Uncategorized

Reforma da Câmara fica pronta daqui a um ano

de Josianne Ritz do Política em Debate

A reforma do Palácio Rio Branco, local onde os vereadores curitibanos realizam as sessões, deve ficar pronta somente em dezembro de 2011. A obra iniciada em agosto deste ano e orçada em R$ 858,9 mil promete dar uma solução aos problemas de rachaduras nas paredes, além de melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia. O prédio já havia sido reformado três vezes desde a sua construção, mas todas as intervenções foram menores.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Claudio Derosso (PSDB), a obra está sendo paga por recursos provenientes do Fundo Especial da Casa, criado para receber os valores economizados pelo Legislativo a cada ano fiscal. Desta forma, a instituição pode realizar melhorias de infraestrutura e de qualificação profissional dos servidores sem despesas adicionais para a cidade.

Um pouco mais de cinco meses depois do fechamento, o Palácio está cercado por tapumes em volta de sua fachada, mas quem olha o plenário por dentro se surpreende com as obras. Atualmente, a reforma está na fase de troca de telhados e na colocação de barras de contenção para que o prédio não tenha mais rachaduras. Depois dessas melhorias, o próximo passo é a colocação do novo assoalho do pavimento principal, que foi retirado, deixando um enorme buraco no meio do Palácio. Com isso, as sessões da Câmara continuam ocorrendo no auditório do Anexo II, que foi adaptado para funcionar como plenário. Apesar de todas as adaptações, o vereador Pedro Paulo (PT), analisa que o local interino não é o ideal para as sessões. “Foi reformado para atender os vereadores, mas não para o acompanhamento da população. O plenário que está sendo reformado também era assim, pois quando foi construído, os políticos não ligavam para a participação do povo”, disse.

2 Comentários

  1. Obrigado a todos vereadores desta Casa de Leis!
    ficarei muito contente em 2013 trabalhando em prol de Curitiba com a sede já Reformada, mas para isto claro que preciso antes me eleger vereador, por isto muito obrigado a todos que em 2010 me receberam com atenção em seu gabinete !

Comente