Uncategorized

Maioria das cidades do Paraná tem baixo número de habitantes

Fazer análise sobre a necessidade de serviços públicos de saúde, educação e segurança nos municípios do Paraná sem levar em conta o parâmetro do número de habitantes, pode gerar conclusões e resultados deformados.

Pela tabela abaixo podemos verificar que o Paraná tem um número excessivo de municípios com pequena população, que trabalham para demandar a instalação de serviços públicos e estruturas públicas locais. Municípios que vivem de repasses de recursos do Estado e da União, com custo que poderia ser revertido em investimentos, ao invés de pagar a manutenção da máquina pública local, que acaba servindo de cabide de emprego, por meio dos cargos em comissão, concursos fraudulentos e para favorecimento de fornecedores amigos.

Veja a lista de municípios do Paraná por população segundo censo de 2010 do IBGE. Clique Aqui.

3 Comentários

  1. Pode estar havendo uma visão distorcida da realidade, mesmo os municípios com pequena população, são em sua maioria grandes produtores de produtos primários, quanto a gestão pública, podemos afirmar que não é “PREVILÉGIO” dos municípios de pequeno porte as condutas fraudulentas, favorecimentos e cabides de emprego, o que vemos nos noticiários nacionais é vergonhoso, mas não deve ser atribuido essa conduta aos municípios de menor população, a grande maioria dos pequenos municípios podem servir de exemplo de gestão dos recursos e repasses do Estado e da união. vale a pena conhecer melhor a realidade, só assim essa visão pode ser mudada.

  2. Muitos municípios do Paraná e outros Estados deveriam retornar à condição de distrito. Não tenho dúvidas que sobraria muito dinheiro para serviços à população.

Comente