Uncategorized

Prefeitura de Colombo amplia atendimento de prevenção às drogas

Foto Elio Andrade

A Prefeitura Municipal de Colombo, através dos Departamentos Antidrogas e da Juventude irá ampliar o atendimento preventivo contra as drogas. Com a parceria entre os dois Departamentos, jovens e adolescentes de 13 a 17 anos receberão atividades do Projeto “Papo Cabeça Contra as Drogas”, que visa estimular os jovens, em seu ambiente escolar, a construir o seu próprio conceito de prevenção às drogas. As atividades se estendem aos professores, para que tenham mais conhecimento para lidar com os questionamentos diários sobre o assunto.

O prefeito J. Camargo afirma que essas ações são importantes para situar os jovens quanto ao risco que se corre com o uso de drogas. “Tendo em vista que adolescentes e jovens entre 13 e 17 estão na fase de conhecimento e curiosidade, é indispensável o trabalho preventivo com eles, como é desenvolvido nas Escolas Municipais. É essencial que todos os Colégios e Escolas do município participem, públicas ou privadas, pois nossa intenção é conscientizar o jovem colombense independente de qual instituição de ensino esteja inserido. Se trata de mais uma ação voltada ao bem estar e à valorização desse jovem”, disse o prefeito.

As atividades do Projeto consistem em apresentar o Vídeo Institucional Antidrogas lançado pela Prefeitura de Colombo em 2010; uma palestra de preferência acompanhada pelo professor de sociologia da Instituição de Ensino; oficinas para debater o assunto abordado no vídeo e questionamentos sobre os malefícios e as melhores formas de evitar o uso de drogas; após as atividades os alunos apresentarão um trabalho daquilo que concluíram e entenderam como correto em termos de prevenção às drogas, o que será apresentado à equipes da Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

Os responsáveis dos Departamentos Antidrogas, Arthur Almeida e da Juventude, Alcione Giaretton, contam que o Projeto Piloto está em execução no Colégio Atual e será expandido nos Colégios Estaduais do município de Colombo, conforme os diretores das Instituições de Ensino agendarem as melhores datas junto aos Departamentos.

“Todo e qualquer esforço em trabalhar com a prevenção é sempre importante, mormente nessa faixa etária, onde a curiosidade é aguçada e a vida em grupos se solidificam. Se em meio a esse grupo existir um dependente químico, ele pode envolver outros nas viagens que a droga traz e isso é muito perigoso”, afirmam os responsáveis lembrando que o objetivo do Projeto é estimular os jovens, em seu ambiente escolar, a construir o seu próprio conceito de prevenção às drogas.

Serviço

Os Colégios podem obter mais informações sobre o Projeto e agendar a execução através dos Departamentos da Juventude, 3675-5964, Antidrogas, 3675-5095, ou pessoalmente nos respectivos Departamentos, na Regional do Maracanã.

Comente