Uncategorized

População de SJP tem voz ativa para melhorar segurança

A Guarda Municipal dá voz aos são-joseenses para aprimorar o atendimento e os serviços de segurança prestados na cidade. Este é o objetivo do I Seminário Municipal de Ouvidoria da Guarda Municipal, que será realizado na próxima sexta-feira (29) a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

O seminário proporcionará uma melhor compreensão sobre as ações da Ouvidoria como controle social da Guarda Municipal: ouvir e receber denúncias, críticas, elogios e reclamações referentes aos atos praticados pelos servidores da Secretaria Municipal de Segurança.

O secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, conta que o seminário surgiu em virtude de sua preocupação sobre o papel da Ouvidoria e de como o desempenho dela pode ser aperfeiçoado. “As polícias são organizações peculiares, porque têm o direito de usar armas de fogo e agir com rigor, quando necessário. Quem dá à polícia esse direito é a sociedade, para sua própria defesa”, afirma Jugend.

Segundo ele, a Ouvidoria é uma maneira de controle social criado para evitar que o uso desses instrumentos seja abusivo. “Temos a Ouvidoria da Guarda como meio da sociedade participar e controlar a força armada”, explica o secretário.

Programação

9h – Abertura Oficial

Palestra com José Francisco da Silva – Superintendente de Avaliação e Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social (SASD) do Estado de Minas Gerais.

Tema: Ouvidoria da Guarda Municipal – um modelo capaz de construir soluções de equidade social.

11h – Debate

14h – Palestra com Dr. Julio Alejandro Jelves – Consultor da SENASP.

Tema: Postura da Ouvidoria da Guarda Municipal: alicerces de solidariedade, de ética e controle social.

16h – Debate

Comente