Uncategorized

Gleisi quer isolar fundamentalistas do Código Florestal

A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) pediu em Plenário nesta segunda-feira (25) que a proposta de alteração do Código Florestal seja votada na Câmara em maio e no Senado até julho. Gleisi disse concordar com a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, sobre a necessidade de “isolar os fundamentalistas” de ambos os lados, de modo a se chegar a um consenso em que todos saiam ganhando.

Gleisi defendeu um código “buscado no equilíbrio e na mediação”, capaz de garantir ao mesmo tempo o cuidado com o planeta e a produção de alimentos no país.

– Penso que, se tivermos condições de ter uma decisão sem perdedores ou vencedores, mas um jogo de ganha-ganha, considerando que temos um processo a ser cumprido, tenho certeza de que vai ser muito bom para o Brasil – disse.

Gleisi afirmou concordar com “96%, 97%” do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) relativo ao projeto de reforma do código. Para a senadora, a sustentabilidade ambiental deve ser compromisso de todos os setores da sociedade e a nova regulamentação deve ter um texto claro e “autoexplicável”.

Ela destacou, no entanto, a necessidade de se chegar a um número relativo à reserva legal que contemple as diferenças de cada estado, para não causar prejuízos nem aos agricultores – como os que produzem uva nas várzeas do Rio Grande de Sul e café em Minas Gerais – nem à Amazônia, por exemplo, onde poderá haver desmatamento, se mantidos os limites atuais.

– Não é culpa do agricultor. Acho que o agricultor tem responsabilidade, até porque, quando começou a discussão, talvez não tenha conseguido vencer alguns aspectos da cultura, mas não podemos deixar de reconhecer que esses agricultores foram motivados a fazer isso – avaliou a senadora, referindo-se ao caso do Paraná, onde nos anos 60 se incentivaria o desmatamento, inclusive com financiamento agrícola. As informações são da Agência Senado.

10 Comentários

  1. PQ EM VEZ DE ENROLAR COM ESSA BESTEIRA NÃO APROVA O PROJETO DE APOSENTADORIAS DAS DONAS DE CASA???

    VOCÊ NÃO PRECISA DELA PARA SOBREVIVER NÃO É.

  2. O PT, quer isolar todo mundo ou todos os que são contra a quadrilha do PT pois, pretendem fazer o que Fidel faz em Cuba e Chaves na Venezuela, só BURRO, não vê, isto não é fato é realidade. O Fisiologismo do PT, falando em fundamentalismo?
    Desculpem mas, QUA, QUA, QUA, QUA.

  3. em foz do iguaçu o meio ambiente nuca foi respeitado e preservado, cade as tres lagoas? visitem os bairros monjolo, tres pinheiros e são luiz, verão como não se preserva o meio-ambiente em nossa cidade.

  4. Parreiras Rodrigues Responder

    Insisto que as áreas já peladas são mais que suficientes para atender as necessidades de plantio.

    Passou do minuto de pararmos de endeusar desmatadores como heróis abridores de novas fronteiras.

    Precisa-se sim, de uma política – que esse governo não tem peito de encarar, para recuperação das áreas degradadas, aquelas áreas que foram exauridas pelos agricultores através dos tempos e abandonadas, pois partiam justamente para o plantio de novos desertos.

    Ocupar encostas? Os acontecidos nas regiões serranas carioca, catarinense e paranaense não são respostas da Natureza à bestialidade?

    Não é poesia, nem papo de ambientalista.

    Desafio quem me mostre outro cenário.

  5. Novo Código Florestal !? É importante sim.
    Antes de apertar a corda no pescoço dos produtores é importante
    o governo cuidar da manutenção das matas ciliares e antes de tudo
    prender quem pratica o desmatamento indiscriminado no Mato Grosso
    e na Amazonia. Os bandidos continuam desmatando direto e ninguem
    vai preso !! Com o satélite observa-se o quanto de floresta o Brasil já
    perdeu. E os governantes brigando encima do papel …

  6. “Isolar fundamentalistas” – novo eufemismo para “razões de Estado”, um Estado aparelhado contra quem não reza pela cartilha dos aloprados petistas. Mais um pouco e chegaremos ao fascismo tropical !

  7. Não Fundamentalista Responder

    Cara Senadora Senadora. Lembre-se que produzir mais alimentos exportanto soja pra China e Europa, pra eles fazerem ração e tratarem seus rebanhos de porcos e bois, não justifica o corte de uma só árvore….

  8. S Y N F R O N I O. Responder

    OU Silvio, com todo respeito, me parece que Vc. tem medo que o pt, possa um
    dia acabar com o pais das maravilhas dos teus sonhos, ou que vC.VIVE, TODO
    mundo sabe, que diante das nossas arranhadas intituiçoes, nao temos moral
    alguma para criticar possiveis adversarios, va escovar teus dentes com criolina,
    para depois criticar as possiveis falhas do pt.

  9. Pedro Malazartes Responder

    Para Não Fundamentalista: Vc tá certo. Por isso insisto na
    recuperação das áreas degradadas. Milhões de hectares.

    Não é preciso cortar uma única vara de bambú, a bem dizer.

    Mas nesse código do Rebelo, a Sthill ronca mais alto.

Comente