Uncategorized

Rede de saúde terá seis novas centrais de Raio X

da Banda B

A Prefeitura de Curitiba vai entregar ainda neste ano as obras de seis centrais de raio-x e do novo Laboratório Municipal. “São obras que vão agilizar o atendimento na saúde, dando mais autonomia aos centros municipais de urgências médicas”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Os novos equipamentos vão melhorar os serviços de saúde e ampliar o atendimento na área de esporte. As obras serão construídas em parceria com o governo estadual, por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU). O investimento é de R$ 14,3 milhões.

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, disse que estes equipamentos vão aprimorar o sistema de exames médicos. “O novo Laboratório Municipal terá capacidade de dobrar o volume de exames, chegando a 500 mil por mês”, afirmou.

O Laboratório Municipal terá uma área de 3,9 mil metros quadrados. O novo equipamento substituirá o prédio onde funciona o serviço, no Parolin. A nova área poderá comportar equipamentos mais modernos para atender a população. O investimento nesta obra é de R$ 10, 5 milhões.

Seis centrais – As novas seis centrais de raio-x, vão funcionar em prédios anexos aos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUM) Boa Vista, Sítio Cercado, Boa Vista, Cajuru, CIC, Fazendinha e Boqueirão. Estas centrais permitirão o envio de exames de raio-x, que hoje são feitos on-line, para a Central de Exames emitir o laudo.

As centrais vão ampliar a oferta dos exames para o SUS e, no caso específico dos pacientes dos CMUMs, acelera o atendimento. O que precisa ser feito em hospital, com as centrais será feito nos próprios CMUMs.

Exames – As centrais funcionarão em anexos de 172 metros quadrados de área, que darão espaço a dois serviços radiológicos: um para a área médica e outro para a odontológica.

O espaço contemplará também consultório odontológico para atendimento de casos de urgência e salas de espera.

O Raio X odontológico, assim como o Raio X da área médica, atenderá aos pacientes em situação de urgência e também aos que forem agendados por meio das unidades da rede municipal de saúde.

Raio X (odontológico e médico) – atenderão pacientes dos CMUMs (urgências) e agendamentos. Consultório odontológico – exclusivo para casos de urgências (dor, trauma etc) que chegarem aos CMUMs. Situações eletivas são casos de unidades de saúde.

Comente