Uncategorized

Curitiba constrói túneis contra enchentes

A Prefeitura de Curitiba está construindo dois grandes túneis para combater os pontos de alagamentos no Bigorrilho e no Cajuru. Perto da rua Padre Anchieta está em obras um túnel com capacidade de armazenar o equivalente a 10 piscinas semi-olímpicas. No Cajuru, uma grande tubulação, com 2,6 metros de diâmetro, está sendo escavada nas margens da BR-277, para acabar com pontos de alagamentos.

O novo sistema adotado no Bigorrilho terá capacidade de armazenagem de 10 piscinas. Isto equivale a contenção de mais de 2 milhões de litros de água, a uma profundidade média de 10 metros. Os trabalhadores estão colocando placas de aço de 2,4 metros de diâmetro em uma profundidade que varia de 8 a 12 metros. Estão em construção 354 metros de galerias para o rio Caranguejinho, cujo investimento é de R$ 2,1 milhões.

No Cajuru, o trabalho é de escavação do novo túnel sob a BR-277. A meta é melhorar a vazão do córrego Jardim Natália, que hoje fica represado pela rodovia. Depois da construção do túnel, a vazão do córrego vai melhorar, evitando alagamentos, que afetavam as casas da região. Para construir o túnel, estão usando placas de aço que estão colocadas conforme a escavação da nova passagem de água. Será aberto um buraco de 2,6 metros de diâmetro sob a rodovia, em uma extensão de 50 metros. Nesta o investimento é de cerca de R$ 500 mil.

6 Comentários

  1. Não é dinheiro da Dilma e nem da Gleisi, é apenas um pequena parte dos impostos que nos pagamos

  2. LUIZ SARAGIOTTO Responder

    Douglas, os moradores de Curitiba (ASSIM COMO OS MORADORES DE TODA CIDADE BRASILEIRA), têm direito de receber investimentos do governo federal!, ou não?
    E mais, o dinheiro federal é nosso e não delas!
    Pica Pau, o metrô de curitiba será construido com dinheiro federal também!, é nosso direito, nós também somos contribuintes do governo federal!
    Se querem criticar tudo bem, apenas sejam menos ingênuos (prá não dizer…………).

  3. Cuidado com a transferencia de enchentes ! Seria bom parar de impermeabilizar o solo para a água naturalmente escoar..
    Mas os interesses imobiliários não deixam!

  4. O dinheiro não é da dilma, muito menos da gleisi, é meu, é de todos os que trabalham aqui, neste Estado.

    Pago impostos, gero renda, trabalho; portanto não é favor de governo: É OBRIGAÇÃO!!!!

    Vamos parar com esta ignorância de dizer “dinheiro do governo”: governos não geram recursos, só recolhem impostos (abusivos) e devolvem muito pouco pelo tanto que pagamos.

    E o que estas duas geram? gleisi até agora só gerou abobrinhas e disparates…dilma? só escandalos….

Comente