Uncategorized

Projeto para dar poder de polícia à guarda municipal é discutido

Do G1 PR

Uma audiência pública foi realizada nesta sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná, para discutir o projeto de lei que sugere a regulamentação da função dos guardas municipais no país. Além de unificar as leis do órgão que são diferentes em cada estado, o projeto propõe poder de Policial Militar a Guarda. O projeto é do deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR).

Em muitas cidades do Brasil, inclusive em Curitiba, a Guarda Municipal tem a função de zelar pelo patrimônio público. Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital, a Guarda atende cerca de 80 ocorrências por dia e já atua como polícia.

Para o diretor da Guarda de São José dos Pinhais, Altair Mariot, é sabido que as polícias Civil e Militar não conseguem atendem a todas as ocorrências geradas pela população.

Segundo o projeto, a padronização das guardas municipais do país iria desde a forma de atua dos guardas a uniformes e armamento. O deputado Francischini afirmou que a ideia é que a Guarda Municipal assuma a condição de órgão da segurança pública.

Para o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Michelotto, dar mais autoridade às guardas municipais poderia reforçar o trabalho de combate ao crime. “Eu não chamo mais a Guarda Municipal de Guarda Municipal, eu vejo como polícia municipal”, declarou Michelotto.

13 Comentários

  1. Até pode ter poder de polícia desde que não tenha chefes, comandantes e diretores como esse de São José e outros por ai no Brasil. Guarda Municipal é guarda e polícia. Alguémn duvida?

  2. Francisco Mandraque Responder

    Já existe tanta polícia e ninguém dá conta do recado! Mais uma polícia pra enganar o cidadão e encher o bolso de propina de bandido. Precisamos de JUSTIÇA…ahh mas isso custa muito caro, não?

  3. pedro malazartes Responder

    Falar em aumentar o sálario dos atuais Gms nem pensar, querem dar poder de polícia e uma arma na mão deles igual fazem em São José dos Pinhais, e os bobinhos se acham a própria Swat, agora dim-dim que é bom neca, se houver uma equiparação salarial tudo bem, agora mais uma polícia só pra dividir a inadimplência e corrupção, não ajudar em nada, melhor deixar eles como estão mesmo.

  4. Quando os governos não contratam pessoal para recompor as lacunas dewixadas por aqueles que aposentam ou morrem dando suas vidas pela sociedade, aí então tem que surgir alguma boa idéia para ao menos amenizar a falta pessoal.
    No caso das guardas, seria mais fácil encorporá-las ao quadro da PM, prestando serviço apenas no município e responsabilizando-o pelo pagamento dos seus salários, ou seja municipalização das polícias.
    Ou estou enganado que isso já esta acontecendo.
    Trocando em miúdos o poder que se pensa em dar para as guardas municipais, seria a tal municipalização da polícia.

  5. É de se admirar a proposição deste deputado sendo um delegado de polícia federal. Constitucionalmente segurança pública é dever do Estado e para que se cumpra com este dever constitucional que realizem concurso público para o aumento de efetivo. Por isso somos considerados uma republiqueta de bananas. tratem a segurança pública com o devido respeito. Guarda municipal = cuidar de patrimônio público (prefeitura, posto de saúde, etc.)

  6. E ainda assim, em sjp os guardas têm sido presos por porte ilegal de arma…até quando?

  7. Guarda é guarda. Pra cuidar do patromônio público. Esses guardinhas ficam se achando, vão cuidar de estátua e de terminal de ônibus.

  8. Ném Jesus cristo agradou todo mundo mas quando um cidadão pede socorro, ele não vê quem estar fardado nem mesmo lembra se é a policia ou não.Eu acredito que mais homens na rua preparado em conjunto o infrator iria pensar duas vezes antes de agir.

  9. só se da valor a gcms;quando fianlmente vcs precisam do apoio deles se não fosse necessario é sinal que o Brasil estivesse sob controle e isto não existe quanto mais ajuda melhor

  10. E vc Serpico o dia em que entrarem na tua casa roubarem suas coisas aterrorizarem tua familia vc vai parar de cuspir pra cima;no minimo é mais hum não ajuda o Pais em merda bnenhuma mas pra criticar é uma beleza.boa novela pra vc .

  11. Gente fico inojado com vcs;hoje nós não temos o direito nem de ir e vir coisa que supostamente a Constituição Brasileira nos permite;e pra piorar existe até partido do crime meu vcs;não se ligam?;nos do povo que temos que fazer algo pra mudar isto como por exemplo; dizer sim aceito poder de policia sim aos guardas pocha aqui tem ate policia ferroviaria então porque não dar pdoer de policia aos guardas;e oras diz a constituição o povo deve e o fardado deve poder de policia tem oque faculta as leis o administrador que em prol da coletividade restringe os direitos individuais então so falta alterar o paragrafo 8 ate logo a todos saudações azul marinho aos curiosos e morram de dor de cotuvelo.

  12. O mais engracado de tudo as mesmas pessoas que nao concordam em aceitar o poder de policia a GCM sao os mesmos que quando nao tem policia por perto mete o dedao sujo mo telefone e dicao 153.Ja que nao gostao da GCM nem pede o apoio a ela, ficam sentados na sua casa vendo os vagabundos fazerem o que bem enteder.A verdade e so nao gosta de policia ou guarda quem deve.fica ai a saudacao a esses guerreiros que colocam a vida em jogo por esses ingratos, nao generalizando.

  13. É muito bem, esses comentarios negativos que desfavorecem os guardas municipais sao de policia. Os mesmos que nas manifestaçoes atiraram em inocentes que reinvindicavam o direito de todos inclusive deles dos policiais´s, os mesmos que nao tem tato para lidar com o sidadao e os mesmos que querem a guarda municipal , debaixo de suas ordems por quê ? Eo sidadao ? Sabe quantos gúardas ja morreram em combate?

Comente