Uncategorized

Importação de veículos cresce 95% no Porto de Paranaguá

A importação de veículos pelo Porto de Paranaguá registrou alta de 95% nos primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 15 de abril, foram importados pelo Porto de Paranaguá 22,5 mil veículos.

Até a primeira quinzena de abril, o Porto já movimentou, entre exportações e importações, 37,8 mil unidades. O valor é ligeiramente maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

No entanto, as importações têm apresentado alta significativa, refletindo a tendência do mercado que está incentivando às importações em função do preço do dólar.

De acordo com Max Frik, gerente de Vendas da Volkswagen do Brasil, o atual panorama cambial tem sido favorável às importações. A Volkswagen é a empresa que mais movimenta veículos pelo Porto de Paranaguá e estima importar cerca de 63 mil unidades este ano, volume até 50% maior se comparado com 2010.

“Pelo Porto de Paranaguá estar próximo de nossa planta de São José dos Pinhais e por termos o benefício do Estado, toda nossa importação se concentra no porto de Paranaguá. Quanto à exportação, dividimos os volumes também com o porto de Santos”, explica Frik.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima que em 2011 o mercado interno de veículos será de cerca de 3,69 milhões de unidades, registrando expansão de 5% em relação a 2010. Ademar Cantero, diretor de relações institucionais da Anfavea, disse que em 2010 os importados chegaram a 650 mil veículos, participando com 22% do mercado interno total e, para 2011, a estimativa é que mantenham ou aumentem essa participação.

De acordo com o diretor empresarial dos portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese, a expectativa é que a Appa registre um bom aumento na movimentação de veículos em 2011. “Duas grandes montadoras já manifestaram a vontade de movimentar seus veículos por Paranaguá. Já estamos trabalhando junto à Diretoria Técnica da Appa para ampliar nossa capacidade de pátios, para receber estes veículos e permitir o aumento da movimentação com eficiência nas operações”, disse.

EXPORTAÇÕES – Já no que se refere às exportações, a Anfavea estima que o volume mantenha-se equivalente ao exportado no ano passado ou apresente leve queda. “As importações vem ganhando fôlego e as exportações vêm perdendo espaço, em função da queda de competitividade da indústria local. A esse respeito, a Anfavea está concluindo estudo econômico com o objetivo de propor medidas para recuperar e ampliar a competitividade local, e o entregará proximamente ao governo federal”, disse Cantero.

“As exportações, apesar do câmbio fortemente desfavorável, tem se mantido constante. Devemos exportar neste ano cerca de 156.000 unidades, um crescimento de 3% quando comparado com 2010”, disse Frik, da Volkswagen.

6 Comentários

  1. Que mentira, deslavada pois a Renault ja foi embora e a volksvawen esta a preste a ir embora também, sabe porque eles fizeram uma moratória de 90 dias no governo e o diretor empresarial do porto não correu atras da montadora Renault (Fregonese) pois eles tinham que cumprir uma metade da faina com a renault mas me desculpe que saudades dos outros diretores empresariais que passaram na appa (Orcival, Rui, Lenz Cesar) o atual diretor está tão em baixa que não conseguiu nomear nem a secretaria dele. Airton Maron, vc não tem culpa e o pior a SAMAR chefe da ASCOM foi nomeada pelo Eduardo Requião trabalhou para o Osmar Dias e está ai na comunicação socal da Appa que pena Airton. O Rossoni está certo ai tem mais PMDb e PT do que a tucanada. Maron, ponha alguem de confiança da comunicação do porto e bem melhor o Grillo do que esse povo. Apesar dos pesares vc vai ser fritado se continuar do jeito que esta. Cuidado com a Anelise, ela traiu o Dr Osires, o Nana e também o Daniel, ela passa infomação para os operadores pois ela é sustentada por eles . O Teu tempo esta curto então Airton tome cuidado com o povo que esta do teu lado.

  2. O Beto Richa por piedade deu um empreguinho para o Fregonese e para ficar livre dele de curitiba andou para o porto para ser fritado. Ha para os parnanguaras saber a partir de julho o Super será o Dr. Mauricio de Ferrante o PEPE enviou o mesmo como procurador juridico para aprender e depois adios parnanguaras. Quem vai mandar na APPA Mauricio e Paulinho Dalmaz do Rossoni. Foi tudo acertado. Parabens ao Mario Roque que continuo com mais de 5 cargos de comissões na Appa. Alceuzinho o Roque vai te trair na hora certa. Foi deixado 600 milhões de reais nocaixa da Appa pelo Mariozinho e o povo conseguiram perde a Renault isso é lamentavel. Grillo, vc tem que sair do Posto de Gasolina e ir para a ASCON urgente.

  3. Perder a Renault para o Porto de Vitória, é a mesma coisa perder a soja para o porto de Itajai. Infelizmente diretor empresarial da appa não sabe o que fazer a não ser querer nomear uns carguinhos nas regionais de saude, educação,iap, seab etc até inspetor de quarteirão. Airto Maron, da pena de vc ter que conviver com esse zero a esquerda. Ficou oito anos como Diretor com o Dr Ozires e ele mesmo falava aquele italian o só sabe viajar e ganhar diarias trazer alguma coisa para a APPA nada. Que coisa feia.

  4. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    É mesmo uma vergonha. Enquanto o Governo Petista, quer gastar R$ 50.000 (bilhões) de reais para realização da Copa do Mundo e Olimpiadas, por mero capricho do malaco Lula da Silva, a produção Industraial não ddispõe de infraestrutura Portuiária e Rodoviária para escoar seus produtos. Estes dois eventos, serão a maior lavagem de dinheiro público do século no Brasil, “nunca antes nesse pais”, a quadrilha do PT e seus apadrinhados e cumpanheros, farão festa tão grandiosa com o dinheiro público.

    É.de fato vergonhoso, nojento e revoltante ser brasileiro neste momento.

Comente