Uncategorized

RedeTV! é campeã de venda de horário a igrejas; SBT ainda resiste

De Ricardo Feltrin da Folha Online

Responda rápido, na sua opinião qual a TV aberta que exibe mais programas religiosos? Quem respondeu Record, errou.

É a RedeTV! a campeã brasileira de venda de horários a igrejas: 46 horas por semana, ou cerca de 27% de sua programação total. A Record vem apenas em segundo, com 32 horas vendidas. Ela tem 14 horas a menos que a RedeTV!, e apenas uma hora a mais que a Band (31 horas). O SBT atualmente é a única emissora ainda “laica”, sem igrejas, pastores ou missionários.

Dados mostram quantas horas cada emissora aberta (VHF ou UHF) vende para igrejas. No total, os brasileiros têm quase 140 horas semanais de ladainha religiosa. Nenhuma emissora revela quanto fatura com a prática, que é permitida pela legislação a partir de nebulosas interpretações jurídicas da já obscura legislação vigente no assunto.

Não deixa de ser curioso que, apesar de a imagem religiosa ser quase sempre associada à Record, ela tem menos pregação não só que a RedeTV!, mas também que a CNT e suas 61 horas. Mas há que se lembrar que a Igreja Universal de Edir Macedo também compra horários em outros canais, como Gazeta etc.

Procurada, a RedeTV! não quis comentar os números desta reportagem.

Pela “lei” em vigor, cada emissora (concessão) só poderia vender até 25% do seu espaço para publicidade. As TVs driblam o dispositivo porque igrejas não podem ser considerados anunciantes. Para alguns profissionais da TV, no entanto, essa prática é ilegal e a lei proíbe a venda da grade a terceiros.

A Anatel ou o Ministério das Comunicações jamais se manifestaram a respeito.

SBT AINDA RESISTE

Globo e Cultura dedicam até uma hora a missas católicas, aos domingos. A única TV brasileira que ainda é “virgem” aos telepastores, é o SBT. Mas, isso não deve durar muito tempo.

Também Silvio Santos poderá em breve lotear parte de sua madrugada, como forma de aumentar o faturamento de, agora, sua maior empresa: sua TV. O favorito no pregão para arrematar a madrugada do SBT é a Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago.

Especula-se que houve ofertas de até R$ 30 milhões pelas madrugadas de segunda a segunda. O SBT sempre negou qualquer negociação.

9 Comentários

  1. É mesmo de se admirar que o SBT ainda resista ao assédio das seitas evangélicas, pois a mulher e as filhas do seu Silvio são evangélicas. Ou pelo menos eram. Tony

  2. Eu nem sabia que ele namorava … Em Pontal do Sul passei em frente uma “igreja” Noiva de Cristo.

  3. ACHO QUE A POPULAÇÃO PREFERE O CRISTIANISMO DO QUE NOVELA O DIA INTEIRO AS QUAIS PREGAM O HOMOSEXUALISMO, TRAIÇÃO, SEPARAÇÃO, DETRIMENTO À FAMÍLIA, ROUBO, EXTORÇÃO, ETC COMO A GLOBO CULTUA…

  4. Oh Tony, acontece que o dono do SBT é o Sílvio Santos. O Sr..Abravanel é judeu. Não faz qualquer sentido ele permitir que o SBT se torne um canal evangélico. Antes, veremos a Globo fazendo horários pentecostais, do que o SBT.

  5. ou essa notícia está errada ou se tem que esclarecer o critério, pois a rede massa SBT (afiliada sbt-pr) vende sim horários na programação!

    é deus (money) em tudo quanto é quanto… e mundo uma beleza!

    tá dominado, tá tudo dominado!

    glória, e me de um carro zero em 60 prestações!

    fui, que a bagaça tá quente

  6. Juscelino Salles Responder

    Bom Dia.
    Eu acho que esta reportagem esta equivocada.
    Pois de madrugada apartir das 03:00 hs o SBT tem programas de igrejas evangélicas.
    A que esta resistindo a este publico é a rede globo.
    Pois o unico programa que vejo religioso é a missa do padre Reginaldo aos domingos.

  7. É preciso esclarecer que o único programa religioso apresentado aos domingos pela Globo é a da Igreja Católica que em momento algum faz uso do programa para extorquir dinheiro dos fiéis, ao contrários das igrejas evangélicas, como a de Silas Malafaia e outros.,

Comente