Uncategorized

Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Justus e Curi

Por Ivan Santos do Blog Política em Debate

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa decidiu hoje, por unanimidade, arquivar pedido de abertura de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM) e o primeiro-secretário, Alexandre Curi (PMDB). O pedido foi apresentado pelo PV do Paraná, com base nas denúncias de contratação de funcionários “fantasmas” e outras irregularidades na administração do Legislativo através de atos secretos.

O presidente do Conselho, deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT) alegou que a decisão levou em conta parecer jurídico segundo o qual Justus e Curi teriam delegado poderes aos diretores da Casa, entre eles o ex-diretor geral, Abib Miguel, para efetuar as nomeações. Como presidente e primeiro secretário, os parlamentares são responsáveis por assinar os atos administrativos que oficializam nomeações e demissões de funcionários. De acordo com Pedro Ivo, a comissão concluiu que os dois teriam pecado por omissão, mas isso não seria suficiente para a abertura do processo de cassação.

48 Comentários

  1. Eles foram reeleitos, portanto, o povo já os perdoou. Afinal, enriquecer as custas do povo e cultural no Brasil, e a cultura de um povo e muito importante.

  2. Um protegendo o outro.
    Esta assembléia é uma piada mesmo.
    Toda a Mesa diretiva e Deputados e o Presidente da Assembléia deveriam ser cassados e perder seus direitos politicos pelo menos por uns 80 anos.
    O Presidente da Assembléia não sabia que existia irregularidades?

  3. Leonardo Brisdim Responder

    Se a Justiça não afastou os deputados, por não haver provas contra os mesmos, não seria o Conselho de Ética que iria além do Poder Judiciário.

    O mais interessante é que toda essa história tem início com a admissão do Bibinho que deve ter ocorrido em 1970, por aí.

    Por que antes de 1994 nada é investigado?

    Por que quiseram colocar toda culpa nos atuais deputados pelas denuncias de nomeações de pessoas que recebiam desde 1994? Até onde eu seu Justus e Curi não administravam a Assembleia em 1994.

    Parte da imprensa tentou colocar a culpa em alguns laranjas para talvez com a queda ou cassação deles exibir o seu “troféu” e aumentar a influência política no mercado da publicidade pública.

    A Justiça não permitiu e o Conselho de Ética fez bem em não contrariar o que a Justiça e as Urnas decidiram.

    No mais aguardemos a Justiça para verificar quem tem a culpa, qual a culpa e de quando é a culpa…

  4. JUSTIÇA DAS URNAS Responder

    Para quem já foi absolvido pelo povo, através das urnas, pelo Poder Judiciário através de decisões judiciais que não decretaram o afastamento de ambos nada mais justo do que serem absolvido pelos deputados. Vale lembrar que a representação do PV não contou sequer com a assinatura da deputada Rosane… E na república o poder emanado pelo povo vem dos votos. Vale lembrar que apesar de toda a malhação de parte da imprensa o Dep. Alexandre fez mais voto que o Salamuni que só falava disso na propaganda eleitoral.

  5. Carlos Chinasso Responder

    Realmente esse pedido de cassaçao foi ridiculo, o requerente (salamuni), nunca fez 3% do que o requerido (Curi) fez pela populaçao mais carente do estado do parana, nao é atoa que um é a duas eleiçoes o deputado mais votado do estado e o outro nao consegue se eleger vereador, puro oportunismo do salamuni, os problemas da ALEP sao desde que ela existe, culpar os dois deputados por tudo o que ja aconteceu lá nao seria justiça e sim, falta de pagamento da verba de comunicaçao pedida pela RPC/GAZETA DO POVO.

  6. Se o responsável pela casa não sabe o que acontece nela, o que esta fazendo? Pede para ir no Wc e não volta mais.

  7. se nao cassam o atual presidente lula, nada mais justo que eles continuem eleitos pelo povo kkkkkkkkkkkkkkk.
    Parece piada mesmo.

  8. Esta tudo dominado e o povo cada vez mais ferrado,e porque gosta,se eles nos enganaram uma vez a culpa foram deles,porém com a rreleição destes cara a culpa é nossa de nós eleitores.Outro sim omissão é um dos maiores pecados,logo todos irão arder no fogo do inferno.E quem votou neles também estão comentedo o mesmo pecado logo irão juntos.

  9. PRIMEIRAMENTE QUEDO DIZER AO MUTUKA QUE NÃO OFENDA A FAMILIA QUEIROLO AFINAL SÃO HONESTOS, ATÉ ONDE SEI.
    DEPOIS GOSTARIA DE SUGERIR QUE POR ANALOGIA , OS PROCESSOS DO FERNANDINHO BEIRA MAR, MACOLA,ABADIA ETC….TAMBÉM SEJA ARQUIVADOS E ELES LIBERADOS, AFINAL A JUSTIÇA TEM QUE TRATAR AS PESSOAS DE FORMA IGUAL. NÃO TENHO NADA CONTRA NINGUEM SÓ ACHO QUE A JUSTIÇA DEVE SER FEITA .

  10. Ops, o Conselho de Ética da Assembléia é extremamente coerente.
    Não, não, não reclamem.
    Eles aplicam a ética vigorante lá na Casa da Vergonha.
    Essa ética não tem nada a ver com a ética vigorante na sociedade, os comuns mortais, otários da politicagem.
    Olhe que eles até se sentiram contrangidos em não agraciar os elementos com um prêmio pelo incomodo do procedimento de cassação levado a efeito.
    Ademais, os elementos foram “absolvidos” pelas urnas !
    Vota povão bão de voto do Paraná.
    Engole mais essa …

  11. Por que não arquivaram antes das eleições? Estava em jogo a reeleição de alguns da casa. Fazem agora por acordos e conchavos pela composição da mesa…. E o povo? Dane-se. Nós não somos importantes, eles é que são……..

  12. Decisão correta Responder

    Se ninguem soube o que aconteceu na Assembleia nos últimos 40 anos, não iria ser os atuais deputados que saberiam e pagariam por uma conta que não é deles.

    Ninguem sabe mesmo: nem o Ministério Público.

    Tem um jornal que “tenta” saber, mas não sabe nada, só lança conjecturas de acordo com seu intere$$e (prova disso é a historia da contratação de criancinhas desmentida pelo Judiciário na última segunda feira).

    Por isso as decisões da Justiça e do Conselho.

    Numa casa com 3 mil funcionários, existem vários departamentos, diretorias e competencias. É difícil que o “dono” (se é que existe dono nesse caso) saiba de tudo, principalmente quando tem uma quadrilha atuando cuidadosamente há vários anos.

    A atual gestão da Assembleia e todos deputados colaboraram muito para que as descobertas viessem a tona e as medidas de correção fossem implementadas, como o controle de funcionários, portal da transparencia e exonerações de suspeitos.

    Por isso é demagocia esquecer o passado e desejar punição ao presente.

    O conselho agiu como deve: com a ética de não punir aqueles que não foram responsáveis por atos de 30-40 anos atrás.

  13. Pô, o petista Pedro Ivo falando em “pecado por omissão” ?

    Aloprou de vez …

    Esqueceu que seu guia supremo Lula considera esses acontecimentos mera “faia administrativa”.

    Pecou por omissão você, Pedro Ivo !

  14. Eu, vc e nós todos, na mesma situação faríamos o mesmo. Com certeza tendo o poder, a oportunidade e a certeza da impunidade usaríamos todas as artimanhas para enriquecer, obter vantagens e garantir uma vida confortável aos parentes, amigos e queridos.
    Com poder obtido nas sagradas urnas da Democracia qual de nós não cuidaria de garantir o melhor e bastante para sempre?
    Ah… vc aí não? Então vc deve ser pobre e cheio de princípios, um otário petulante…

  15. punir bodes não Responder

    Punir bode espiatório iria ser uma vergonha.

    Se tem um tal de Bibinho fazendo falcatrua desde 1900 não há motivos para punir justamente aqueles que abriram as portas da Assembleia para que a polícia investigasse e prendesse os culpados.

    O povo quer sangue por causa da imprensa que deturpou a realidade em muitos momentos, o que é compreensível e lastimável.

    Nelson Justus e Alexandre Curi nem eram os presidentes e primeiro secretários da época em que o esquema com fantasmas foi construido e realizado. Em compensação o Bibinho sempre estava lá. Quem está correto: a Justiça, ou uma imprensa?

    Parece que os deputados agora sabem o que aconteceu na assembleia. Prova disso foi o arquivamento do pedido oportunista e eleitoreiro do PV (sem apoio da única deputada da legenda).

  16. Abdul Ahmandi Nussan Responder

    Tem um comentário ali em cima que pergunta por que a gazeta do povo e a RPC não bateram no Pessuti e nos comandantes da assembléia em 1994…???

    Quer a resposta???

    Abre o jornal todo dia e veja a quantidade de editais que o Estado do Paraná está lançando e publicando na Gazeta nesses últimos meses.

    Sem contar as páginas e páginas de publicação da COPEL, Sanepar, etc.

    Depois que comecei a juntar os fatos, passo até a acreditar num amigo do Justus que defende que ele está sendo perseguido por uma conta que não é dele.

    Estava no lugar errado, na hora errada e confiou nas pessoas erradas!!

  17. Pecar por omissão é o que o ilustre Deputado Pedro Ivo está fazendo. Se bem que isso não é suficiente pra abertura de processo contra ele mesmo.
    Eita, povão que não sabe votar!

  18. VOU DEIXAR MEU COMENTÁRIO DE NOVO:

    SE FOSSE DIFERENTE, SERIA NOVIDADE, MAS NÃO É!!!

    É REALIDAE!!!

  19. PALHAÇO INDIGNADO Responder

    OLHA COMPARAR ESSA TURMA COM OS IRMÃOS QUEIROLO É MUITA MALDADE, OS ARTISTAS DO CIRCO LEVAVAM ALEGRIA AO POVO, COM MÉRITOS , SUOR , TREINAMENTO, JÁ OS SANQUESSUGAS EM QUESTÃO, ESTÃO MAIS PARA A POLITICA DO PÃO E CIRCO, SÓ QUE NO CASO , OS PALHAÇOS SOMOS NÓS, UMA VEZ QUE ESSA TURMA ROUBOU TANTO QUE SE REELEGER TORNOU SE COISA FACIL, E NÃO ADIANTA ESSES PUXA SACOS DE PLANTÃO TENTAREM DIZER QUE SE FEZ JUSTIÇA, SÓ PRA LEMBRAR , O BIBINHO É CRIA DO TIRANO ANIBAL, ENTÃO FAZ TEMPO QUE A COISA TA FEIA, SÓ TROCARAM OS QUADRILHEIROS, MAS A TETA CONTINUA A MESMA, UM GRANDE HÁ-HÁ-HÁ PRA TODOS NÓS

  20. QUE CONSELHO HEM ESTE DEPUTADO DEVE FAZER PARTE DESTA QUADRILHA, O PT JÁ NÃO E O MESMO QUE PENA QUE ESTE DEPUTADO APOIA ESTA ROBALHEIRA

  21. Justiça para politico não tem pois todos são unidos e roubam junto, ai pergunto cade o ministerio publico….ta no bolso
    cade o tribuna de contas …..ta no bolso.
    Tudo tem seu preço e culpa nossa que não fiscalizamos eles bando de ladrões.

  22. Eleitor decepcionado Responder

    Quem vai pagar o pato são aquelas coitadas que nem sabiam que estavam na folha de pagamento da Assembleia, Elas vão correr de camburão o resto da vida…Eta Paranazão…..

  23. Legal o presidente a OAB criticar a decisão amparada em dois pareceres de advogados, um inclusive professor e especialista no assunto, SEM AO MENOS TER LIDO A DECISÃO.

    UM EXEMPLO À DEMOCRACIA.

    PARABENS GLOMB – PRESIDIR A OAB-PR É ISSO MESMO, JOGAR PARA A TORCIDA E ESQUECER DO QUE DIZ A LEI, MUITO MENOS DEFENDER E REPRESENTAR OS SEUS ADVOGADOS!

    COM BASE NESSE TIPO DE COMENTÁRIO, SEM SE INTEIRAR DO ASSUNTO QUE NOSSO PAÍS VAI RUMO AO CHAVISMO, ONDE SÓ UMA VERSÃO REPRESENTA A VERDADE INDEPENDENTEMENTE DE PROVAS OU DEVIDO PROCESSO LEGAL: NO CASO A DA MÍDIA BANCADA PELO GOVERNO FEDERAL (RPC).

  24. DESCULPEM, mas não concordo com a teoria que o POVO absoveu esses dois nas urnas. As pessoas que votam em NELSON JUSTUS, são pessoas ou que dependem deles, ou que ignoram os fatos denunciados na imprensa. Não podemos esquecer, que mais de 20% dos municípios do Paraná, não tem acesso as informações do nosso estado. Grande parte dos municípios, ficam atrelados as notícias de Santa Catarina e São Paulo. No caso o eleitorado de Nelson Justus, são seus inúmeros funcionários, pessoas do interior do estado e aqueles lá do litoral do Paraná,sem muito acesso as informações do que ocorre na Capital. Enfim, esse tipo de político se elege as custas da ignorância humana. Não vi em Curitiba, uma propaganda desses candidatos, e quando as via em carro, é lógico que são pessoas PAGAS com o dinheiro público para fazer campanha. Em relação a Comissão de ética arquivar o pedido de cassação. Eu particularmente acho essa comissão de ética uma mentira. A palavra já diz: Comissão de Ética. Tem atitute mais antiética que denunciar alguém da sua própria classe? Uma imbecilidade essa comissão.Alguém, em sua sã consciência lógica, achou que ALGUM daqueles deputados iriam pedir a Cassação de Nelson Justus e Alexandre Curi? Se nem o Ministério Pùblico conseguiu afastar essas criaturad do poder, não é essa COMISSÃOZINHA, é iria conseguir.

  25. Cade aqueles deputados oportunistas que pensavam que a mesa ia cair e pediram a destituição da mesma, para tirar vantagem e parecerem” honestos.”
    Quebraram o picuá.
    São todos farinha do mesmo saco, inclusive aquele que cedia motorista de seu gabinete para o chefe, que não é nada na vida pública, que coisa feia, vergonhosa e degradante.
    Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão.

  26. GLOMB PALPITEIRO GERAL DO PR Responder

    Sou advogado e fico indignado de ver o presidente da minha OAB/PR se manifestar sobre assuntos sem conhecimento de causa e de forma reprovável. O bigodudo dá palpite sobre todos os temas e deveria ser conivdado para um mesa redonda pra falar de futebol, visto que sobre estado democrático de direito, direito a ampla defesa e separação dos três poderes ele não sabe nada. Porque que o palpiteiro de plantão do PR não comentou as 3 decisões do Poder Judiciário que negaram o afastamento dos deputados? Não há nada mais corporativista que a OAB/PR dominada pela chapa XI de agosto a dezenas de anos. Duvido que o Glomb tenha lido aos pareceres dos advovagos ou até mesmo a decisão que demonstra que o pedido feito é uma obra plagiada. Depois do CALA BOCA GALVÃO -teremos que lançar uma outra campanha na web. O que a RPC pedir o Glomb fala!

  27. Ammarantemello rego Responder

    Ola Abdul,se fosse nos estados unidos,ja tinha agente do f b i doido para te granpear ,colocar chip no seu carro etc.Aqui no brasil ,apesar do brasileiro folgado,nos da a liberdade de falar o que quisemos ,no caso de voces arabes,e como voces estivessem no libano,e essa tranquilidade,e aindaque aqui nao tem liberdade de imprensa,podemos e devemos falar dos nossos deputados,belo pais ,nos e que nao reconhecemos o que a de bom aqui

  28. Diogo de Almeida Responder

    Como sempre inocentes, laranjas, entre outros pagam pelos GRANDES….ja ouve outros casos! Atualmente na Casa Civil e na NOSSA Assembleia…mas a operaçao Satiagraha, o caso da CC5(que são ligados)..entre tantos outros exemplos de corrupção!Eu acredito na Justiça, porém os que atualmente la estão, estão em divida pelo jeito, e não podem julgar com neutralidade! Politicos, banqueiros, membros da imprensa, membros da OAB, membros de Comissões de Ética…devido a sede de poder, não podem ser justos, e o povo, ao inves de lutar, apanha em silencio e desiste! Já passou da hora de fazer alguma coisa! Inocentes estão presos, nao só em crimes de colarinho branco, em outros crimes tambem…e os culpados estão por aí! Graças a isso, muitas fmílias dignas são destruídas…É o país nas mãos dos corruptos, dos gananciosos, dos canalhas. Não falo da boca para fora, e não me escondo com codinomes! Se a população procurasse saber, ao inves de acreditar em boatos da patotinha dos sangue ruins…iria ver! brasil, DESORDEM E REGRESSO!

  29. Francisco Carlos Responder

    Corvo realmente não come corvo, mas o que mais me admira é que o povo reelegeu esses dois vigaristas. É gostar muito de ser roubado e enganado. Bem que dizem: o povo tem o governo que merece.

  30. Quem delaga função também tem responsabilidade. Em uma empresa se um chefe ou gerente é condenado por assédio moral é a empresa que paga a indenização, por que a empresa tem responsabilidade sobre aquele chefe ou gerente. Mesmo que o Justus e o Curi tenha, delegado funções ao Abib, eles é aue assinavem as contratações fantasmas, isto é fato!! O que houve na ALP foi o coorporativísmo de sempre!!! Nós eleitores é que deveríamos te-los “exonerado” nas úrnas, mas tem gente que é Apolítica e Acéfala, daí fica difícil fazer O PARANÁ QUE QUEREMOS!!!!

  31. Então temos q eleger aqui também, o PALHACINHO DO BATEL, ja q essa casa é da Mãe Joana!!

Comente