Uncategorized

Doadores de órgãos podem passar a receber auxílio-funeral

Do G1 PR

A Câmara Municipal de Curitiba deve votar, na terça-feira (24), um projeto de lei que permite a concessão de auxílio-funeral para doadores de órgãos. Se aprovado, o projeto será válido para quem declarar em vida que é doador, ou se a família autorizar após a morte.

Segundo o autor do projeto, vereador Jair Cézar, o auxílio não será dado em dinheiro. “É um caixão, aqueles ornamentos, é a sepultura, é o transporte, o translado…” explicou.

Apesar de bem recebida nas ruas, a proposta enfrenta algumas resistências. Segundo o líder do governo na Câmara, João do Suco, a ideia deve ser melhor debatida, já que beneficia alguns em detrimentos de outros.

A chefe da Central de Transplantes do Paraná não acredita que a medida irá aumentar as doações. Ela cita que no Mato Grosso, a lei existe há 10 anos e o estado nunca foi referência no número de doadores.

4 Comentários

  1. Parreiras Rodrigues Reply

    O dep. Luiz Accorsi apresentou projeto idêntico há dez anos.

    Foi vetado.

    Vai reapresentá-lo nos próximos dias. Melhorado.

    Prá apresentar resultados, vai recomendar ampla campanha.

  2. Totalmente demagógica essa lei.
    Não vai aumentar doação de orgão, que é algo de foro intimo sem visar lucro.
    Esse vereador não sabe que para receber um jazigo publico tem lei municipal e o interessado se inscreve . A demora é de mais de 20 anos para receber o jazigo.
    A prefeitura para atender essa lei teria de constuir outros cemitérios, pois os atuais estão completos.
    Poderia a prefeitura aprovar esses cemitérios nos terrenos pertencentes ao vereador no bairro Alto. Sem indenização, a bem do serviço publico.

  3. JAIR CARNEIRO - SARANDI Reply

    e valido, MAS É INCONSTITUCIONAL, niguem pode receber beneficios por ser doador de orgãos.

Comente