Uncategorized

Julgamento de Bibinho começa na segunda

Da Gazeta do Povo

Além de Abib Miguel, outro dois ex-diretores e quatro ex-funcionários vão ser julgados por formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos

Está previsto para começar na segunda-feira (8), o julgamento do ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Abib Miguel, o Bibinho, e mais seis envolvidos no escândalo Diários Secretos, revelados pela Gazeta do Povo e RPC TV há oito meses. Eles são acusados de desvio de formação de quadrilha, peculato (desvio de dinheiro público por funcionários públicos), lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.

Além de Bibinho, os ex-diretores Claudio Marques da Silva e José Ary Nassif, e os ex-funcionários João Leal de Matos, Priscila da Silva Matos Peixoto, Maria José da Silva e Nair Terezinha da Silva Schibicheski serão julgados. A previsão é de que as audiências ocorram durante toda a semana.

Além dos réus, serão ouvidas oito testemunhas de acusação e 62 de defesa. Como ainda será preciso esperar pelos depoimentos de mais de 25 testemunhas que moram fora de Curitiba, a sentença só deve sair em dezembro.

O esquema de contratação de funcionários que nunca apareciam para trabalhar, mas recebiam e repassavam o dinheiro para outras pessoas foi denunciado há oito meses. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ainda investiga se deputados também foram beneficiados.

Segundo o promotor de justiça Odoné Serrano Júnior, a denúncia está muito bem colocada e explicada e as provas, documentais e testemunhais, são fortes. Ele explica que, em caso de condenação, a pena para cada um dos réus deve ser diferente.

Dois fatores são levados em consideração ao elaborar a sentença: o grau de participação e a culpabilidade individual. O juiz deve avaliar a contribuição de cada um para a execução dos crimes. No outro fator, quem tem bom nível de vida e teve acesso a estudo, ao praticar um crime contra o patrimônio público ou privado, tem uma reprovação maior do que aquele que vive em situação precária. “A lei exige mais de quem pode mais”, explica o promotor.

18 Comentários

  1. Está aberta a Banca de Apostas:
    Aposto que além de não pegar pena alguma, Bibinho et caterva vão processar o Estado por danos morais, receber uma bolada numa velocidade nunca vista antes e para fechar com chave de ouro, serão reconduzidos e reintegrados aos seus antigos cargos na ALP.

  2. E o Ilustre Presidente Nelson Justus já pagou os milhões de IPTU atrasados lá em Guaratuba?

  3. Cara de pau , esse não fica preso , não foi o filho dele que atropelou e matou aquele pessoal no Batel??? se não me falha a memória ele é filho desse cara. Ta solto, nem se ve falar mais no caso.

  4. FC

    Será que Bibinho vai “conseguir” abrir a boca?
    Contar tudo que sabe?
    A casa de muita gente irá cair?

  5. Se condenarem eles, a casa caí feio, porque tem peixe muito grande na rede.
    Então nada vai acontecer como sempre neste Brasil de meu Deus.

  6. fiscal de realeza Responder

    SERA QUE ESSA POZE VAI SE MANTER
    E FALTA MUITA JENTE AI COM ELES
    CORJA DE LARAPIOS

  7. ATÉ A CARA DO IDOSO EM QUESTÃO É DE “171”. A JUSTIÇA TERÁ DE FAZER COM ELE DEVOLVA OS MILHÕES DESVIADOS DA ALEP.

  8. SEDE DE JUSTICA Responder

    ACREDITO NO NOSSO MINISTERIO PUBLICO…..ACREDITO NO PODER DA JUSTICA….A FOTO ACIMA… SERVE COMO DEBOCHE E DESAFIO E A CERTEZA DA IMPUNIDADE DESSES RATOS DO DINHEIRO PUBLICO…..A MAO DA JUSTICA DEVE PEZAR E COLOCAR NA CADEIA ESSA CORJA DE LADROES DO DINHEIRO PUBLICO….

  9. É prisão perpétua ou pena menor se houver delação premiada, sem contar a perda dos bens. Vamos aguaradar pra ver se ele entrega a companheirada e principalmente os mentores e mandantes nos últimos 20 anos. Deve ter muito nego nervoso sofrendo de insônia…..aaaaaaaaaafeeeeee.

  10. ESTE PROCESSO SE ESTENDE ATÉ O PRESIDENTE DA CASA E O SECRETÁRIO,OU ELE SERÁ O ÚNICO A “PAGAR-ah!ah!ah!” PELOS ENGODOS NA ALE…..
    NESTE CASO,A FICHA LIMPA VAI VALER AOS EXMOS. E NOBRES REELEITOS??????

  11. E o Presidente da Assembléia e os membros da Mesa diretora vão ser punidos?
    Eles eram os responsáveis por o que acontecia na Assembléia ou não?
    Vamos ver se a justiça sera feita.

  12. JUSTIÇA SEJA FEITA Responder

    Os membros da mesa foram absolvidos nas urnas pelos eleitores, visto que todos se reelegeram. Os mesmos já foram absolvidos na justiça que não afastou os mesmos de suas funções e jamais serão absolvidos por parte da imprensa que resolveu transformá-los em bodes espiatórios em troca de $$$. No fim disso tudo a indenização contra a RPC vai ser bem grande.

  13. Este Bibinho pensou que fosse o Bãozão, mas tá pagando, ah Tá !
    rsrsrs …. que bom !!!

  14. Os caras do Mensalão não tem ninguem preso, tudo parado , os gafanhotos também ,como confiar na nossa justiça. Justiça no Brasil funciona só para os pobres.

Comente