Uncategorized

Osmar e Pessuti ficam
sem ministérios

Elizabete Castro do Paraná Online

O senador Osmar Dias (PDT) e o governador Orlando Pessuti (PMDB) ficaram de fora do seleto grupo de 37 ministros escolhidos pela presidente eleita Dilma Rousseff (PT) que concluiu ontem a composição do primeiro escalão de sua equipe.

O pedetista e o peemedebista eram apontados como possíveis convidados de Dilma já que integraram a aliança que apoiou a sua candidatura no Paraná. Pessuti está deixando o governo no próximo dia 31 e Osmar encerra seu mandato de senador em 31 de janeiro de 2011.

Além da exclusão de Pessuti e Osmar , o espaço do Paraná do time de ministros do futuro governo Dilma também será menor do que no governo Lula. Dos três ministros paranaenses, sobreviveram Paulo Bernardo, que deixa o Planejamento para ocupar Comunicações, e Gilberto Carvalho, que sai da Chefia de Gabinete para a secretaria-geral da Presidência da República.

Marcia Lopes, irmão de Gilberto Carvalho, perdeu o comando do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a economista Tereza Campello. O presidente estadual do PT, Ênio Verri, avalia que o estado ainda pode ocupar outros espaços no futuro governo.

Ele observou que Dilma ainda não escolheu os dirigentes das principais empresas estatais. E que a direção de muitas delas equivalem a um ministério, tanto em termos de estrutura quanto em orçamento.

É o caso da direção geral da Usina de Itaipu, que o petista Jorge Samek comanda há quase oito anos. Uma das reivindicações do PT do Paraná é a permanência de Samek no cargo.

Verri disse que o PT do Paraná também postulou pelas indicações de Osmar e Pessuti, mas que a sorte dos dois depende mesmo é da articulação dos seus respectivos partidos.

O senador Osmar Dias disse que já sabia que não estaria no ministério desde o momento em que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi mantido no Ministério do Trabalho.

O senador disse que a participação no futuro governo não está entre as preocupações atuais. “Fui candidato ao governo e não a ministro. Vamos deixar o ano acabar, dai, verei o que farei em 2011”, declarou.

Uma das novas posições para o senador paranaense, comentadas nos bastidores, é a vice-presidência da Carteira Agrícola do Banco do Brasil ou a presidência da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

O secretário de Comunicação do Diretório Nacional do PT, deputado federal André Vargas, disse que os paranaenses ainda podem entrar na etapa da “repescagem”, que começa a partir de janeiro, quando Dilma vai escolher os dirigentes das estatais.

Para Vargas, vários critérios foram considerados pela futura presidente para fazer suas escolhas. O geográfico em alguns casos, mas principalmente perfil e as indicações partidárias.

Vargas acha que a derrota de Dilma no Paraná para o ex-candidato tucano José Serra não interferiu na representação do Paraná no primeiro escalão. “A Márcia, por exemplo, não ficou no governo porque a presidente observou essa questão do parentesco. Se fosse por critério geográfico, eleitoral, competência, ela ficaria. Mas o fato de ser irmã do Gilberto pesou. A presidente fez uma escolha”, disse.

43 Comentários

  1. jose teixeira neto Reply

    OSMAR DIAS, CONTINUE CONFIANDO NO PT,, NO LULA NA DILMA NO REQUIAO…

    PERDEU O DISCURSO, PERDEU A IDENTIDADE, PERDEU A ELEIÇÃO

    VAI AINDA FICAR PARA REPESCAGEM, ESPERANDO,KKKKKK

  2. Até os marrecos do Passeio Público sabiam que nenhum dos dois seria ministro caso Dilma ganhasse as eleições. Tonto foi quem acreditou na possibilidade e sonhou alto, já pensando no status ministerial. Caíram como patos na conversa do PT. Bem feito…

  3. Samuel Sobral Reply

    Senhores:
    Há algo de errado nesse abandono ao Paraná na composição ministerial da Dilma/Lula que, penso, passa antes pela campanha eleitoral à Presidência.
    Aquele que teve um pouquinho só de atenção ao desenvolvimento da campanha aqui no Estado, nas “composições”, no palanque montado pelo PMDB, e, por fim, na resposta eleitoral obtida pelo Osmar e aqueles que “firmaram” compromisso com o seu pleito, deveriam assumir a paternidade por esse “abandono”.
    Como se sabe , a dimensão política do PMDB paranaense e seus ocupantes não vaza os limites do estado; da mesma forma o PDT e os seus mantedores também.
    Portanto, considerando-se o peso político dos que se associaram à Dilma na campanha e a forma como aqui trabalharam, nada há de errado na “esquecida” ( que dirá chamada ” composição ministerial que ocupará o Planalto a partir de 2011.
    Por ora, como diria o Campana, só mesmo o “ranger de dentes”.

  4. Os dois, já que são chegados numa jequice, poderiam começar uma dupla sertaneja. Nome até já existe: Duo Denal…

  5. Prezado Fabio
    Só O Senador Osmar e o Gov Pessuti é que acreditavam que iria ter vaga no primeiro escalao, se o Parana nao deu a votaçao esperada sem chance, imagine se no nordeste teve a maior parte dos ministros, Isto no meu entendimento chama-se estelionato eleitoral, pois fiseram o senador perder seu mandato que era garantido para disputar uma eleiçao que era sabido que nao ganharia , desarticularam o PMDB e o PDT do Paraná, pois foi o unico estado da Federaçao que nao foi possivel coligaçao com o PSDB, Veja O PDT tinha certo a vice governadoria, certo a reeleiçao do Senador Osmar Dias daqui a 8 anos quem sabe o nosso governador poderia ser O nosso deputado Zuquinho.

  6. OSMAR E LOURES DESEMPREGADOS Reply

    É Fábio, como dizia o sábio: Cavalo que vai ser bom, mulher que já foi boa e político sem mandato não valem absolutamente nada….

  7. antonio carlos Reply

    A companheira presidenta está se vingando da dupla de desempregados, e dos companheiros de jornada. Ela parece que não se confroma com as duas derrotas seguidas aqui na província. O ministro do Planejamento caiu de padrão, a sorte é que ainda continua ministro. E o Samek? Nem ele sabe aonde vai parar. A dupla de perdedores vai passar o Natal e o Ano Novo com o telefone na mão, mas o Papai Noel parece que não vai trazer o presente que pediram a companheira presidenta. Vão ficar sem presente desta vez. Mais sorte tem o desgovernador, vai poder tomar cafezinho toda manhã lá na Emater, poder ler o jornal do dia, na boa. E vai ter bastante tempo para falar mal do governo, do governador e dos políticos. ACarlos

  8. Este foi um dos maiores engodos da história desta quinta comarca e sua política de jecas e caipiras do século XIX… Osmar jogou fora uma cadeira certa no senado… Pessuti poderia ter sido candidato e mandar o jogo para a prorrogação, como fiel da balança e garantir uma boa aliança no segundo turno, com recompensas à altura… mas, ouviram o canto da sereia do pragmatismo petista, com voz suave e melodias encantadoras e deram com o costado nas rochas e afundaram, sem ninguém que jogasse bóias… os vencedores que saíram dando risadas à toa, foram Mello e Silva (com as calças na mão e se borrando de medo de Fruet) e Greici, que ganhou uma cadeira confortável no senatório, por oito anos, e Richa que passeou na pista, ainda que tenha se borrado todo na reta final… é assim quando se joga cartas com o diabo… vae victis …

  9. Vaga para cozinheiro Reply

    Fábio, o Osmar não era da cozinha da Dilma naquela propaganda eleitoral.. Ele que vá até a granja do torto e pleiteie a vaga de cozinheiro!

  10. André Sobania Reply

    Que vá cuidar da Fazenda do tocantins que ganha mais.

    Att

    André Sobania

  11. Um dia eu comentei aqui neste Blog, que naquela ocasião postava a aliança do Osmar com o PT para apoiar a Dilma. Eu escrevi que o PT iria deixar o Osmar na mão. Está ai provado como a escolha do Osmar foi equivocada sendo que se ele tivesse disputado o senado, teria ganho com folgas. é seu OSMAR, cuidado com quem tu escolhes para andar.

  12. O Osmar esta quieto, porque ele conhece o Luiz Inacio, aquele que jamais abandona um companheiro, no momento certo a Dilma e o Lula sabera reconhecer o valor do melhor homem que existe aqui no Parana, Osmar Dias
    e o c o r i n g a, ponderado, honesto e mais algumas coisitas.
    O VERDADEIRO BICHO DO PARANA.

  13. Renato Paranaguá Reply

    Bom, não entendo porque a indignação, afinal foi o PT quem fez as vontades do PDT(Osmar ser candidato único da base do governo) e do PMDB (o chapão para garantir a vaga dos deputados). Se alguem está sendo traira, são os deputados do PMDB, que foram eleitos graças ao chapão e mesmo assim se entregaram ao PSDB. Quanto ao Pessutão, bom caberia a ele saber fechar bem seus acordos…

  14. O Pessuti realmente esperava que lhe fossem dar um Ministério? Hahahahahahahahahahaha. Que arrogância!!!! Só se fosse o Ministério dos Patetas…na Disney.

  15. O grande beneficiário dessa cartada puro blefe de Osmar e Pessuti foi REUquião.

    Ora, se não !

    O mote dele sempre foi:

    “- Primeiro EU, depois os mEUs, pr’a vocês não dEU -“

  16. Chrystian Sobania Wowk Reply

    Em relação ao Pessuti, este nem para servir cafézinho tem competência, afinal, é um nada, que foi alçado a Governador, tendo em vista que a coligação, em que Hermas era vice, foi cassada por decisão da Justiça Eleitoral.

    Assim, foi vice por acaso, já o Sen. Osmar Dias, este tem competência para ser Ministro sim, visto os nomes já publicados. Todavia, foi tolo ao acreditar na curriola do PT, e achou que Lulla e cia iriam ser benevolentes com ele, afinal, não há mais mandato, mais voto, assim, não interessa ao projeto de poder do PT.

    Perguntar não ofende, a companheira Gleisi não cacifou o Senador Osmar? O Pessuti não estava lá no dia da vitória puxando o saco da petista, aparecendo no palco? A turma do “Vamos Paraná, vamos” não era amiga do Lulla?

    Vamos aguardar o governo da Sra. Dilma, quero rir com diversas crises que esta mulher irá enfrentar, além da crise européia que se avizinha.

    Sds.

    Chrystian Sobania Wowk

    PS. Feliz Natal Campana e a todos os leitores.

  17. O Osmar que faça mais coligações BESTAS dessa !!!
    hahahaha…queria o quê??? Todos se deram bem …

  18. Luis egidio londrina Reply

    Bem feito para dias acreditou no Pt sabia quem eles eram . O pesuTao acreditou ele so tera vaga sE tiver o pmdb na mao expulsando Todos ligados a requiao em sua bAse e diretorio e digo mais dancaram marcia lopes rata de igreja Samekao turbulencia e o ze cachaCa nedson resumindo o pr esta em Baixa no planalto.

  19. Esses babacas se achavam espertos se estreparam e so o Requiao safado tirou vantagem desse episodio,foi bom mereceram nunca mais a essa corja,Requiao Pessuti e Osmar.

  20. Ai Pessuti,

    Dá pra formar vç e o Osmar uma dupla sertaneja
    o Danilo e o Donojo… merecidos!!

  21. passarinhos voando Reply

    Devemos sempre contentarmos com aquilo que Deus colocou em nossas mãos o prato do diabo parece perfeito mas o preço a ser pago depois é amargo e pode custar a nossa propria vida”com o senado e vice governadoria nas mãos juntos com PSDB a opição er certa, mas o PDT do Paraná preferiu aliança do pt nacional perdeu tudo e corre o risco de ser exterminado., vai gastar todo o dinheiro que ganhou para mudar de lado dentro de oito anos.

  22. Adalberto Jardim Reply

    Agora o Osmar vai só ficar contando o $$$$ que ganhou do Lula pra apoiar a Dilma. O resto é figuração, drama pra população ficar com peninha…aquela carinha de triste, de quem tomou um pé na bunda…
    O Pansuti é que sifu mesmo. A justiça tarda mas não falha!

  23. Rubens Tyson Reply

    Eleitores Paranaenses,
    É dessa forma que a sua presidente (para aqueles que votaram no PT) retribui. Para a DILMENTIRA não existe nenhum motivo para dar cargos a alguém do Paraná pois não é de interesse dela dar tal poder a um estado que não lhe retribui em votos.
    Isso é fato.

    Parabéns aos trouxas que ainda confiam no PT.

  24. É osmar o teu amigo requião consegui convencer legal vc para cair feio:aliás a cadeira de senador estava vazia sem osmar na reta e o pessuti não sei se a palavra ingênuo cai bem , pois se mostrou governador somente em outubro de 2010 caiu tbm o homem do vale do ivaí (ivaiporã) bom requião tá na área fudeu o paraná durante todos os 7 anos e poucos e continua solto parabéns para quem admira requião pois consegui acabar com estes 2 nomes……valew campana e feliz natal para vc meu caro amigo.

  25. Sera’ que o Osmar saiu mesmo perdendo ? Aredito que o baralho ja’ estava marcado …

  26. Pessuti…Sem Noção!!!!!!!!!!!!!!!!deve ir para a cidade dele…senão O NOSSO PARANÁ PAGARÁ MUITO CARO!!!!!!!!!~MOSTROU QUE NÃO SABE “LIDAR” COM O DINHEIRO PÚBLICO…

  27. Melhor, assim não vão fazer feio para o Paraná lá em Brasília…
    Já pensou, o BOB REQ o GAFANHOTÃO e o URTIGÃO juntos na capital federal? Não poderiam ser reunir com mais ninguém, senão daria FORMAÇÃO DE QUADRILHA… KKK

  28. Vargas diz que ainda há possibilidade do Paraná marcar presença com mais destaque no governo Dilma, através da ‘repescagem’. É bonito isso?

    Um Estado da importância do Paraná no cenário político nacional ficar na repescagem?

    Osmar foi ingênuo ao deixar de concorrer ao Senado da República para apoiar grupos políticos cuja recíproca não é verdadeira. Entra para a história como perdedor. E também como traído por quem apoiou.

    É diferente do caso de Pessuti, que era vice-governador, não saiu candidato a nada, reinaria por nove meses no governo do Estado e, ao abrir uma passarela para Dilma Rousseff desfilar seu projeto de governo no Paraná, teria, caso ela fosse eleita, uma posição de destaque no governo federal.

    Poderia ser um ministério. Não foi. Pode ainda ser uma estatal, quem sabe? Mas, com sinceridade, não acredito que Itaipu saia das mãos de Samek…

  29. Osmar. e aquela choradeira quando o Lula e a Dilma discursavam, era para que eles tivessem dózinho de você.
    E o Pessuti. Vou ser Ministro da Copa. É para rir mesmo.

  30. O Pançutão e o Osmar Dias, juntos precisam cantar
    àquela música: “NÓS SOMOS DOIS SENVERGONHAS”

  31. valéria prochmann Reply

    foi lastimável, pois são dois bons quadros políticos do nosso estado, que nas últimas eleições se deixaram levar pelo canto da sereia dõ Requião e do PT, do qual foram as maiores e mais recentes vítimas… a manobra urdida pelo monstro político Requião com a participação do PT deu certinho: ele elegeu-se senador (ainda q num pau brabo) e a Gleisi senadora… Pessuti foi pressionado por Lula (a pedido de Requião) a desistir da candidatura à reeleição para favorecer a vitória do Osmar Dias… este por sua vez, sua vaidade não o deixou ver que estava sendo apenas uma peça no tabuleiro da política para facilitar a eleição de Requião e Gleisi ao Senado, sendo que teria uma reeleição praticamente garantida na chapa do Beto Richa, que guardou para ele a vaga até o último minuto, prejudicando inclusive por tabela o candidato Fruet, o melhor quadro paranaense na política nacional… estou para encontrar um petista que tenha votado no Osmar e que esteja preocupado com a situação do Pessuti. Cenas de uma eleição.

Comente