Uncategorized

Richa e Ducci entregam armas para a Guarda

O governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci entregaram nesta segunda-feira (27) quinhentas armas para a Guarda Municipal de Curitiba. A entrega dos revólveres calibre 38, doados pela Polícia Civil, aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Com o novo armamento, todos os guardas do efetivo da cidade passam a contar com revólveres entre os equipamentos de segurança. Até então, 60% da corporação trabalhava com o armamento.

“Vamos avançar ainda mais na segurança de nossa cidade. Todos os guardas recebem treinamento constante para usar os revólveres. Este é mais um fruto da parceria da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Estado. Só temos que agradecer ao governador Beto Richa e toda sua equipe. Estamos fazendo todo esforço para garantir a segurança de nossas famílias”, afirmou Luciano Ducci.

As armas, que estão em perfeito estado de conservação e prontas para uso, foram repassadas para a Guarda depois que o governador Beto Richa autorizou a aquisição de novas pistolas para a Polícia Civil.

“É mais uma demonstração prática do nosso estilo de governar. A boa vontade do Luciano Ducci tem facilitado essa parceria. É uma união de esforços para garantir a segurança de nossos cidadãos. Este trabalho conjunto já teve grande resultado na Operação Liberdade”, disse o governador Beto Richa. A Operação Liberdade, no início de maio, culminou com a prisão de traficantes, fechamento de pontos de venda de drogas e apreensão de mais de 70 quilos de crack na região central de Curitiba.

Preparo – Graças às parcerias com o Exército e com as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal tem passado por cursos constantes de aprimoramento no uso de armas. Até o final do ano, mais 500 guardas municipais terão concluído os cursos de capacitação para uso de pistola 380 e da espingarda calibre 12.

O curso faz parte da parceria da Secretaria de Defesa Social com a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições da Polícia Civil. Para atender a legislação (Estatuto do Desarmamento), o curso tem o total de 100 horas/aula entre exercícios teóricos e práticos. Entre outubro e dezembro de 2010, quatro turmas com 250 guardas já concluíram o curso de pistola.

Também no final do ano passado, outros 50 guardas fizeram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não-letal, de borracha. Este tipo de armamento é recomendado para controle de grandes aglomerações que podem acabar em tumultos, caso dos estádios de futebol. O curso teve o suporte do 5.º Parque de Regional de Manutenção do Exército.

Homenagem – Durante a solenidade de entrega das armas, o prefeito Luciano Ducci recebeu a medalha “Coronel Sarmento”, a maior honraria da Polícia Militar do Paraná, entregue a militares e civis que se destacam no trabalho em favor da segurança.

“Agradeço a honraria oferecida pelo governador Beto Richa através da Polícia Militar. É importante ver reconhecido nosso trabalho para garantir a segurança dos curitibanos. É mais um estímulo nesta batalha”, destacou o prefeito.

Participaram ainda da solenidade deputados estaduais e federais, vereadores, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o comandante geral da PM, coronel Marcos Scheremeta, o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Michelotto, o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain, e outras autoridades civis e militares.

4 Comentários

  1. AS ARMAS JA SERIAM ENTREGUES ANO PASSADO …..NÃO FEZ NADA ATÉ AGORA ESSE GOVERNADORZINHO EM MATÉRIA DE SEGURANÇA….

  2. Uma ótima noticia, tendo em vista maior segurança para todos usuarios dos bens públicos da Cidade!
    outro fator importantissimo, é o treinamento constante, dos “guardas municipais”, tendo em vista que muitos estão antigos de casa, e talvez nunca, tenham tido a oportunidade de usar ou manusear uma arma!
    parabens ao prefeito Ducci!

    ” Ducci Prefeito esta Perfeito”!
    Forte abraço a todos leitores e eleitores da nossa querida Curitiba!

  3. Parabéns ao governador Beto Richa, esta iniciativa demonstra que o Estado não terá equipamentos parados e jogados à deterioração, uma vez que novas armas foram adquiridas para as policias do nosso Estado, nada mais justo que reaproveitar estes equipamentos para outros órgãos que colaboram com a nossa segurança, tenho a certeza que esta iniciativa teve o apoio do delegado Geral da Policia Civil Dr. Michelotto.
    Valida esta iniciativa, se todas as secretaria agissem desta não teríamos desperdícios, o Secretario Dr. Reinaldo de Almeida César também esta de parabéns pela integralização com as policias do Estado.

Comente