Uncategorized

Gleisi quer Congresso Constituinte exclusivo para mudar Constituição

por Rosiane Correia de Freitas, via Folha de Londrina

A convocação de uma Assembleia Constituinte para elaborar a votar as reformas política e tributária será um dos focos de trabalho da senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT).

Gleisi explicou à Folha que esse é um de seus compromissos de trabalho no Senado. A Assembleia Constituinte é um organismo colegiado que tem como função redigir ou reformar a Constituição.

A nova senadora do Paraná defende que os deputados constituintes sejam eleitos com mandato de um ano e sem direito a se candidatar nas eleições seguintes.

”Só assim eles poderão discutir as mudanças sem pressões dos estados”, diz.

Gleisi acredita que a convocação poderá ser uma das bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois que ele deixar o Palácio do Planalto.

Lula já declarou que irá trabalhar pela reforma política quando deixar o governo.

”Vou esperar ele deixar o governo e organizar isso para depois conversar sobre isso”, adianta.

Para convocar a constituinte, a senadora diz que será necessária a realização de um plebiscito. Questionada se irá liderar o movimento, Gleisi desconversa.

”É muita pretensão eu, uma senadora nova, recém-chegada querer articular isso. Mas vou estar junto”, afirma.

Entre as mudanças que a senadora defende que a reforma tributária deverá dar conta está a reformulação da legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

”A guerra tributária entre os estados é péssima para o país porque não estimula o desenvolvimento”, opina.

Mas Gleisi acredita que não será necessário esperar a constituinte para mudar a regra de cobrança do ICMS da energia elétrica, que é feita no destino.

”Vou propor uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para rever isso. Se não 100%, pelo menos parte disso”.

Ela reconhece que a tarefa não será fácil.

”Vamos ter que ir contra os interesses de São Paulo e Rio de Janeiro, que são as maiores forças dentro do Congresso Nacional”, diz.

22 Comentários

  1. Ammarante mello rego Responder

    E isso ai senadora,bota pra quebra,duro e conviver com essas mumias que sobraram ai no senado,na proxima foiçada acho qeue vai o resto

  2. A senadora está ficando muito saida, nem assumiu e já se achando. Pergunto a ela, quem gostaria de ser só constituinte? Sabendo que só vai usufruir um aninho só de todas as benesses que só o Senado proporciona ? Será que o maridão dela se habilita? ACarlos

  3. Aristides de Maringá Responder

    Concordo plenamente com a senadora. Já valeu meu voto.
    Somente para recordar: Essa constituição que foi concluída sob a batuta do Ulisses Guimarães, ele falou mostrando para a platéia com ela elevada ao alto: Essa é a constituição cidadã – lógico, ele queria continuar mandando.
    O presidente na época era o José Sarney e ele disse então: Com essa constituição o país é ingovernavel – sabia o que estava falando, pois conhecia muito bem o congresso e o senado.
    Portanto, uma nova constituição escrita por constituíntes eleitos somente para essa função, pode resultar numa carta enxuta, com no máximo 12 artigos e até sugiro o primeiroartigo:
    Art. 1º Todos os brasileiros devem ter vergonha na cara.

  4. Pronto vai dar merda,vão querer mexer na aposentadoria, nos direitos trabalhistas,no direito dos servidores públicos,nos direitos do povo de ir e vir, no direito de ser feliz e ter a liberdade de expressão,e assim vai pro saco nossa liberdade de imprensa.
    Guardem bem o nome da Barbie,ela vai querer se eleger a prefeita de Curitiba,é o único “TROFÉU” que o PT não conseguiu ter até agora e NÃO VAI CONSEGUIR,Barbie comece a brincar com fogo e voces vão ver no que vai dar….

  5. DÁ ATÉ P/ ADIVINHAR DE QUE PARTIDO É O SR. ANTONIO CARLOS!!!
    A I´DEIA É PERFEITA!!
    NÃO SERÃO OS “PROFISSIONAIS” A ELABORAR AS REFORMAS, MAS PESSOAS DISPOSTAS A COLABORAR COM O APERFEIÇOAMENTO DEMOCRATICO DO BRASIL!

  6. Me parece que essa era a proposta da ex candidata a presidente da Republica pelo Partido Verde, Marina Silva. A senadora no entanto esta propondo o impossivel,sabemos que isso só funcionaria em um país democraticamente mais avançado, e a senhora bem sabe que isso jamais vai acontecer por aqui,

  7. o governo nao cumpre nem a constituição atual, e ainda vivemos na impunidade, de nada vai adiantar uma constituição nova enquanto houver impunidade e principalmente descaso dos governantes que não cumpre a lei, em primeiro lugar senadora faça o governo federal cumprir o que rege na lei e depois que tudo tiver 100% aí quem sabe escrever uma nova constituição!

  8. “Lula já declarou que irá trabalhar pela reforma política quando deixar o governo.”

    Por que o (em breve ex) Presidente não trabalhou pela reforma política enquanto esteve no governo?

  9. Nao acredito que estou lendo isso!

    Mudar a constituição?

    Só pode ser coisa de petista mesmo.

  10. Querem que o mandato dos petistas sejam eternos …
    A propósito não abram nos opróximos dias um e-mail dizendo que a Dilma foi fotografada nua, pode ser verdade!

  11. Todos sabiam e votaram… nem tomou posse ja querem rasgar carta magna… vergonha PT se o Brasil permitir isso logo vira Venezuela nao vao chorar lagirmas depois acorda povo!!!

  12. Vigilante do Portão Responder

    Isso, cadê a “thurma” da esquerda, para dizer:
    Sabe que não vai cumprir as promessas, já está arranjando uma desculpa.

    Constituinte exclusiva, carece de nova eleição….

    Quero ver a Loira dar aposentadoria para TODAS as donas de casa. SEM QUE TENHAM PAGO INSS.

    Ela PROMETEU.

  13. chrystian sobania wowk Responder

    Ela que assuma para depois legislar, parece que é fácil se articular naquela Casa lotada de raposas velhas.

  14. Parreiras Rodrigues Responder

    Constituição alguma resiste a um presidente que se acha acima de todos os poderes.
    É preciso sim, recosturar a Carta rasgada pelo deslumbrado.

  15. Será que ela é ignorante o suficiente para não saber que a proposta é inconstitucional e que será derrubada no STF por este mesmo motivo? Acho que o Tico e o Teco não estão conversando dentro dessa carapaça loura. Coitado do meu Paraná…

  16. Anderson Corrêa da Silva Responder

    Falei isso antes das eleições.

    Como que pode alguém que gosta do Paraná votar num candidato paulista?

    É isso aí, tem que mudar muita coisa em relação à tributação nesse país, a começar com a cobrança do ICMS da energia elétrica, que ferra há anos o Paraná e beneficia SP e RJ.

  17. Não sou filiado a nenhum partido político e, nem quero ser . Só não sou inocente a ponto de achar que alguém, muito bem intencionado, queira exercer, só por um ano, o mandato de senador constituinte, Você seria? Duvido muitíssimo , a não ser que representasse algum “segmento” da sociedade. E será esta a motivação para que muitos se candidatem a senador constituinte, para representar “segmentos” da sociedade. Eu falo por mim mesmo, e não represento, nem sou ligado a “segmento” algum. ACarlos

Comente