Uncategorized

Bovespa opera com forte queda

É o 1º dia de negociações após rebaixamento da nota de crédito dos EUA.
Investidores ‘fogem’ para aplicações consideradas mais seguras, com ouro.

Do G1, com informações do Valor Online

Os mercados mundiais operam no vermelho nesta segunda-feira (8), no primeiro dia de negociações após o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos na sexta-feira (5) pela agência Standard and Poor’s.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acompanha o movimento internacional e cai neste começo de semana. Às 16h35, o Ibovespa caía 7,39%, aos 49.040 pontos.

Mais cedo, por volta das 15h20, o índice chegou a cair 9,75%, ficando muito próximo de ter suas operações suspensas, em um mecanismo intitulado ‘circuit breaker’.


Traduzida do inglês, a expressão significa “interruptor de circuito” e é usada na bolsa quando ocorrem oscilações muito fortes. Na Bovespa, o circuit breaker é disparado quando a baixa do Ibovespa atinge os 10%. A última vez em que o mecanismo foi acionado foi em 22 de outubro de 2008, auge da crise financeira desencadeada pela quebra do banco Lehman Brothers.

Em dia de queda no mercado de ações, sobem o preço de investimentos considerados mais seguros, como o ouro, que bateu recorde de alta nesta segunda-feira.

Comente