Uncategorized

Sociólogos lançam livro sobre violência e cidadania

O professor e doutor em Sociologia José Tavares dos Santos lançou ontem (26) o livro “Violência e Cidadania” durante o XV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), em Curitiba. “Publicamos o resultado de um estudo coletivo e analisa o processo de mundialização e a expansão da violência na sociedade brasileira na tentativa de romper o círculo vicioso violência-medo-violência”, explica o professor.

O livro é o resultado de longa trajetória de um grupo de pesquisa denominado “Violência e Cidadania”, sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e aparece como resultado de vários estudos realizados ao longo de quase duas décadas, por integrantes do Grupo de Pesquisa “Violência e Cidadania” e insere-se na sinuosidade de uma conjuntura política permeada por questões sociais globais e locais. Questões também teóricas que perpassam as dimensões complexas do crime, da violência e do controle social.

O livro – “Violência e cidadania – Práticas sociológicas e compromissos sociais”; autores: José Vicente Tavares dos Santos, Alex Niche Teixeira e Maurício Russo; 533 páginas, Editora Sulina/UFRGS.

Congresso – O XV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia está sendo realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e prossegue até a próxima sexta-feira com uma vasta programação. Nesta edição, o Congresso tem como tema “Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos” e focaliza tanto as transformações recentes no campo das teorias e temas da Sociologia quanto às mudanças percebidas na própria sociedade nos últimos anos. Entre os temas estão violência, migrações, juventude, gênero, arte, teoria sociológica, imagem e imaginários, organização política, saúde, ruralidades, cidades e relações internações. Mais informações e programação do Congresso de Sociologia:

http://www.sbs2011.sbsociologia.com.br

Comente