Uncategorized

Conferência define melhorias na saúde pública de São José dos Pinhais

A 9ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, foi finalizada neste final de semana e teve um número expressivo de participações populares: 5.292 em todo o processo, que teve início em maio deste ano. No último sábado (16) foi realizada a plenária final, na qual foram votadas as propostas e diretrizes que terão o prazo de dois anos para serem concluídas.

A Prefeitura organizou 118 reuniões nos bairros e vilas do município desde o início de abril, com o objetivo de mobilizar a comunidade a participar da discussão das políticas públicas da saúde. Entre esses encontros estão as pré-conferências nas seis regionais e as plenárias por segmento, nas quais foram eleitos os 300 delegados que votaram nas propostas e diretrizes nesse sábado; e a Pré-Conferência, realizada em junho, onde foi avaliado o Plano Municipal de Saúde e discutidas propostas para serem encaminhadas para a 14ª Conferência Nacional de Saúde – evento que acontecerá entre 30 de novembro e 4 de dezembro em Brasília.

O tema central da 9ª Conferência foi “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio do SUS em São José dos Pinhais”. Discutiram-se propostas e diretrizes em seis temas: Saúde da Família e Comunidade: Consolidação da Integralidade e Equidade do SUS; Gestão Plena do SUS em São José dos Pinhais; Participação da Comunidade e o desafio do Controle Social da Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde; Vigilância em Saúde; Saúde Mental; e Saúde do Trabalhador.

Na plenária final da Conferência, os delegados votaram nas propostas e diretrizes que darão o rumo às políticas públicas de saúde municipais e têm o prazo de dois anos para serem cumpridas, quando acontece a 10ª Conferência. De acordo com o coordenador da Conferência, Agenor Cheutchuk, ao todo foram aprovadas 20 diretrizes e 176 propostas. “Entre elas estão a ampliação das unidades de saúde, maior facilidade no acesso aos serviços de saúde e uma maior qualidade dos serviços”, afirma.

Além da plenária final, no último dia da 9ª Conferência foram eleitos os 36 membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde. Também elegeram nove delegados que representarão São José dos Pinhais na Conferência Estadual, que acontecerá de 20 a 22 de outubro em Curitiba.

A agente comunitária Maria Lúcia Rodrigues, de 45 anos, participa das Conferências Municipais de Saúde desde 2000. Para ela, através da Conferência é possível obter avanços nas políticas públicas de saúde. “Ela permite um maior envolvimento tanto dos trabalhadores quanto dos usuários”, conta.

Todos os delegados receberão uma cópia do documento que foi aprovado dentro do prazo de 180 dias. Dentro de alguns meses ele ficará disponível para o acesso dos cidadãos através do portal da Prefeitura.

1 Comentário

  1. Minha Mãe tem 55 anos e precisa urgente de um exame chama-se polissonografia,como ela pode fazer esse exame visto que é urgente e o médico disse que é demorado esse exame?
    Será que ela vai morrer para conseguir este exame?

Comente