feira (29), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) evitaram o contato direto tanto durante suas caminhadas pelo palco como nas críticas veladas que fizeram um ao outro. Também se esforçaram para não citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na sessão de duas horas de perguntas e respostas a eleitores indecisos, a petista e o tucano detalharam algumas de suas propostas, mas fugiram das denúncias que fizeram um contra o outro nos últimos debates – notoriamente os casos Erenice Guerra, ex-assessora de Dilma, e Paulo Preto, ex-diretor da empresa paulista de estradas.

No primeiro bloco, questionado por um eleitor do Distrito Federal sobre corrupção, Serra atacou a falta de punições a corruptos nos últimos 20 anos e, nesse período, acabou incluindo o governo de seu aliado, Fernando Henrique Cardoso, como um dos que não deixaram atrás das grades suspeitos de lesarem o patrimônio público. Serra foi ministro do Planejamento e da Saúde na gestão FHC.

“Nós vimos escândalos grandes nos últimos 20 anos, e ninguém ficou preso”, afirmou o tucano. “O exemplo tem que vir de cima. O chefe de governo tem que começar dando exemplo, escolhendo bem as equipes e punindo quando há alguma irregularidade.”

O ex-governador de São Paulo fez crítica velada a Lula, que criticou órgãos de fiscalização durante sua gestão. Mas só citou o adversário que o derrotou em 2002 ao lembrar que também participou da disputa oito anos atrás. Dilma, líder nas pesquisas, preferiu fazer referência ao “meu governo” e ao “futuro governo”.

O tom emotivo, visto no último programa do horário eleitoral obrigatório, ficou restrito aos comentários finais. Dilma disse ter ficado triste na campanha “em razão de algumas calúnias” feitas contra ela na internet e em panfletos. “Mas não guardo mágoa”, disse ela, que já acusou tucanos de promoverem “mentiras e calúnias”.

Serra voltou a pedir a seus eleitores que conquistem mais um voto por ele e que oferece sua biografia para ser sucessor de Lula na Presidência.

Ao longo de todo o debate, Dilma e Serra evitaram contato visual, dirigiram-se para o outro lado enquanto o oponente falava às câmeras e só se tocaram no começo e no fim do encontro, para se cumprimentarem.

Críticas veladas

Ainda no tema corrupção, Dilma afirmou que a Polícia Federal está fortalecida para investigar casos do tipo e citou o caso sanguessugas, que envolve desvio de verbas do Ministério da Saúde, incluindo o período em que um aliado de Serra passou à frente da pasta. “Começamos a ver uma porção de casos de corrupção sendo apurados. Pela primeira vez foram incluídos casos de altas figuras.

Sobre o caso dos sanguessugas, ela afirmou: “Havia todo um processo de uso do dinheiro público na área da saúde e, junto com a CGU (Controladoria Geral da União), a Policia Federal investigou”.

Em seguida, referiu-se a um apelido dado por adversários de Geraldo Brindeiro, procurador-geral da República durante o governo FHC. “É importante que não haja o engavetador-geral da República”, disse a petista.

O modelo do debate, em que eleitores indecisos perguntavam aos candidatos, fez com que houvesse uma redução do confronto entre eles. Dilma e Serra foram respondendo às questões dos eleitores, sem se referirem diretamente um ao outro. Cada eleitor perguntou sobre um tema a um candidato, e o outro fez comentários em seguida.

Nos segundo e terceiro blocos, a corrupção saiu do centro do debate, mas tanto Dilma quanto Serra continuaram fazendo referências sutis a episódios que envolvem os dois. O tucano também criticou o governo Lula, sem citar o nome do presidente. “O governo federal duplicou impostos sobre saneamento. Isso tira R$ 2 bilhões das empresas estaduais de saneamento por ano.”

Dilma retrucou dizendo que “o Brasil parou de investir em saneamento durante muito tempo”, mas não citou o governo FHC nem Serra diretamente.

Em outro momento, respondendo sobre educação, Dilma disse que “não se pode receber professores com cassetetes. O diálogo é fundamental.” É uma referência a conflitos entre policiais e professores estaduais em São Paulo, mas ela de novo não mencionou Serra nem o governo do Estado.

Serra foi um pouco mais incisivo, mas ainda sem falar no nome de Dilma ou dirigir-se a ela. “Muitos Estados e municípios não estão pagando o piso nacional [de salários de professores], porque o governo prometeu complementar, mas não fez isso. A Bahia [Estado da eleitora que fez pergunta sobre o tema] é governada pelo PT, o partido do governo federal, mas nem assim melhorou o salário”, afirmou o tucano.

No segundo turno, Dilma e Serra participaram de quatro debates nas TVs Bandeirantes, RedeTV!, Record e, finalmente, Globo.

23 Comentários

  1. Vigilante do Portão Responder

    L E R D O!

    O Serra é um lerdo, vejamos:

    NÃO DEFENDEU AS PRIVATIZAÇÕES;
    DEIXOU DE ENFATIZAR QUE O PT, LULA E DILMA NÃO FORAM FAVORÁVEIS AO PLANO REAL;

  2. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Quem assistiu ao debate da Globo percebeu o quanto Dilma esta despreparada para ser Presidente, aliás, para ser Vereadora.
    Dilçma é uma verdadeira farça. Dilma seu o imbecidl do Lula da Silva não é absolutamente “nada”.
    JJOSÉ SERRA mostrou ao público que estava assistindo ao debate que esta muito preparado e tem as melhores propostas para exercer o maior cargo político de chefe de Estado da nação.
    Não podemos e não devemos entregar a Presidência do Brasil a uma pessoa despreparada e desqualificada só porque Lula quer. Lula não tem que querer nada, pois seu mandato esta terminando e interferir na eleição Presidêncial como vem fazendo não é Democrático mas papel de DITADOR.

    Vamos BRASIL, vamos eleger o JOSÉ SERRA PRESIDENTE para um Brasil melhor e garantir a manutenção da Democracia e liberdade de imprensa. Com Dilma, corremos um sério risco de perder inclusive nossa liberdade de expressão como fazemos agora neste r. blog.

    Um abraço a todos e 45 neles.

  3. Não foi um debate. Foi um ditado com os escolares fazendo perguntinhas bobinhas e não podendo contra-argumentar.

  4. Dilma foi medíocre como sempre. Não consegue terminar um pensamento de forma coerente. Mostrou quem de fato é: uma marionete do molusco.

    Serra sem dúvida é o mais preparado!

    VOTE 45 PELA LIBERDADE!

  5. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Assisti o tal de “debate”, que nada foi debatido. Chequei a uma conclusão: A Dilma se for eleita vai ficar devendo as promessas pelo resto de sua vida, ela acabou destruindo o Lula, pois foi clara:”TUDO QUE O LULA REALIZOU NO BRASIL NESTES 8 ANOS DE MANDATO, A DILMA VAI DOBRAR EM 4 ANOS”, . Um exemplo foram a casas populares que o Lula prometeu um milhão, realizou creio que 400 mil em 8 anos e a Dilma prometeu “DOIS MILHÕES DE MORADIAS EM 4 ANOS.”

  6. Aécio gosta mesmo do Serra: Se depender da vontade dos mineiros, Dilma Rousseff (PT) será eleita presidente do Brasil neste domingo, com 49% dos votos totais – 17 pontos percentuais a mais que o adversário José Serra (PSDB), que tenta, pela segunda vez, se eleger para o cargo e teria 32% da preferência do eleitorado.

  7. O debate de ontem na Globo foi “insosso” e daí nem acredito que tenha servido, tanto para Dilma como para Serra, mudar alguma coisa em termos do eleitorado! Como nos outros e até no horário eleitoral, eles disseram aquilo que já sabemos; irão colocar o Brasil em igualdade com o primeiro mundo! Mas uma coisa não podemos deixar de falar: o Serra, como de outras vezes, se expressa melhor e mostra mais capacidade, enquanto que a Dilma com suas “frases feitas” só fez ser vazia e sem conteúdo palpável e que transparecesse ser merecedora de crédito! Quando o “eleitor indeciso” fez uma pergunta afirmativa das más condições em que se encontra o Brasil, ela fala que vai melhorar tudo e quando não ela se enche de orgulho pra dizer que o Brasil mudou; tudo a mesma balela! Aliás, o que me indiguina não é o fato de discordar da Dilma, é sim notar que a turma do PT acha que está muito bom, do jeito que o Brasil está; no mínimo eles pensam “pequeno”, pois o Brasil pode mais!

  8. Achei que foi o melhor debate que houve nesta eleição, espuseram seus planos de governo dentro daquilo que lhes foram perguntado de maneira clara e objetiva, creio que não houve vencedor e nem vencido quem ganhou foi realmente os indecisos, parabéns a rede Globo de TV.

  9. Observador de Brasilia Responder

    Conversando com um pessoal em um obra no interior de Goiás, um dos peões disse saber que a Dilma não tem condições de ser Presidente, mas que o Lula vai ficar sentado do Lado dela ensinando e se ela não conseguiur ele volta a ser o Presidente…. Por ai vocês veem o tipo de lavagem cerebral a que esse povo é submetido.

  10. joão carlos sorcesse Responder

    Além dos falsos boatos de sua vida particular incerido na midia, escrita, falada, fonada e panfletada por asseclas do Serra PSDB/DEM , a Dilma teve mais esse calvário antes da eleição.
    Ter que ir na Rede Globo, aliada do PSDB/DEM, Da proteção ao fadado a derrota moral governo de S. Paulo PSDB/DEM pelos inumeros escandalos de propinas em obras escandalosas e inuteis, seguindo exemplo daqui de Curitiba com a VIA VERDE e outras, inuteis e absuradamente caras e escondidos da midia Global. do golpe de 64, da campanha em prol do Collor, das campanhas explicitas de privatizaçoes, de venda de nossa riquezas e nossas cultura para os americanos e europeus conforme seus intereeses e parcerias.. Do cartel na conpra junto com não menos PSDB/DEM Bandeirantes dos direitos de só eles transmitirem os mesmos jogos e no mesmo horário no campeonato Brasileiro de futebol. eoutras maracutaias maiores sempre contra o povo, a civilidade e o patriotismo, servindo sómente ao bolso dos acionistas das empresas. da Globo , Bandeirantes e SBT, povo até quando essa midia vai mandar nesse pais. liberdade sim, libertinagem não.
    Dilma, parabéns pelo desempenho, voce merce vencer as eleiçoes, sim, voce enfrentou essa córgea de verdadeiros corruptos de pé. de cabeças erguida. Parabéns.

    joão carlos

  11. kkkkk coitada da DILMENTIRA. SO SABIA REPETIR AS PALAVRAS,
    PEGAVA CARONA NAS RESPOSTAS DO SERRA,PARECIA
    QUE TINHA DECORADO TUDO. SEM CONHECIMENTO ,SEM CONTEÚDO. E A HORA QUE ELA FICAVA DANDO VOLTAS EM REDOR DO SERRA ENQAUNTO ELE EXPLICAVA SOBRE IMPOSTO. ELA PARECIA MARIPOSA EM VOLTA DA LAMPADA OU FAZENDO MACUMBA NUM TERREIRO. CRUZ CREDO.
    PERGUNTARAM SOBRE IMPOSTO ELE RESPONDEU SOBRE EDUCAÇÃO.
    MUITO MANIPULADA. SE SE ELEGER VAI SER UM DESASTRE ATÉ APRENDER AS COISAS. E DEPOIS QUE APRENDER TCHAU LULINHA PARA SEMPRE.
    ELE TEM QUE CURTIR BEM A FAIXA AGORA POIS INDEPENDENTE DE QUEM GANHAR ELE VAI FICAR DE FORA. SO MUDA O PRAZO.
    SE FOR SERRA CAI JA EM 2011 SE FOR ELA TEM UM PRAZIITO A MAIS.
    MAS SERRA VENCE POR UM BRASIL MELHOR

  12. SOBRE DEBATE:
    Avaliação da mídia : 72% pró SERRA x 23% dilmá x 5% não sabe

    SERRA DEU UM BANHO NA APEDEUTA DECOREBA

    AGORA É SERRA.45 NAS URNAS

  13. O futuro depende de você. Cabe a cada um nós contribuir para esclarecer, informar e evitar ilusionismos e enganações típicos de quem tem conflitos históricos com a verdade, com vida e com a democracia.

    No site http://www.dilmaporquenaovotar.com.br tem dezenas de artigos, vídeos, noticias de fontes respeitadas. Muitos da própria candidata e de seus apoiadores que evidenciam o porque devemos alertar as pessoas e recomendar voto em Serra 45.
    Fale com seus vizinhos, seus parentes, seus amigos. Peça voto em Serra 45.
    Por um Brasil sem escândalos, sem corrupção. Por um Brasil dos brasileiros. Por um Brasil de Verdades.

  14. Parreiras Rodrigues Responder

    Todos sabem que detesto Requião. Mas todos haverão de concordar comigo que, num debate, ele nocautearia Dilma no primeiro minuto do primeiro round. Coisa feia. Deixaremos de sermos governados por um analfabeto para nos submetermos às ordens duma ignorante.
    Voto Serra, reitero, mas o homem é frágil.

  15. Muita gente vai viajar no feriadão, ou já viajou… não irão votar no SERRA… depois não adianta chorar e reclamar… os nordestinos que votam na DILMA, não viajam…

  16. Vigilante do Portão Responder

    O novo formato de “DEBATE”, criado pela GLOBO, é RIDÍCULO.

    Feito de encomenda para que a candidata Dilma, OCA de tudo, não tivesse que confrontar idéias com o Serra.

    Parecia uma farsa burlesca.

    Escolinha, travestida de DEBATE.

    Falando nisso, vamos ver se a GLOBO faz uma cobertura melhor.

    No 1º turno, o “pau tava comendo” nas apurações e a Globo passando o Domingão do Faustão.
    BRINCADEIRA.

    Fico imaginando que a emissora sabia que não iria dar para a Dilma ganhar no 1º turno, aliás, como as “pesquisas” indicavam. Então, melhor passar o “se vira nos 30”.

  17. Contra fatos não existem argumentos:
    O Brasil mudou, está melhor e só não vê quem não quer ver.
    56% dos brasileiros viram.
    Se o Serra é tão bom, por que o estado de São Paulo não vota em massa no 45?
    Por que em Minas Gerais, do Aécio, a Dilma está na frente nas pesquisas?

  18. Esses debates, e principalmente os da Globo, é uma grande bobagem, perda de tempo. Lamento por quem ainda banca o boboca e fica até tarde vendo a babaquice…

  19. a unica situassão que eu percebi no debate da globo foi o assistente ou ajudante da dirma PALOCCI pra ficou claro ,se ela ganhar quem vai governar.

  20. Essa aConceição tambem hem, se depender dela o serra não ganha nem p/ vereador em S.Paulo, como pode ser tão negativa numa campanha e é por causa de pessoa como voce que o Serra perdeu as eleições, os brasileiros não gostam disso não, sita-se voce e os que agiram como voce dulpados pela derrota do Z´Serrote.

Comente