Uncategorized

Curitiba deve receber 508 mil turistas na Copa do Mundo de 2014


Foto: Maurilo Cheli/SMCS

Da SMCS

Curitiba deverá receber aproximadamente 508 mil turistas na Copa do Mundo de 2014. A estimativa foi divulgada pelo Ministério do Turismo e é resultado de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para traçar um perfil dos turistas que movimentarão a economia das cidades-sede do mundial daqui a três anos.

Atualmente, Curitiba recebe cerca de 3,4 milhões de turistas por ano – uma média de 283 mil por mês. “A Copa será uma grande oportunidade para mostrarmos aos visitantes brasileiros e estrangeiros que Curitiba é um destino de qualidade e que está preparada para recebê-los”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

O estudo do Mistério do Turismo foi baseado em pesquisas com o público da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e na movimentação do turista brasileiro.

Entre os visitantes que deverão vir a Curitiba, 406.944 serão brasileiros, e 101.390, estrangeiros. “A participação expressiva de estrangeiros no evento proporcionará oportunidades de trabalho, gerando receitas e divisas para a cidade”, afirma Juliana.

A pesquisa mostra que o turista estrangeiro deverá gastar, em média, R$ 11,4 mil durante os dias em que permanecer no Brasil. A média de permanência será de 17,6 dias e a maior parte dos visitantes aproveita a chance para conhecer novos lugares. Neste período, os turistas devem visitar, em média, 3,8 cidades.

Pesquisa

O levantamento do Ministério do Turismo mostra que a Copa no Brasil movimentará três milhões de turistas brasileiros e 600 mil estrangeiros.

Os estrangeiros vão realizar quase dois milhões de viagens pelas cidades-sede. Já os brasileiros que circularão pelo País durante a Copa farão seis milhões de viagens pelos 12 municípios.

A cidade que deverá receber o maior número de estrangeiros é o Rio de Janeiro, com 413 mil.

Capacitação

Desde 2005, o Instituto Municipal de Turismo oferece curso gratuito para qualificar profissionais ligados ao setor. O curso é chamado de Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas e teve algumas adaptações para preparar os participantes para a Copa de 2014.

O curso é aberto aos profissionais da cadeia produtiva do turismo e estudantes do setor para a melhoria do atendimento e informações aos visitantes.

“Capacitar os futuros profissionais e também quem já atua na área é uma ação significativa para o desenvolvimento turístico da cidade”, diz Juliana. “Nada melhor que ter gente preparada para bem receber o visitante, ainda mais na Copa”.

Desde 2005, o Instituto Municipal de Turismo qualificou aproximadamente sete mil profissionais. Os participantes são orientados sobre como buscar informações sobre roteiros e pontos de interesse por meio de mapas, folders, nos nove Postos de Informações Turísticas (Pits) da cidade ou pelo serviço Disque-Turismo, pelo telefone (41) 3352 8000.

Por fim, o curso inclui city tour, com acompanhamento de um guia, pelo percurso dos ônibus da Linha Turismo, que passam pelos principais atrativos da cidade.

10 Comentários

  1. Vão andar a pé e dormir no banco da praça, porque táxi não temos nem para os dias normais e hotéis temos poucos e ruins.
    Em compensação vão comer bem, se tiverem bastante dinheiro e caso os punguistas que infestam a cidade não tomarem antes.

  2. Também vão levar muita multa se andarem de carro…serão achacados pelos flanelinhas…e humilhados e extorquidos pelos agentes da Diretran!!!

  3. Uma estatística sem pé – nem cabeça…se não sabemos quais as
    seleções que virão para cá…a definição desses países visitantes
    é que permitem uma prospecção….Aliás isso cheira aos lobistas
    de obras …ávidos para intermediar negócios…estádios novos para
    meia dúzia de jogos!!!!vamos começar a indexar os defensores da
    copa do mundo, sairá uma lista de corruptos e sem-vergonhas!!!!!!!!!

  4. Esta e a maior mentira que ja falaram, no inverno e com jogos de time sem expressão .Pelo amor de Deus vão mentir la na ponte que partiu.

  5. Nao haverá copa do mundo em Curitiba – O estádio nem tem nada de obras e Curitiba esta fora da copa das confederacoes e o governo alegara que nao colocou dinheiro publico em coisa privada e o povo ficara bem contente – como sempre…..

  6. POR QUE NÃO REATIVAM O ANTIGO LORD HOTEL NA PRAÇA TIRADENTES??? UM LOCAL CENTRAL COM BONITA VISTA E MUITAS ACOMODAÇÕES;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  7. Vigilante do Portão Responder

    TUDO CHUTE,

    Não sabemos nem as seleções que vão jogar em Curitiba.

    Vejam o exempllo:

    CamarõesXEgito,

    Quantos mil turistas virão?

    Diferentemente de:

    ArgentinaX Polonia,
    Por exemplo.
    Vai LOTAR a baixada e faltar lugar, inclusive nos hotéis.

    Então, parem de ficar CHUTANDO,
    É feio.

  8. Jocelito Observator Responder

    500.000 ao mesmo tempo, por cerca de 10, 15 dias. Se ficarem 4 por quarto de hotel, precisaremos de 125.000 quartos! kkkkkkkkkkkkkkk!!!!! A turma que gosta de semear euforia para ganhar algum $$$ é de lascar. O povão não faz conta, mas gente um pouco mais esclarecida faz. Chega de enganação. Se a FGV cobrou para falar isto, tirou $$$ fácil de alguém.

Comente