Uncategorized

Polícia busca cúmplice de atentados na Noruega; já são 92 mortos

O suspeito do massacre da ilha já foi identificado como o norueguês Anders Behring Breivik, 32, ligado à militância política de extrema-direita

DA EFE, EM BERLIM

A polícia norueguesa está atrás de um possível cúmplice do suspeito de cometer o atentado desta sexta-feira contra um prédio público no centro de Oslo e o massacre em uma ilha próxima à capital, incidentes que deixaram pelo menos 92 mortos.

O número de vítimas no massacre da ilha de Utoeya subiu neste sábado de 84 para 85, informou a polícia. Há ainda outras sete vítimas da explosão no centro de Oslo.

Segundo informações da emissora pública NRL e da agência de notícias “NTB”, a polícia baseia a hipótese de existir um cúmplice em declarações de testemunhas.

O suspeito do massacre da ilha já foi identificado como o norueguês Anders Behring Breivik, 32, ligado à militância política de extrema-direita e aparentemente um cristão radical. Ele entrou no recinto com uniforme da polícia e foi preso após o incidente.

Até agora, a tese era de que ele havia agido sozinho tanto no ataque ao prédio público –que deixou pelo menos sete mortos– quanto no massacre da ilha –que matou pelo menos 84 pessoas.

Não se descartava, no entanto, que ele tivesse cúmplices, sobretudo no atentado ao complexo governamental de Oslo.

Os dois ataques foram cometidos com apenas duas horas de diferença. A hipótese mais sólida era de que o suspeito tinha ativado o carro-bomba que explodiu na capital para depois seguir em direção à ilha, situada a cerca de 40 quilômetros da capital.

3 Comentários

  1. A extrema-direita produz monstros pelo mundo. E quem alimenta esses extremistas? A imprensa reacionária, claro!

  2. E se o monstro fosse árabe?

    O homem que invadiu um acampamento da Juventude Trabalhista da Noruega e matou pelo menos 91 pessoas está preso. É norueguês e um tipo perfeitamente nórdico: louro, alto, de olhos claros.

    A BBC diz que ele tem , segundo a polícia, “opiniões políticas voltadas para a direita, anti-islâmicas”.

    Te cuida, Caçador!

  3. E aqui no Brasil, queimam um jipinho, e dizem que estão se preparando para enfrentar ataques terroristas!!!

Comente