Uncategorized

PPS pede afastamento de ministro dos Transportes

O líder do PPS na Câmara na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), defendeu neste sábado (02/07) o afastamento imediato do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e uma investigação aprofundada da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. O parlamentar exige a punição dos acusados envolvidos em esquema de cobrança de propina para o superfaturamento de obras de rodovias e ferrovias. Reportagem de VEJA desta semana revela que caciques do Partido da República (PR), no qual o ministro é filiado, recebiam dinheiro em troca da aprovação de aditivos em contratos de obras.

Para o líder do partido, apenas o afastamento dos subordinados do ministro, anunciado pela presidente Dilma Rousseff, não é suficiente. “Diante das gravidades das denúncias, a presidente Dilma Rousseff deveria seguir o exemplo do ex-presidente e senador da república, Itamar franco, e afastar o ministro, alé de demitir todos os subordinados envolvidos. É necessário apurar cabalmente todas as denúncias feitas pela revista Veja. Com essa resposta, Dilma daria ao pais a dimensão do cargo que exerce e acabaria definitivamente com o conceito petista de que, por ser companheiro, nada acontece. A medida serviria de exemplo e mostraria aquilo que não deve acontecer em uma gestão pública, quanto mais a federal”, disse Rubens Bueno.

Entre os afastados estão o chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa, o assessor do ministério, Luiz Tito, o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot, e o presidente da estatal Valec, José Francisco, o Juquinha.

Investigação

O deputado do PPS cobra também uma investigação profunda sobre o caso por parte da PF e do MPF. Bueno adiantou as medidas que serão tomadas pelo PPS na próxima semana. “O PPS pretende buscar as autoridades responsáveis para aprofundar as investigações e mostrar aos brasileiros que, a cada escândalo, é necessário dizer que não é possível suportar mais problemas dessa natureza. Todos devem entender que dinheiro publico é sagrado, e como tal, deve ser zelado. Zelado por aqueles que deveriam dar o exemplo. Devemos analisar também, na próxima semana, a possibilidade de convocação do ministro para as devidas explicações na Câmara e apresentar uma Proposta de Fiscalização e Controle para que o TCU possa analisar o caso”, anunciou Rubens Bueno.

A denúncia

Segundo a revista Veja, no último dia 24 a presidente Dilma se reuniu com integrantes da cúpula do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto. “Ao lado das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento), ela reclamou dos aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias, criticou o descontrole nos aditivos realizados em contratos firmados com empreiteiras e mandou suspender o início de novos projetos. Dilma disse que o Ministério dos Transportes está sem controle, que as obras estão com os preços “inflados” e anunciou uma intervenção na pasta comandada pelo PR — que cobra 4% de propina das empresas prestadoras de serviços”, relata a reportagem publicada no site da Veja.

Segundo a revista, o esquema de pagamento de propina elevou, por exemplo, o orçamento de obras em ferrovias, que passou de 11,9 bilhões de reais, em março de 2010, para 16,4 bilhões neste mês – salto de 38% em pouco mais de um ano.

A cobrança de propina, segundo a revista Veja, seria encabeçada pelo próprio ministro e pelo deputado Valdemar Costa Neto, que em 2005 foi obrigado a renunciar a uma cadeira na Câmara ao se envolver no escândalo do mensalão.

4 Comentários

  1. Qunado o cachorro tá morto, todo mundo dá um chutinho, as denúncias teriam que ter sido feitas antes, pelo próprio partido.

  2. antonio francisco da silva Reply

    esse está querendo aparecer.Se por tudo que aparecer em jornais e revistas em desfavor de ministros eles forem afastados ´~não havera governo.porque não licencia-se os deputados e senadores quando “denunciados”?

  3. Viva o PPS!

    Mas, e um apadrinhado do PPS, O homem das aguas, que tem usado muito o aeroporto do bacacheri?
    Vai ao centro-norte do Pr com freqüência em avioes particulares…

    Nada?

  4. A trincheira de São José dos Pinhais, vai ser inaugurada após 02 anos de atraso. Alguem já divulgou o reajuste $$$$$$$$$$$$$ financeiro da obra. Multa, nem pensar ………….

Comente