Uncategorized

TSE cancela mais de 1,3 milhão de títulos

Do Estado do Paraná

O Tribunal Superior Eleitoral cancelou o título de 1.395.334 eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, 332,7 mil títulos foram cancelados. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (135,2 mil), Minas Gerais (121,4 mil), Bahia (100,3 mil) e Paraná (72,5 mil). Os dados finais foram divulgados na noite desta sexta-feira (6). Em abril, o TSE havia divulgados dados parciais.

A atualização cadastral da Justiça eleitoral acontece sempre no ano posterior às eleições. Segundo o TSE, após os dois turnos das eleições de 2010, o número de títulos passíveis de cancelamento era de um pouco mais de 1,4 milhão. Apenas 72.104 eleitores regularizaram sua situação e não tiveram o documento cancelado.

Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, são contadas duas eleições para efeito de cancelamento do título eleitoral. Além disso, podem ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares, plebiscitos e referendos.

Comente