Uncategorized

Fraude e desvio em empresa pública do Paraná antecipam auditoria

Quando o governador eleito Beto Richa, do PSDB, afirmou que pedirá auditoria nas contas do Estado, não imaginou que o trabalho começaria antes de sua posse, nesta semana.

Pois, pois, dois diretores de empresa pública do governo do Paraná denunciaram ao Ministério Publico e ao Tribunal de Contas, na ultima quinta-feira, uma fraude no SIAF-Sistema de Administração Financeira do Governo do Paraná feita por um funcionário da SEFA-Secretaria de Estado da Fazenda que era o Diretor Financeiro do órgão e que causou um desvio de aproximadamente R$ 500 mil que foram parar na sua sua conta particular.

O funcionário, que já confessou formalmente o crime e entregou seus extratos bancários mostrando que usou o dinheiro para fins particulares, tinha cometido o mesmo crime em 2004, quando foi instado pela própria SEFA a devolver os recursos. Mas foi lotado pela SEFA na empresa estatal em 2005, recebendo senha de acesso ao sistema e voltou ao crime. Ele usava de sua senha de acesso ao sistema SIAF da SEFA e desviava os recursos usando assinaturas falsificadas dos diretores nos boletins de crédito que eram enviados ao Banco do Brasil, que pagava sem conferir a autenticidade das assinaturas.

A pedido dos diretores da empresa o MPE e o TCE investigarm a existência de fraudes em todo o sistema SIAF da SEFA, que podem ter sido cometidos em outras Gerências Financeiras das secretarias de estado e empresas públicas. Os desvios ocorreram entre 2006 e 2010 e todas as contas do órgão foram aprovadas pelo TCE, que não descobriu a fraude através da fiscalização. Agora Beto Richa sabe que um bom caminho é investigar a fragilidade do SIAF-Sistema de Administração Financeira do Governo do Paraná.

18 Comentários

  1. sandra hetzger xavier Responder

    Não é só na administração indireta que a coisa correu solta. É só ver os créditos de milhões fabricados nos últimos meses para empresas de todo o estado e habilitados em sistema próprio da SEFA para transferência.

  2. DANIEL LICIO EX-SUPERINTENDENTE DA APPA ERA QUEM QUE CUIDAVA DISSO POR MUITOS ANOS NAQUELE ORGÃO ANTES DE SER ESCOLHIDO SUPERINTENDENTE PELO EDUARDO REQUIÃO .

    SERÁ QUE ESTA DORMINHSO TRANQUILO COM A NOTICIA QUE VAI SER INVESTIGADO ISTO TUDO

  3. Esse deve estar se separando da mulher, que quer ficar com tudo, como sempre, e ele resolveu deixar todos sem nada. A conta sempre é do marido, rs

  4. Mais uma que o Tribunal não descobriu. Pergunta: alguma vez na história o TC (Tribunal de Faz de Contas) já descobriu algo que resultasse em punições?

  5. Para lá Cascavel Responder

    Ih, na CODAPAR também teve um golpe no seguro dos galpões destruídos pelo fogo em Cascavel. Quero ver quem se habilita para uma investigação.

  6. Mas se ele já havia desviado recursos… primeiro, porque ainda era servidor, porque não foi demitido… segundo, porque recebeu novo cargo de chefia e senha capaz de fazer operações tão importante?

  7. Mas isso é frequente!!! O funcionário corrupto, ladrão, é afastado, consegue voltar graças ao judiciário incompetente e volta a praticar o crime, pois isso é falha de caráter de nascença. Só a cadeia mesmo.

  8. Maria Almeida da Rocha Responder

    Boa Borduna!!! Imagine lá na Codapar que o cara do TC viajou junto com os funcionários do financeiro e administrativo tudo por conta da Codapar. Será que o agora com esse rombos sendo descobertos o TC, a nova diretoria e o Senhor Governador irão fazer uma verificação nas contas! SERÁ ou vai ficar assim MESMO???????? Diretores dizendo que fechou as contas tudo zeradinho!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk………….

  9. Carlos Pontal do Parana Responder

    Tudo isso porque sao funcionários de alto escalão, se fossem funcionários de carreira, eram escrachados, em Jornais e TV, como ladão corrupto, mas como são da panela deles, foi um erro do sistema, amanhã já estará em outro cargo fazendo o mesmo.

  10. Que horror, puseram o lobo para cuidar do galinheiro. O cara já tinha até confessado o crime. E puseram novamente a chave do cofre na mão do cara. Das duas, uma, ou o cara é amigo de algum, ou de alguns poderosos, ou o pessoal da SEFA é louco mesmo. Qual das duas? Cana nos caras, Beto. ACarlos

  11. O tal TC não é um tribunal de contas, é um Tribunal de Faz de Contas. Depois o presidente ficou chateado comigo porque disse que o TC só dá bronca em municipiozinho. ACarlos

  12. Alguem da SEFA indicou, tem quem ser resposabilizada…
    E ainda cabe processo em cima de quem não instalou a sindicancia!!!

    Nesse governo que passou a maior preocupação era indicar alguem não muito habilitado para deixar a porta aberta…vide TV Educativa, Paranaesporte, SEED, CEASA e outros…sem contar o esquemão de diárias…

    A pergunta que não cala…Quem vai pagar pela quadra poliesportiva construida no terreno do padre ali no bairro Santa Quitéria?…Escola Orione…O prédio é locado para o estado.

  13. Sempre alerta ! Responder

    Aquele que nunca dorme ….

    Bem … Olha só …. Se ESTATAIS são o alvo , sugiro a CELEPAR … Aliás , a partir de 2003 pois lá é que começou a bandalheira …. Eta MAZONI … ficou tudo uma ZONA ……

  14. Caro Fábio Campana,

    Venho repudiar o comentátio infame do caluniador anônimo “Caudio” que cita meu nome nesta seção de comentários em matéria que de nada trata de minha gestão na APPA, tanto nas áreas financeira, planejamento e superintendencia.

    Além de criminoso, o covarde anônimo não leu a matéria, preferiu agredir-me gratuitamente acobertado pelo pseudônimo.

    A matéria é clara ao falar de “funcionário da SEFA” (Secretaria da Fazenda) e o mesmo já ter confessado o ilícito.

    Não tive nenhum relatório desabonador pelo Tribunal de Contas no período em que fui ordenador de despesas (Out/2008 à Abr/2010), único período pelo qual respondo.

    Para essas pessoas, é difícil acreditar que alguém que teve cargos de relevância no 2º maior porto do Brasil não tivesse se apropriado dos recursos públicos os quais ajudei capitalizar, pois se elas estivessem nas posições que ocupei talvez não tivessem o mesmo comportamento ético com que atuei durante sete anos.

    Grato pela publicação desta resposta.

    Daniel Lucio O. de Souza

  15. Por que não fala o nome do ou dos envolvidos no desvio? Quem sabe criem vergonha na cara quando aparecer o nome nos noticiários.

Comente