Uncategorized

Secretário de São José articula aproximação entre municípios e polícias

O secretário municipal de Segurança e presidente do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais, Marcelo Jugend, participou na última semana do encontro que definiu questões importantes para os municípios paranaenses.

Este primeiro encontro entre autoridades estaduais e representantes do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança aconteceu na Secretaria Estadual de Segurança, com a presença do secretário estadual da pasta, Reinaldo de Almeida César.

De acordo com Marcelo Jugend, três pontos muito importantes foram definidos. Na reunião, o secretário estadual, Reinaldo César, anunciou a criação de uma assessoria especial para atendimento aos municípios, dentro da Secretaria Estadual de Segurança. A assessoria fará a integração entre os gestores municipais de segurança e a secretaria. Além disso, também foi assegurada a participação de representantes das prefeituras municipais no Conselho Estadual de Segurança. “Estes dois pontos transformam o panorama atual para os municípios. Desta forma, teremos mais acesso e diálogo com a Secretaria Estadual”, afirmou Marcelo Jugend.

O terceiro ponto e mais fundamental, na visão do secretário Marcelo Jugend, é a proposta de unificação da base de dados das polícias Militar, Civil e da Guarda Municipal. “Hoje cada uma das polícias possui a sua própria base de dados, mas é uma base parcial. Não conseguimos vislumbrar um panorama completo da segurança em cada município, porque não é possível ter acesso a todos estes dados. É como se cada um visse a situação pela sua própria janela, mas não tivesse a visão do todo. Agora, iremos entrar na fase de estudos para definir de que forma poderemos proceder com essa unificação”, explica Jugend.

As definições do encontro, além de favorecerem os municípios paranaenses, reproduzem o que já vem sendo praticado em São José dos Pinhais, com a aproximação da Polícia Militar, da Guarda Municipal e dos Conselhos Comunitários Municipais de Segurança (Comunsegs).

Participaram do encontro o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicíus Michelotto; o comandante da Polícia Militar, Marcos Teodoro Scheremetta; Letícia Kulaitis e Sandra Ramalho, do comitê de articulação local do Ministério da Justiça, além de representantes da Secretaria Estadual de Segurança, do Conselho de Segurança e dos municípios de Araucária, Pinhais, São José dos Pinhais, Paranaguá, Guaratuba, Ponta Grossa, Campo Largo, Umuarama e Arapongas.

Comente