Uncategorized

Para jornal inglês, decepção com Dilma
será inevitável

Decepção com Dilma será inevitável, diz ‘The Guardian’. Para ‘Financial Times’, Brasil sem Lula pode ficar mais turbulento

Da BBC Brasil

Para jornais britânicos, Dilma terá vida mais difícil do que Lula. Os eleitores brasileiros optaram pela continuidade do “lulismo” através de Dilma Rousseff, mas a decepção com a próxima presidente será inevitável, na avaliação de um editorial publicado nesta terça-feira pelo diário britânico The Guardian.

“Inevitavelmente, ela decepcionará. Após dois mandatos, Lula tem o status de uma entidade divina no país”, afirma o editorial.

O jornal comenta que Lula conseguiu tirar 20 milhões de brasileiros da pobreza extrema, elevar 30 milhões à classe média e reduzir o desemprego a níveis recordes, em “uma mudança que os brasileiros puderam sentir”.

Para o Guardian, Dilma é uma “tecnocrata de estilo rápido e direto” e assumirá a Presidência “em circunstâncias diferentes e com habilidades diferentes”.

“As questões administrativas de sua Presidência não devem lhe apresentar dificuldade, mas as políticas poderão. A bajulação e a sedução não são seu melhor papel, apesar de chegar ao poder com maiorias nas duas casas do Congresso”, diz o texto.

O jornal afirma ainda que o boom econômico vivido pelo Brasil pode também trazer desafios, com a ameaça de desindustrialização caso o país se acomode como exportador de commodities e não invista em seu setor manufatureiro.

“Para isso, o país precisa combater os problemas mais difíceis, como salários, aposentadorias, sistema tributário e dívida pública, os quais Lula mostrou pouco desejo de reformar”, diz o Guardian.

Para o jornal, o trabalho de Dilma foi facilitado, mas ela deve enfrentar uma “lua de mel” com os eleitores mais curta do que a que Lula teve. Ainda assim, o diário conclui seu editorial afirmando que “a questão importante é que a visão de uma nação que tira milhões da pobreza enquanto sua economia cresce seja mantida viva”.

País diferente

Também em editorial, o diário econômico britânico “Financial Times” adota linha parecida ao afirmar que os próximos quatro anos “serão mais difíceis” para Dilma do que foram os primeiros anos de Lula.

Para o jornal, apesar de “continuidade ser a palavra da hora no Brasil”, Dilma e Lula são pessoas com personalidades muito diferentes, o que deve deixar o país também diferente sob o novo comando. “Seria uma coisa ruim se não fosse diferente”, diz o editorial. Uma coisa é Lula abraçar o presidente do Irã em nome da ‘paz e do amor’. Outra coisa seria a ‘dura’ Dilma tentar o mesmo e sair incólume.

Para o FT, o carisma de Lula e “sua capacidade para praguejar contra algo de manhã e elogiar à tarde” permitiram a ele superar obstáculos como os escândalos de corrupção durante seu governo.

O jornal avalia que Dilma poderá ter dificuldades para manter coesa sua coalizão, “a não ser que Lula mexa seus pauzinhos nos bastidores, o que poderá trazer seus próprios problemas”.

O editorial adverte ainda sobre os perigos da frágil recuperação econômica mundial, do aumento dos gastos públicos e dos juros altos, que ajudam a inflar o fluxo de divisas para o país, num momento em que as autoridades brasileiras se dizem preocupadas com a “guerra cambial”.

O diário comenta ainda que Dilma terá também mais dificuldades do que Lula em sua política externa. “Uma coisa é Lula abraçar o presidente do Irã em nome da ‘paz e do amor’. Outra coisa seria a ‘dura’ Dilma tentar o mesmo e sair incólume”, diz o jornal.

Para o FT, “o Brasil sem Lula pode ser tornar mais turbulento e menos popular”. “Mas isso também poderia mostrar que o país está se tornando mais aberto, democrático e maduro”, conclui o jornal.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

17 Comentários

  1. Dilma só tem uma chance de ser melhor do que Lula, é se livrar de tudo de ruím que acompanha Lula. Fora PMDB, fora incompetência, fora vadiagem, fora viagens inócuas e turísticas, fora escandalos, fora tráfico de influências, fora alucinações do cargo. Poderá ser a melhor presidência do Brasil até então, se fizer reforma agrária, reforma tributária, reforma previdênciaría, susbtituir importação por industrialização, regularizar o sistema financeiro e aplicar os fundamentos de um econonia de recursos renováceis. Empregos, segurança, educação, saúde para o povo, batem qualquer carisma e populismo do homem que nunca trabalhou e nunca estudou, pois seu tempo era para política improdutiva e assistencialista e mamar nas tetas do sindicato!
    Dilma, não perca um dedo sequer para segurar a mamadeira!

  2. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    BEM FEITO.

    Todo povo tem o Governo que merece aliás, Lula da Silva é o culpado pois, faltou vender a alma ao Capeta com intuito único de eleger esta desqualificada. O perfil de JOSÉ SERRA, é outro, pacificador, experiente e uma longa história política de sucesso.

    Lula da Silva enfiou goela abaixo do povo brasileiro esta quadrilheira e agora esta ai o problema e, como bem afirmou o referido jornal, ” a decepção sera inevitável”.

    NORDESTINOS, levem agora esta mala para o Nordeste afinal, vocês elegeram esta incmpetente.

    PARANÁ, parabens pela atitude, aqui, PT não se cria.

  3. SE EU ESTIVESSE NA LISTA DE COMPRADORES DO PRÉ SAL, TB MANDARIA A IMPRENSA VIR EM MEU AUXILIO!
    COMO A MARACUTAIA COM O PSDB NÃO CONSEGUIU SER CONCRETIZADA, GRAÇAS AO POVO BRASILEDIRO, VÃO TENTAR ALGUM TIPO DE GOLPE?
    AFINAL SÃO ALGUNS MILHÕES DE DÓLARES EM QUESTÃO…..

  4. HERANÇA MALDITA É ISSO – Lula estabeleceu neste país a maior quadrilha de “contra-lei” desde Cabral. Não só dilapidou o erário com assistencialismo populista e sem investimentos, como, MAIS GRAVE: MATOU O SENTIMENTO E A CULTURA DE VALORES ÉTICOS DO NOSSO POVO, como honestidade e decência. Hoje a corrupção é lugar comum, a fraude não envergonha ninguém, a trapaça é normal e o acinte às leis, normas e Constituição é estratégia de “sabidos”; quem assim não age é otário. Lamentavelmente, essa camarilha tem o afago (por leniência ou coisa pior) do Judiciário, que em alguns graus e instâncias está igualmente infectado. Eis, pois, a herança que Dilma herdará e certamente proclamará como “bendita herança”. O filho e a filha de Lula, os filhos da Erenice e de tantos mais continuarão a profissão de salteadores do erário.

  5. DILMA, NÃO É NADA, NUNCA FOI NADA E TAMBÉM NÃO SERÁ NADA A NÃO SER UM DESQUALIFICADA, INEXPERIENTE E ARROGANTE PETISTA.

    Vamos aguardar pois, o Brasil esta literalmente quebrado. Alguem vai ter que pagar a conta dos gastos populistas de Lula para eleger esta Dilmentira.

    BRASIL OPOSIÇÃO A VENEZUELA DILMA.

  6. É somente inveja, eles estão afundando, sua economia está a beira da falência, talvez os ingleses foram os que ainda não saíram da grande crise mundial. Lógico que eles torciam por SERRa um burguês que tornaria o Brasil uma colônia novamente.

  7. Michel Deolindo Responder

    Decepção maior dos brasileiros foi o fato da justiça inglesa considerar inocente a policia inglesa do crime de assassinato do jovem brasileiro Jean Charles de forma gratuita e sem motivação, pelo simples fato de ser negro num país de brancos.

  8. O JORNAL INGLÊS SABE MAIS QUE PARTE DOS BRASILEIROS. MINAS GERAIS BOICOTOU SERRA, NA PRÓXIMA VAMOS DIZER NÃO A AÉCIO NEVES.

  9. KKKKKKKK
    Adoro ver essa tucanada com a a asa arriada e o bico quebrado!!!
    O PSDB provou que como oposição novamente foi um fiasco, o Serra não consegue se eleger nem como síndico..ele e aquele tal de Indio…Imaginem esses dois abestados na presidencia.!?!?

  10. joão carlos sorcesse Responder

    Decepção é a Inglaterra ter que demitir 400 mil funcionários publicos, arroxo salárial, reforma da previdencia, caos e desemprego.
    Acabou a moleza, vão ter que trabalhar, os escravos do mundo acabaram, as colonias não sustentam mais o reino. Esse negócio de tomar chá das tres e olhar os escravos trabalahrem para eles acabou.
    Um pais que hoje vive de especulação financeira, destruindo naçoes e civilizaçoes não merece respeito.
    Não gostaram da Dilma, obvio, ficou dificil roubar nossas riquezas e desmoralizar nosso povo.
    Dilma pede ao IBAMA observar e fiscalizar melhor a Madeira da Amazonia e o ouro do Pará, que seguem direto a LONDRES.

    João carlos

    João carlos

  11. Povo idiota que fica xingando os nordestinos, se acham melhores só pq endeusaram aquele careca do Serra, chega a descriminação não tem necessidade disso, falta de argumento.

  12. Todo mundo sabe que Obama tinha mais de 60% de aprovação nos estados unidos e hoje esta ladeira abaixo a mesma coisa acontece com a presidente da argentina estava em alta de uns tempos pra ca esta caindo.E Dona Dilma carregara apenas o titulo de presidente pois quem ira governar e essa praga do Lula e daqui a alguns anos o Brasil sera a nova venezuela e a culpa e desses burros que votaram nessa Mulher e nao adiante reclamar depois.

  13. RO

    Concordo plenamente com vc ! Eu sou paranaense e fico envergonhado com esse preconceito nojento contra os nordestinos! Um povo que elege
    Requião, Justus, João Arruda, Gilberto Ribeiro, Curi e outro não tem moral nenhuma !!!!

  14. Quem são os ingleses na ordem do dia para ccriticar Lula e muito menos a Dilma, seus chupadores de sangue dos brasileiros na era FHC, com especulação financeira e homens de pastas pretas, vá cuidar de vossa economia e deiche o Brasil em pas por está em boas mãos, ou estão com medo de perderem para uma mulher.

  15. o cacador de barbuletas quebrou o rabo …..os tucanalhas rangem os dentes….o veneno sai ate pelas ventas…..a inveja nem se fala…….Maaaas…como a esperanca e a ultima que morre…cacador de barbuletas continua sonhando…quem sabe daqui uns 50 anos voce consegue eleger o Chirico…..a maior preocupacao dos Tucanalhas…e o que que vao falar do brasil la fora…..e nao conseguem enchergar um palmo na frente do nariz…./acorda tucanalhas o brasil e nosso

Comente