Uncategorized

Curitibano vê Ducci parecido com Beto, mas prefere Fruet

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra tucano com vantagem sobre todos os demais pré-candidatos à prefeitura e apresenta o deputado federal Ratinho Jr. (PSC) em segundo lugar na preferência do eleitorado.

Rosana Félix da Gazeta do Povo

O curitibano vê a administração de Luciano Ducci (PSB) como uma continuidade do trabalho feito por Beto Richa (PSDB) na prefeitura, mas, se fosse para escolher um novo governante hoje, a maioria votaria em outros candidatos. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo, há uma fragmentação na intenção de voto e nenhum nome aparece como franco favorito para 2012. Nos cinco cenários pesquisados, o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) é o que mais se destaca, com vantagem sobre todos os demais pré-candidatos.

O PSDB ainda não definiu se vai bancar a candidatura própria ou compor uma chapa encabeçada por Ducci. De acordo com cientistas políticos ouvidos pela Gazeta, só a pesquisa não é suficiente para uma definição partidária, mas ela pode motivar Fruet a deixar o ninho tucano – apesar de perder a disputa pelo Senado, ele obteve 646,8 mil votos na capital paranaense, o equivalente a 35% do total.

“O partido já tem essas informações, já sabe do potencial de seus candidatos. O Fruet é um candidato excepcional e qualquer partido gostaria de tê-lo na disputa. Apenas o PSDB parece que não”, observa o cientista político Emerson Cervi, da UFPR. Segundo ele, Ducci aparece no grupo intermediário porque ainda não teve chance de vincular as ações da prefeitura à sua imagem.

O levantamento do Paraná Pes­­quisas mostra que, para 65% dos eleitores, a administração do atual prefeito está igual à de Richa. Outros 9% acham que a gestão é melhor, e 22% dizem que é pior. “Para o eleitor, está claro que a administração de Ducci é de continuidade”, acrescenta Cervi.

Para Ricardo Oliveira, também cientista político da UFPR, essa impressão é reforçada pelo fato de que muitos secretários do governo estadual fizeram parte da gestão de Ducci. “Além disso, o filho de Richa é secretário municipal. É uma ligação forte. A candidatura de Fruet acaba aparecendo como se fosse uma candidatura de oposição.”

Mas Ducci tem espaço para crescer. No começo de 2008, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que havia herdado o cargo de José Serra (PSDB), também aparecia em desvantagem nas pesquisas. Mas ele foi vitorioso no segundo turno. “O desafio de Ducci é vincular o bom desempenho da prefeitura à sua imagem. Nas propagandas, o prefeito não vai poder aparecer, a não ser no período eleitoral. Fruet, por outro lado, foi quase vitorioso na corrida pelo Senado e esteve bastante exposto na mídia”, avalia Luciana Veiga, se­­cretária-adjunta da Associação Brasileira de Ciência Política.

Com essas duas candidaturas fortes, os números podem motivar um racha no PSDB, avalia Luciana. “Se o Gustavo Fruet tem o anseio de se candidatar, os números, no estágio atual, alimentam esse anseio de cisão.”

Destaque – Ratinho Jr. aparece em 2º lugar

O deputado federal Ratinho Jr. (PSC) aparece com destaque nos diferentes cenários traçados pelo Instituto Paraná Pesquisas. Sem a senadora Gleisi Hoffmann (PT) na disputa – ela já disse que não pretende concorrer em 2012 –, o parlamentar fica em segundo lugar na preferência do eleitorado. E, num cenário sem Gustavo Fruet (PSDB), Ratinho aparece em primeiro lugar, tecnicamente empatado com Luciano Ducci (PSB).

“Eu tenho o sonho de ser candidato. Mas é preciso ver quais são as condições para isso. Tem que ter uma coligação, tem que ter tempo de televisão”, comentou ontem Ratinho Jr. À Gazeta do Povo, Gleisi disse que é provável que o PT tenha candidatura própria, mas ponderou que seria interessante discutir alianças. “O Ratinho, por exemplo, é da base aliada da presidenta Dilma. Podemos caminhar para uma composição.” Mas o deputado federal Dr. Rosinha ressaltou que o PT terá candidato próprio, e considerou positivos os resultados nas pesquisas.

Fruet, que no ano passado reclamou dos institutos de pesquisa, afirmou ontem que é preciso muito critério para interpretar os números. Mas disse estar satisfeito e ponderou que os resultados acabam gerando uma pressão sobre ele. O tucano pode mudar de partido se não conseguir espaço para a candidatura no PSDB.

Rejeição

Entre os pré-candidatos à prefeitura de Curitiba, Greca aparece com o maior índice de rejeição. É o que mostra pesquisa feita pelo Ibope e divulgada ontem pela Rádio CBN. O levantamento, feito entre os dias 16 e 19 de abril, questionou 812 pessoas sobre as candidaturas de Fruet, Ducci, Dr. Rosinha e Greca. O peemedebista teve 42% de rejeição. Outros 36% não votariam em Dr. Rosinha e 19% não escolheriam Ducci de jeito nenhum. O índice de rejeição de Fruet, segundo o Ibope, foi de 13%.

No cenário eleitoral pesquisado pelo Ibope, Fruet tem a preferência de 34% dos eleitores, seguido de Ducci (23%), Greca (7%) e Dr. Ro­­­sinha (6%).

15 Comentários

  1. Se Gustavo ganhar a prefeitura de Curitiba pelo pdt, Beto Richa começa a perder boa parte de sua base eleitoral na capital. E preciso avaliar muito bem se é bom ou não apoiar o prefeito Luciano Dutti, pois com todas estas obras que estão acontecendo em Curitiba, o prefeito tem 11 pontos negativos em relação a Gustavo, é um sinal de alerta, mesmo faltando mais de 01 ano para as eleções municipais Dutti teve um desempenho muito mal nesta pesquisa. Outro ponto importante é que se o GUSTAVO não sair a prefeito pelo PSDB, o partido tera fama de traidor, pois Gustavo foi uns dos politicos que mais apareceu no cenário politico Paranaence nas ultimas eleições. Avalie bem Beto, avalie bem……………………………………..

  2. Isso mostra claramente que o cenário não é tão favorável a Gustavo Fruet assim como todos imaginavam.

    O prefeito tem bastante a explorar ainda, e vinculado ao Beto, poderá sim surpreender.

  3. A briga vai ser boa… Ducci tem a máquina da prefeitura… A coisa fica difícil pro Gustavo, ainda mais se ele for pra uma legenda que tenha pouco tempo de tv.

  4. Vigilante do Portão Responder

    SINCERAMENTE,

    DUVIDO da lisura da tal pesquisa.

    Não conheço uma só pessoa que votaria no ratinho, para prefeito.

    Quem patrocinou a pesquisa?

    Como foram apresentados e tabulados os dados?

  5. Essa pesquisa tá corretíssima. Ainda é muito cedo para se falar no sucessor do Luciano, porém do jeito que a carruagem tá andando é bem possível que o Gustavo leve no primeiro turno, pois dentre os qualificados ele é o único que tem carisma e é convincente.

  6. Descobriram a pólvora . . .porém se os feitiçeiros oficiais, que estão no Palácio das Araucárias e na Sanepar NÂO DESPREZAREM A COMPANHEIRADA como estão fazendo, não tem prá ninguém. é Ducci (com briga braba, mas É)

  7. essa pesquisa eh furada, o murilo inventou isso para ter debate politico nos veiculos de comunicação…….

Comente