Uncategorized

Bombeiros dão aulas de atendimento emergencial em São José dos Pinhais

Integrantes das empresas de São José dos Pinhais que fazem parte do Plano de Auxílio Mútuo e Núcleo de Defesa Civil (PAM/NUDEC), apoiado pela Prefeitura, participam durante esta semana de um treinamento de Agentes de Socorros Urgentes promovido pelo Quartel de Bombeiros da cidade. O objetivo é que os participantes saiam capacitados para atender os funcionários em casos de emergência, até que o socorro chegue ao local.

O treinamento feito pelos bombeiros visa capacitar os participantes a dar uma primeira resposta em situações como traumas, mal súbitos e acidentes ocorridos com funcionários das empresas. “A ideia é que eles saibam dar esse primeiro atendimento e fornecer os dados para acionar de maneira correta os serviços de emergência, como o Siate e o Corpo de Bombeiros”, explica o coordenador do curso, capitão Dorico Borba. Foram disponibilizadas 20 vagas para o treinamento.

Para a técnica de segurança de uma das empresas, Evelin Gonçalves Godar, de 26 anos, o treinamento é muito importante para saber como proceder em casos de emergência com funcionários até o socorro chegar. “E ainda vamos sair daqui e multiplicar o que aprendemos com os outros funcionários”, afirma.

Ao todo, 21 empresas fazem parte do PAM/NUDEC, que está sendo implantado em vários municípios no Paraná e tem como fim proporcionar a elas uma integração e otimização de recursos em casos de emergências. A Prefeitura participa das reuniões mensais do PAM e ajudou a construir a programação dos cursos que serão feitos para as empresas de São José dos Pinhais.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, destacou a importância da fomentação dessas ações. “Nós do Poder Público temos a obrigação de incentivar essas reuniões dentre os diversos segmentos, para que aconteça a integração de forças e elaboração de estratégias plausíveis”, ressalta.

Comente