Uncategorized

Ditadura: Justiça Militar libera acesso a processo que levou Dilma à prisão

Da Agência Brasil
Foto Alan Marques

O Superior Tribunal Militar (STM) liberou nesta quarta-feira (16/11), por 10 votos a 1, o acesso aos documentos do processo que levou à prisão de Dilma Rousseff na época da ditadura militar. A decisão se aplica ao pedido específico feito pelo jornal Folha de S.Paulo, mas deve pautar o posicionamento do tribunal em relação a pedidos semelhantes.

De acordo com o STM, o acesso à consulta e a cópias do processo só poderá ocorrer após a publicação da decisão, que deve ocorrer na próxima segunda-feira (22/11). O jornal entrou com a ação em agosto depois que o presidente da corte, Carlos Alberto Soares, decidiu não liberar o acesso aos documentos temendo que fossem usados com finalidade política.

O julgamento foi interrompido por duas vezes, a última no dia 19 de outubro, com placar de 2 votos a 2. A última interrupção ocorreu devido a um pedido de vista da AGU (Advocacia-Geral da União), que alegou que deveria ter sido citada na ação.

Com a demora no julgamento, o jornal entrou com uma ação cautelar no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo acesso aos documentos. A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, entendeu que houve censura prévia, mas não atendeu ao pedido da Folha de S.Paulo por entender que não poderia passar por cima de decisão de outra instância judicial antes do fim do julgamento.

15 Comentários

  1. SYLVIO SEBASTIANI Reply

    Agora, somente agora que os brasileiros vão conhecer a Presidente Dilma Rousseff. Vamos ver e saber de tudo.

  2. Haverão 2 tipos de brasileiros. Os que se arrependerrão de ter votado em Dilma as nossa presidente guerrilheira. E os que se arrependerão de ter vota em Serra e não na heroína. Portanto, nada muda. Dilma é a nossa presidente e tá acabado. O que vai se revelar é página virada da história…..

  3. Vão conhecer a nossa heroína brasileira que lutou contra os ditadores. Para a folha ficar fazendo um sensacionalismo barato e ordinário.

  4. Sacanagem. Porque não liberaram antes da eleição, assim os brasileiros poderiam conhecer o porque a querrilheira foi presa, se a midia tiver acesso claro, caso contrário estaremos voltando a tempos piores que os da Ditadura. A Ditadura fascista de Lula da Silva

  5. A questão é essa: porque se fazer tanto mistério com esses anais da ditadura ?

    Enquanto eles estiverem guardados, a ditadura permanece.

    Já estamos até indenizando perseguidos políticos – muitos regiamente – e não queremos saber quem foi, na visão dos órgãos de repressão da época, a nossa presidente eleita ?

    Todos no Chile e na Alemanha sabem o que aconteceu com Michelle Bachelet (médica, política e presidente) e com Angela Merkel (formada em física, chefe do departamente de agitação e propaganda ad Alemanha Oriental e Chanceler).

    Porque não poderemos saber (e porque não sabemos, é a questão) em quem está depositado o governo de nossa nação ?

  6. valdir izidoro silveira Reply

    Interessante… a Folha deSãoPaulo não se empenha na Campanha pela Memória e pela Verdade promovida pelaOAB-RJ que pede a aberturados arquivos da ditadura e, entretanto, fica fussando para libear o processo da Dilma. Nós queremos é ter acesso aos ARQUIVOS DA DITADURA para saber sobre os nossos desaparecidos e assassinados pelo regime militar. Por que aFolha deSão Paulo não se empenhanessa empreitada?
    Valdir Izidoro Silveira- Ex-Militante da Var-Palmares e Membro do PCB

  7. Ammarante mello rego Reply

    Eporque teria que liberar o do serra ,eo que se dis afolha corrida do careca era de arripiar os cabelos,imagine que so o paulo preto ja deu todo esse bafafa,as maracutaias dele no governo paulista eno do fhc..argh da mais de cem,e nao e coisinha pouca nao,esses caras sao megalomaniacos so gostam de milhao pra cima parecem o belinati e so maços de cem e dolar naos paraisos fiscais, amerreca da erenice e o da cueca e” gorgeta

  8. Hamilton Zambiancki Reply

    Brigando a favor da ditadura ou não, mostra que ela lutava por um ideal. Como diz nos caro amigo Borduna, em alguns comentários acima: “Dilma é a nossa presidente e tá acabado. O que vai se revelar é página virada da história…..”

  9. fiscal de realeza Reply

    podem fazer o que quizer essa revistinha de quinta vai ter que engolir pelo menos 4 anos mas com certeza vai ser 8 ANOS
    e se tinha problemas com a justiça já pagou

    oupode ser mais uma montagem daquelas que o serra mandou fazer na epoca da campanha
    ou o AECIO NEVES foi quem feis a montagem
    eles sâo mau carater e o brasil 56%dos eleitores sabem disso

    forra tucanada
    viram o apresentador da GLOBO de sta catarina falou que o povao deve andar a pé que o culpado é o lula porque deu emprego para esses desgraçados e usaro seus suor para comprar carros

    é o fim da picada esses tucanos malditos

  10. AGORA E TARDE o Brasil está nas mãos da terrorista é só esperar pra ver o baque.

  11. Para mim não vai mudar em nada. O que ela fez ou deixou de fazer na época da ditadura, hoje virou história. E convenhamos. Na guerra não existe bandido e moçinho. Portanto não vamos julgá-la pelo que ela já vez, e sim daqui para frente. Julgar pelo que ela deixar de cumprir das promessas de campanha. O passado é passado, o presente é o momento e o futuro da nação depende deste momento presente para que todos possam ter um futuro neste país.
    Para mim, como já disse o passado dela não vai mudar em nada a minha vida e sim as suas atitudes presentes que poderão melhorar ou comprometer o futuro.

  12. CAÇADOR DE PETISTAS Reply

    FUSCAL DE REALEZA – ENGULA VOCÊ.

    ESCREVA, É O FIM DA DINÁSTIA FASCISTA DO PT.

    MALDITO É VC SEU ——.

    PT, O CÂNCER DO BRASIL

  13. CACADOR DE BARBULETAS TUCANAS Reply

    O CACADOR DE BARBULESTAS ESTA ESTRESSADO……CALMA BARBULETEIRO …. TEM 12 ANOS PELA FRENTE……TA NERVOSO…VAI PESCAR TUCANO.

  14. O que passou, passou, teve até recompensa!!!!Vamos dar termpo ao tempo para ver se A PRESIIDENTE DILMA, com o seu “fairplay” consegue por em prática, pelo menos, um milésimo do que os petistas prometeram. “FALAR É FÁCIL, FAZER É QUE SÃO ELAS”, ainda mais com estes “sabichões” do CONGRESSO E DO SENADO. Se empossaram JÁDER BARBALHO, o q os senadores não serão capazes de fazer??? “O SISTEMA É BRUTO E A PEGADA É FORTE”

    FUCK BRASILIAN PEOPLE…

    SALVE-SE QUEM PUDER.

    ESTÁ DITO…

    ALELUIA, OH DEUS!!!

Comente