Uncategorized

SJP discute aplicação de Neurociência e Música na educação infantil

A professora Berenice Romanelli falou da influência da neurociência na educação e no desenvolvimento infantil

Foto: Silvio Ramos

Durante o 2º Seminário de Educação Infantil Neurociência e Música, realizado nesta terça-feira (19) pela Prefeitura de São José dos Pinhais, profissionais da Educação discutiram formas de aplicar ações relacionadas a estes dois ramos no aprendizado escolar.

Professores, educadores, pedagogos e diretores de vários CMEI’S (Centros Municipais de Educação Infantil) de São José dos Pinhais participaram do seminário, que foi realizado no Teatro Leopoldo Scherner, na PUC-PR.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Rosani Jungles Gonçalves, o seminário faz parte do projeto de formação continuada do departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e tem como maior objetivo socializar estudos e práticas pedagógicas.

No período da manhã, a professora Berenice Romanelli falou da influência da neurociência na educação e no desenvolvimento infantil. Foram abordados também os avanços e descobertas nesta área, ligados ao processo de aprendizagem das crianças. “Esse assunto é sem dúvida uma revolução para o meio educacional”, disse Rosani Gonçalves.

Após o almoço, o palestrante Guilherme Romanelli ressaltou a importância da música na Educação Infantil e como este tema pode ser explorado em sala de aula. Foram dados exemplos de como os profissionais que atuam nos CMEI’S podem usar a criatividade e inovar durante as aulas.

“As palestras são dadas em uma linguagem básica, que facilita o entendimento dos educadores. Assim podemos utilizar esses métodos no nosso dia-a-dia, estimulando as crianças e fazendo com que elas possam ter um desenvolvimento melhor”, avalia Marislei Bellaver, diretora do CMEI Maria da Piedade.

Além dos profissionais de educação que trabalham no município, estiveram presentes no seminário a secretária municipal de Educação, Tânia Galvão, o diretor pedagógico, Cássio Moletta e servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Comente