Uncategorized

Battisti deixa prisão após decisão do Supremo

Do Felipe Seligman, da UOL

O ex-ativista italiano Cesare Battisti deixou a penitenciária da Papuda, em Brasília, por volta da 0h desta quinta-feira. A liberdade aconteceu poucas horas após o STF (Supremo Tribunal Federal) validar decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditá-lo.

Em julgamento nesta quarta-feira, o plenário do STF, por 6 votos a 3, determinou a expedição de alvará de soltura. Com o resultado, Battisti ficará no Brasil e caberá ao Ministério da Justiça regularizar sua situação.

O italiano, que estava preso no Brasil desde 2007, saiu da prisão acompanhado de seus advogados e não quis falar com a imprensa.

Battisti fez parte do PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), grupo terrorista de extrema esquerda que atuou na Itália dos anos 70, os “anos de chumbo”. E foi condenado pela Justiça de seu país à prisão perpétua por participação em quatro assassinatos cometidos pelo grupo em que atuava.

Ele sempre negou a autoria dos crimes e disse que sofreu perseguição política. Seu argumento chegou a convencer o então ministro da Justiça brasileiro Tarso Genro, que concedeu a ele, no final de 2008, o status de refugiado político. Na ocasião, Tarso argumentou que existia “fundado temor de perseguição política” caso Battisti fosse enviado à Itália.

Esse ato, porém, foi considerado ilegal pelo Supremo, que em 2009 autorizou sua extradição, deixando a última palavra para o presidente da República. Dias depois, o tribunal afirmou que Lula deveria seguir o que diz o Tratado de Extradição entre Brasil e Itália.

30 Comentários

  1. A submissão do Judiciário ao Executivo ficou bem clara neste vergonhoso episódio da história brasileira. Domínio do sem escola sobre os com muita academia nas costas. Não bastasse os delinquentes que temos agora acolhemos os de outros países.
    Logo Batistti entra com pedido de indenização pela cana que pagou e por danos morais. Daí o povo brasileiro vai ter que pagar esta conta.
    Os integrantes também deveriam ser submetidos à votação, assim como os outros poderes, assim teríamos chances de nos livrar de açguns pavões que habitam o STF.
    Intervenção no STF já!

  2. Tenho vergonha de ser brasileiro.
    Gostaria de poder ter a opção de não recolher impostos, já que nenhum serviço público funciona, e ainda ajudo a sustentar uma estrutura político-jurídica corporativista, corrupta e hipócrita.

    Peço desculpas ao povo italiano!!

  3. VLemainski - Cascavel - Responder

    Com essa decisão do STF, verdadeiramente o nosso país virou “curva de rio”.
    Caso fosse um brasieliro a ser julgado, demoraria quantos dias para retirá-lo da prisão?.. Batisti saiu na hora… Pouca vergonha!!!!

  4. FOI SALVO PELO EX-PRESIDENTE LULA, TAMBÉM NUM PAIS COMANDADO POR CORRUPTOS, E EX-GUERRILHEIRA SÓ PODIA DAR NISSO, …QUER DIZER QUE MATAR INOCENTES EM NOME DA GUERRILHA PODE ?.

  5. Esperar o que de um Juiz (Fuchs) Nomeado pelo Nosso ex presidenre Molusco.
    Ia dar nessa marmelada com certeza

  6. Graças ao metamorfose Lula e aos energumenais Tarso Genro e Luis Adams – nunca se viu nada igual neste país; um bate-cabeças homérico aos pés de um rematado terrorista, que levará o Brasil à Corte de Justiça de Haia por violar tratado internacional !

  7. Num país governado por bandidos, lugar de bandido é na rua. Idem, nas Assembléias Legislativas, Câmaras de Vereadores, Prefeituras, etc.. Fernandinho Beiramar será o próximo a ter as portas da cadeia abertas. E nós cidadãos de bem temos de reforçar as grades das casas. Brasiuu u u u u u u u u u….

  8. Sergio Silvestre Responder

    Nós tinhamos preso um ex ativista,a italia tem solto,um ladrâo
    o cacciola.Nâo tem que reclamarem,principalmente o zoneiro berluscone

  9. Obrigado, Lula, por transformar o Brasil na lata de lixo do mundo. Espero, do fundo do coração, que o governo italiano casse a cidadania que deu a seus filhos e sua mulher (que, nas palavras dela, queria uma “vida melhor” para eles….) e, de quebra, envie um operador para cá para dar cabo a esse marginal Batisti, de forma lenta e dolorosa.

    Esse crápula lutava contra um governo democrático, para implantar uma ditadura, e, como todos os “heróis” de esquerda, tinha deliciosa predileção por assassinar inocentes….

  10. Simplicio Figueira Responder

    Realmente confirma aquilo que todo mundo sabe:
    – NESTE PAIS SÓ VAI PRESO OS TRÊS “Ps”, até bandido importado não fica em cana. Decisão Presidencial passando por cima da Lei, extremamente perigoso para a Democracia.

  11. Tenho a impressão de que as coisas estão tamando rumos
    perigosos no Brasil. É como diz o ditado:”Diga-me com quem
    andas e eu te direi quem és”. Pergunto: Por que a proteção ao
    Battisti?

  12. AGORA O “des”GOVERNO DO pt “partido do trabique” IRÁ PROPOR QUE O CONGRESSO petista, VOTE E CONCEDA O TÍTULO DE CIDADÃO BRASILEIRO AO QUADRILHEIRO ASSASSINO. ISSO É O “brazil”!!!!!!

  13. Murilo Álvaro Viezzer Responder

    Não foi só Lula da Silva que libertou esse cara…

    O Supremo também fez o mesmo…

    Talvez aí tenha algo que está escondido do público…

  14. Dorival Selbach Responder

    Esta medida ficou do tamanho que este italiano queria.O negócio é ficar aqui na terra do faz de conta. Quem sabe o Lula vai aproveitá-lo como segurança pessoal, ou recomendar para cuidar das “empresas” do ex-ministro da casa civil, pois até agora os brasileiros não conseguiram entender os motivos que ele não foi extraditado para a Itália. Qual será a próxima piada de Brasília?

  15. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    BRASIL, O PAIS DA IMPUNIDADE, Nunca antes neste pais.

    O COMUNISTA BATISTI, teve o apoio do “cumpanhero” Lula da Silva. É uma vergonha. O Brasil é mesmo o pais da impunidade e os exemplos da era Petista esta ai, mensalao e requesa fácil e rapida. Os brasileiros estão trocando a moral e ética por bolsa família. A oposição dtem a responsabilidade e o dever para com os brasileiros de bem, barrar esta farra Petista antes que este câncer se espalhe pelo Brasil.

  16. A libertação desse terrorista, homicida condenado pela Italia é uma afronta ao direito e ao povo italiano. Lula, foi leniente com o terroristo, e tem um pouco do sangue das vítimas desse fascinora em suas mãos. Battisti é covarde, matou e fugiu, foi viver às custas de seus atos criminosos, escrevendo bobagens e enganando o esquerdinhas de botequim, como a Carla Bruni, que criada em suntuosos palácios, veio defender o homicida aqui no Brasil. Atribuir a terroristas o adjetivo de criminosos políticos é uma tolice que só cabe na cabeça dos que professam a mesma ideologia. Não há justificativas para matar inocentes. Mas não podemos esquecer o passado da nossa presidente.

  17. “EX-ATIVISTA”?????
    É o sinônimo para ASSASSINO e TERRORISTA na novilíngua esquerdista do UOL.
    Não pensem que ele matou políticos malvados. Foram comerciantes pais de família (açogueiro, joalheiro) e um jovem policial, todos com frieza típica desses sociopatas comunistas.
    No Brasil, se o assassino tem carteirinha do partido socialista, ganha abrigo no sovaco do presidente e do STF. Ridículo, vergonhoso, ilegal, insconstitucional e contra tratados bilaterais de extradição Brasil/Itália.

  18. justiça de faz de conta, enquanto isso noosos heróis bombeiros que 950,00 p/mes estão preso no RJ. enquanto isso, esse assassino consegue liberdade. Salve as almas.

  19. Querem apostar que logo ele sai candidato a deputado federal pelo PT. Tambem aposto que ele vai ser convidado pelas Brasileirinhas para fazer um porno… Pena que as mulheres com quem ele vai contracenar não será as esposas de quem lhe dá guarida. Eita povinho que nos governa.

  20. Ex-ativista o cacete. O cara é um assasino facínora. Foi condenado pela justiça de um país democrático. Além do mais a permanência do delingüente fere um tratado internacional assinado com a Itália. Para onde vai parar esse país! QUE VERGONHA!

  21. Emerson Paranhos Responder

    Pelo que afirma o Sergio, o problema não é fazer justiça, o negócio é ser contra o Berlusconi, independente dos 4 assassinatos Hediondos praticados pelo bandido cruel e sanguinário e por esse motivo deve-se rasgar tratados de extradição. Queria ver se fosse um bandido terrrorista de direita, sem duvida já estava cumprindo pena na Itália. Desta vez, nossa justiça envergonhou o direito internacional em prol de ideologias já ultrapassadas. Que pena!!!!!Ridiculo

  22. JAIR CARNEIRO - SARANDI Responder

    Espera só, quando o Brasil pedir extradição de qualquer pessoa na EUROPA nos vamos ver o troco, ou qlguem acha que a ITALIA não vai fazer uma campanha anti BRASIL no continente EUROPEU.

  23. …e no passado um trem foi assaltado na Inglaterra. O ladrão então fugiu para o Brasil e aqui fez carreira… Doente, depois de gastar todo o dinheito roubado, resolveu se entregar e morrer com a conciência tranquila…. ISSO SÓ PODE SER BRINCADEIRA… PTRALHAS NELES BRASIL MARAVILHOSO, BERÇO DE BANDIDOS E IRRESPONSÁVEIS….

  24. UMA PERGUNTA….ESSA CANALHA VAI VIVER COMO AQUI NO BRASIL???? ALGUEM VAI PTAGAR AS CONTAS DELE???? E OS ADVOGADOS….AQUI NO BRASIL MUITA GENTE NÃO CONSEGUE CONTRATAR ADVOGADOS E ESSE CARA FICA EM HOTEL, ETC…. TA DIFICIL ENTENDER…..

Comente