Uncategorized

Aliados de Fruet temem o “Efeito Orloff”

Até aqui, tudo bem. Está é avaliação dos aliados de Gustavo Fruet que fazem uma leitura positiva de sua saída do PSDB, quando o ex-deputado teria conseguido passar, pelo menos para os mais incautos, a imagem de vítima inocente daqueles que não queriam lhe dar espaço.

O problema mais complexo será daqui para frente. Quando Fruet terá de escolher seu novo grupo político. O desafio é não passar a imagem nem de traidor, nem de oportunista e, menos ainda, de laranja.

O temor é de que Fruet passe a sofrer de uma versão política do “Efeito Orloff” (“eu sou você amanhã”). Quem já sofreu esse efeito foi Osmar Dias, que abandonou seus aliados tradicionais e, de crítico, virou bajulador do PT. Depois disso, em 2010, fez menos votos do que havia feito em 2006.

Um caso radical do “Efeito Orloff” é o de Rafael Greca. Ex-deputado federal, ex-prefeito de Curitiba, ex-ministro, que abandonou seu grupo político, se juntou com antigos inimigos. Passou de campeão de votos para a condição de político que não consegue se eleger para nada.

31 Comentários

  1. Eu acho que comparar o Gustavo com estas outras pessoas, pelo amor de Deus, O Gustavo é um cara totalmente diferente é um politico de verdade tem passado, presente e futuro parem com isto sejam coerentes, vão ver daqui uns dias ele é prefeito ai todos vão bajulalo. É um cara de fibra não é traidor nem oportunista ele vair pro-lugar que o receber bem como o caso do PDT que deu a maior liberdade para ele trabalhar, e o governo ta se c,,,,,,,do de medo que juhte PT, PMDA e PSC do ratinho…

  2. O Gustavo deu um tiro no pé. Vai para onde agora? Partidos tem muitos, mas qual tem condições de lhe garantir a vitória? Quem deve estar soltando foguetes é o Álvaro, está com a reeleição quase garantida, é só não querer ser governador. Coitado do Gustavo. Tony

  3. Concordo que tudo isso é um processo que está caminhando e que deve ser muito bem conduzido, tanto pelo Gustavo, como também, por aqueles que desejam vê-lo na prefeitura em 2013. Mas, daí compará-lo a essas figuras é no mínimo uma incoerência, para ser polido…”Gustavo Fruet o prefeito que curitiba precisa e os curitibanos merecemos”.

  4. Quem vota é o povo, fruet n~´ao tinha outro caminho, tem que achar seu espaço, garantir sua candidatura, o resto é com os eleitores

  5. Tudo depende do carater, vejam por exemplo o Eduardo Paes que tambem foi do PSDB e se elegeu Prefeito do Rio de Janeiro com apoio do PT. Considero este tipo de analise preconceituosa e tendenciosa. O povo não está preocupado com partidos e saberá distinguir o que é melhor no momento certo. O caso do Osmar é diferente, absorveu uma rejeição que não era sua. Em politica , assim como na vida é essencial estar bem acompanhado.

  6. Pedro Costanaro Responder

    Com essa atitude o Gustavo perdeu a credibilidade de seus eleitores, fidelidade não tem preço, sinto muito, findou sua carreira politica, é melhor voltar para seus escritorio de advocacia, que seré melhor!

  7. Estamos firmes e fortes milhões de amigos estarão com você Gustavo Fruet, e todo Paraná, e povo de Curitiba vão elegê-lo Prefeito no ano que vem 2012! Além de Curitiba o Paraná estará apoiando em sua campanha!

    Fuji é 12. – Maringá.

  8. Acho importante ficar atento a esta observação, porque embora considere que complicadores maiores conspiraram para a derrota de Osmar Dias nas eleições de 2010 (brigas públicas entre o então governador Orlando Pessuti e o ex Roberto Requião, por exemplo), não há dúvida de que estabelecer ligação antecipada para o tabuleiro político de 2014 pode não pegar bem. Conforme esses complicadores se apresentem o ideal, a meu ver, é deixar que o processo eleitoral flua para um segundo turno.

  9. Vigilante do Portão Responder

    Não sei não,

    O Fruet está destruindo seu patrimônio.

    Veja o caso do Rafael Greca,

    Era um campeão de votos.
    Depois que se uniu ao Requião, não passa de um cosdjuvante de 4º escalão.
    Nem mesmo a visibilidade de presidente da COHAPAR, foi suficiente para alavancar sua candidatura

    Fico imaginando o Fruet no palanque, rodeado pela Gleisi, Requião, Dilma, Doático….

  10. JÁ ESTÁ CONTAMINADO COM A DOENÇA DO OSMAR “indeciso” DIAS O FAMOSO “bi perdedor”. ALÉM DO MAIS, O ELEITOR CURITIBANO É NA SUA GRANDE MAIORIA MUITO ESCLARECIDO E É CLARO, DEPENDENDO PARA ONDE O FRUET FOR, E COM QUEM VIER A SE JUNTAR, NEM COM REZA BRABA SE ELEGE. É ESPERAR PRA VER.

  11. O fim dele será o mesmo do Osmar Dias, o único que está rindo a toa é o Alvaro Dias que ficou sem concorrente dentro do partido para o Senado ! Eu vou de Luciano que é quem realmente faz parte do grupo do Beto.

  12. Ficou metendo o pau no PT, agora vai começar a elogiar o Lula igualzinho o Osmar fez… e vai acabar perdendo também… outro traídor… manézão!!!

  13. O cara sempre foge sorrateiramente, já fazia isso no congresso, nada fez pelo Paráná só blá-blá-blá, é um fujão…

  14. Caro Tony,

    Acredito que tenha cargo na Prefeitura de Curitiba e tem medo de perder a teta…
    Se nao vai comentar algo construtivo, fique na sua.

  15. Comparar Fruet com o Greca não dá, pois o Greca foi oportuniosta e abandonou seus aliados quando eles deixaram o poder e Fruet deixa seus aliados quando eles assumem o poder, e não vai cometer o erro do Greca que é se aliar ao Requião, que queiramos ou não, tem todos sob seu controle “remoto”.

  16. O Fruet parece ser um cara muito indeciso.
    Ficou aguardando a posição do Beto Richa para se manifestar!!
    Isto demonstra uma falta de posição política.
    Logo, acho que o Fruet está mais para laranja do que para qualquer outra coisa.
    Lembremos que ele só se elegeu pela primeira vez porque o pai dele morreu, e substituíram o pai pelo filho na candidatura. O Maurício Fruet deve estar se revirando no túmulo agora.

Comente